Estilo Escandinavo na Decoração – Saiba como Fazer

Hoje vamos falar sobre o estilo escandinavo na decoração. Neste artigo vamos falar de onde surgiu esse estilo, qual o seu significado, qual a sua história e como você pode deixar sua casa linda usando esse estilo de decoração. Vamos demonstrar tudo isso usando várias fotos lindíssimas e passando dicas em cada uma delas.

Estilo Escandinavo Significado

A Escandinávia é uma região que fica no norte da Europa e que abrange a Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, as ilhas Feroé e a Islândia.

Como surgiu o Estilo Escandinavo?

Carl Larsson foi um artista Sueco que ficou conhecido pelas suas pinturas que retratavam sua vida familiar com a esposa e também artista, Karin. O casal vivia na cidade de Sundborn e a residência dos artistas virou referência do estilo escandinavo, pois Karin aplicava suas habilidades no design de interiores de um jeito muito pessoal e moderno. Já as pinturas e os livros de Carl retratando o cotidiano da família no ambiente iluminado e vivo da casa fizeram com que a residência virasse um dos ambientes mais famosos do mundo.

Confira algumas pinturas que retratam a casa dos artistas:

Carl Larsson - estilo escandinavo
Fonte: Wikipédia
Carl Larsson - estilo escandinavo
Fonte: Wikipédia

Mas afinal, o que é o design escandinavo ou nórdico?

O design escandinavo ou nórdico consiste em ter um ambiente simples, básico e aconchegante. Geralmente este estilo utiliza uma paleta de cores neutras com maior predominância no branco, mesclada com tons mais vibrantes nos objetos.

As principais cores do estilo escandinavo são: branca, cinza e bege. Os detalhes em madeiras auxiliam e deixam a decoração com ar confortável e clássico, ela pode aparecer em várias versões: nos pisos, nos pés dos móveis, estantes e outros objetos. O estilo nórdico apresenta quase sempre, móveis retos e elegantes.

Estilo Escandinavo interiores

Os interiores no estilo escandinavo apresentam sempre muito aconchego e sobriedade, ao se deparar com o design desse estilo, os espaços mais parecem terem saído de páginas de revistas de decoração.

Aprenda como ter o estilo escandinavo na sua casa.

Sala escandinava

As paredes brancas e o móvel também claro ganhou destaque com o chão de madeira e o tapete geométrico.  O vaso de plantas deu ainda mais vida à sala. O estilo nórdico é assim: conforto e sutileza.

Sala escandinava
Fonte: My scandinavian home

Sala aconchegante

Os tons neutros da ampla sala ganharam reforço com as poltronas marrons. Perceba que as almofadas listradas e geométricas em preto e branco deram um toque especial ao ambiente. O tapete de centro de pelos trouxe o ar de conforto que a sala pedia.

Sala escandinava
Fonte: Blog Lovin

Mantas de pelos têm tudo a ver com o estilo escandinavo, ainda mais no inverno.

Sala escandinavaFonte: Gemma

O branco e preto são um perfeito casamento. Nestes ambientes não poderia ser diferente. Perceba a luminosidade do espaço com os tons brancos e os detalhes em preto, chique e atemporal.

Sala escandinavaFonte: Of design

Sala clássica e moderna

É possível sim combinar o moderno com o tradicional. Na sala abaixo, a arquitetura clássica ganhou um temperinho especial com toques atuais como a cor cinza escura e a enorme estante de livros. o chão de madeira foi pano de fundo para os móveis claros.

Fonte: Style and Create
Fonte: Style and Create

Quarto estilo escandinavo

O aconchego de tapetes fofinhos, tons neutros e ampla iluminação, são elementos que compõem um quarto no estilo escandinavo. No quarto abaixo, a cama em madeira neutra fez par perfeito com o tapete claro geométrico. Já as paredes brancas ganharam quadros com molduras pretas. a cadeira de madeira ganhou uma aconchegante manta de pelos brancas.

Uma dica de ouro que o projeto apresentou, foi a mesinha de lateral no lugar do convencional criado-mudo, detalhe perfeito para espaços pequenos.

