Uma sala colorida é capaz de trazer a personalidade dos moradores e tornar o ambiente mais divertido e menos comum, porém, muita gente tem receio e se pergunta como combinar cor na decoração. Afinal,  parece uma difícil missão fazer uma decoração colorida e sem exageros. Neste post vamos trazer algumas dicas para ornar as cores de um jeito bem legal.

Uma das primeiras coisas quando você decidir colocar cor na sua sala, é pensar em uma paleta de cores. Porque assim, você conseguirá compor outros tons e tudo fará sentido e conexão. Para isso, trouxemos algumas explicações sobre o círculo cromático.

Entenda sobre o círculo cromático

Cores complementares

São cores opostas no círculo cromático, o que irá proporcionar alto contraste e vai chamar bastante atenção as duas cores combinadas entre si. Dessa forma, quando usadas as duas cores juntas, elas se neutralizam.

Fonte: O Cruzeiro

Exemplo de decoração de sala com cores complementares

Fonte: westwingnow.de

Cores análogas

São cores que estão lado a lado no círculo cromático, isto é, você pode combinar uns 3 tons que estão próximos para trazer harmonia na decoração.

Exemplo de combinação com cor análoga

Fonte: oldbrandnew

Triangulação

A combinação aqui vem a partir  de um triângulo com distâncias perfeitas e as cores posicionadas nas extremidades entre si são combinadas.  Dessa maneira, além das cores na extremidade, também é possível combinar a parte inferior do círculo para compor tons mais claros (pastéis).

Exemplo de combinação com triangulação

Sala colorida com sofá verde e tapete roxo

Fonte:
Melanie Jade Design

Complementar dividida

Você opta por um cor primária, azul, amarelo ou vermelho com duas cores complementares que estão no oposto à cor primária. Assim, você consegue equilibrar tons mais vibrantes com tons mais frios.

Exemplo de combinação com cor complementar dividida

Quatro em retângulo

A partir de um retângulo é possível ter 4 combinações: uma cor primárias, duas complementares e uma adicional. Uma vez que o resultado é uma composição bem festiva.

Exemplo de combinação com cor em retângulo.

Sala colorida tons pasteis

Quadrado

Neste caso, a partir de um quadrado, é possível ter 4 cores complementares que bem combinadas, são capazes de deixar o espaço descontraído.

Exemplo de combinação em quadrado
Sala colorida de madeira

Agora que você entendeu como funciona a combinação das cores, fica mais fácil apostar nas cores e fazê-las combinarem entre si.

Neste post vamos trazer algumas dicas e ideias para deixar a decoração da sala colorida elegante e acima de tudo: cheia de estilo.

Decoração colorida para sala pequena

Um ambiente pequeno requer alguns cuidados para não deixar o espaço ainda menor, entretanto, sabemos que com alguns truques é possível dar a sensação do ambiente ser mais amplo.

Isto é, você não precisa sair pintando todas as paredes, pois é possível dar destaque para uma parede ou até mesmo optar por objetos grandes mais neutros e alguns pontos com cor, a exemplo do ambiente abaixo, com as poltronas amarelas e o azul marinho presente no sofá e no painel da televisão. As demais paredes permaneceram bancas com iluminação pontual no teto para não “fechar” o ambiente.

Sala colorida com painel azul e banquetas amarelas

 

Sala pequena decorada colorida

Não apenas a sala pequena recebeu um toque de cor na parede, como também trouxe cor no sofá azul e no rack amarelo. Perceba como vários tons de azuis foram aplicados.

Sala colorida pequena estilosa

Fonte: Simplichique Decoração de Ambientes

Sala colorida apartamento

Sala colorida em apartamento

Fonte: Maisons du Monde

Sala colorida com sofá cinza

A cor cinza é uma das melhores para combinar. Dessa forma, perceba como a poltrona rosa e o aparador verde estão presentes, porém não conflitam entre si. O dourado no pendente e na luminária de chão trazem a elegância.

Sala pequena com sofá e poltrona colorida

Fonte: westelm.com

Aparador para sala colorida

Não só em toda sala que você pode ter cor, como também é possível  ter apenas um elemento específico na sua sala colorida. A exemplo do aparador: você pode abusar da cor e optar pelo restante da sala em tons neutros.

nesta foto existe um aparador com quatro porta rosas com itens de decoração

Fonte:
shopsocietysocial.com

Tapete para sala colorida

Antes de mais nada, entenda que o tapete , além de trazer aconchego,  pode trazer o toque de cor que você quer. Segundo: uma dica é ornar o tom do tapete com os demais objetos e móveis da sala. Neste exemplo, o tapete listrado com cores terrosas fez uma ótima combinação com o sofá e a mesa marrom.

Sala colorida com tapete colorido listrado

Fonte: Article

Tapete colorido

Com toda a certeza, o tapete pode ser o centro das atenções, uma dica é optar por tapetes com fundo preto com alguns toques de cor.

Sala colorida com tapete colorido e quadros na parede

Fonte: apartmenttherapy.com

Sala colorida com sofá marrom

Com o propósito de trazer muita personalidade, o sofá marrom foi complementado com o papel de parede florido e os tons de verde. neste projeto é possível perceber principalmente que as cores análogas (uma do lado da outra) entraram em ação.

Sala colorida com papel de parede floral e sofá marrom

Fonte: Elle France

Poltrona para sala colorida

Sem dúvida a poltrona é uma boa forma de trazer