Quarto estilo escandinavo
Fonte: Scandinavian deko

Penteadeira quarto

O quarto recebeu uma pequena penteadeira na parede. Perceba a utilização dos traços retos dos móveis, a madeira natural e os pontos de luz combinando entre si. A bancada da penteadeira aparece em um formato simples de prateleira  recebeu um espelho com luminárias modernas ao lado.

Quarto estilo escandinavo Fonte: Home Design

Quarto de bebê escandinavo

Pra quem deseja fugir do quarto de bebê tradicional, azul ou rosa, esse estilo pode ser inspirador. As paletas para o quarto abaixo são suaves, perfeitas para um quarto unissex.

Quarto de bebê escandinavo
Fonte: Petit & Small

Que tal um quarto branco e preto pro seu filho? A cor aparece nos detalhes. A toca feita de tecido também é uma boa dica para trabalhar o lúdico.

Quarto de bebê escandinavo
Fonte: Baby Room Themes

Quarto de bebê

Não é porque o estilo escandinavo é básico que precisa ser comum. O quarto do bebê recebeu tons neutros, porém ganhou a cor que precisava com a cadeira de balanço amarela.

Quarto de bebê escandinavo

Casa decorada – estilo escandinavo

Esta casa abaixo possui todos os cômodos no estilo nórdico, cores discretas, tijolos brancos e detalhes em madeira são os destaques dos ambientes.

Casa decorada - estilo escandinavo
Fonte: Bloglovin

Escritório escandinavo

A mesa de escritório escandinavo recebeu uma base de cavaletes na cor preta e combinou perfeitamente com a cadeira pé palito também preta. Uma ótima ideia para quem deseja transformar seu home office num espaço moderno: pranchetas na parede no lugar de quadros e murais: ideal para colocar papéis, fotos, etc.

Escritório escandinavo

Este home office surge com sobriedade e estilo. Uma prateleira acima da escrivaninha foi suporte para manter os quadros apoiados. Para dar ainda mais vida, plantas e flores.

Escritório escandinavo
Fonte: Charlotte Mindy

Apartamento escandinavo

Os tijolos aparentes claros podem aparecer também numa versão em papel de parede, o piso de madeira traz aconchego ao ambiente, do apartamento estilo escandinavo.

Apartamento escandinavo
Fonte: jacekpartyk

Cozinha Escandinava

Iluminada e clean, a cozinha no estilo escandinavo aparece com a predominância do tom branco e mesclas de madeira na bancada e na mesa de jantar. A modernidade ficou por conta das cores das cadeiras de jantar que se diferenciam umas das outras.

Cozinha estilo escandinavo
Fonte: Enjoy your home

Corredor escandinavo

o amplo corredor recebeu itens de decoração sutis, como os quadros e os ganchos para pendurar casacos e bolsas. O tapete passadeira geométrico deu o ar aconchegante já na entrada da casa.

corredor casa escandinavo

Estilo escandinavo industrial

Cada vez mais comum e utilizado nas casas, o estilo industrial é ideal para quem adora uma decoração moderna. Perceba que novamente o branco ganhou evidência nos móveis, mas foi complementado com os aparelhos elétricos em aço escovado. As banquetas prateadas ficaram ainda mais bonitas com a lã no acento.

Estilo escandinavo industrial
Fonte: Tudo Orna

Nem só de branco vive o estilo escandinavo. O cinza também é frequentemente utilizado. Nesse apartamento integrado, os móveis industriais fizeram uma linda composição com o sofá cinza escuro. Já o charme ficou por conta dos pendentes modernos e atuais.

Dica de ouro: quadros nem sempre precisam ficar na parede, apoie seus quadros nas paredes ou em bancadas.

Sala decorada com estilo escandinavo
Fonte: Fresh Home

Gostou das ideias de decoração no estilo escandinavo? Nós adoramos e esperamos que vocês também tenham gostado. Escreva para nós, deixe seus comentários e compartilhe esse post com sua família e seus amigos.

4 Comentários

Responder
  1. Andei por muitos mas muitos sites de decoração e confesso não ter achado um que chegou perto da qualidade de voces tudo muito bem feito Parabéns

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *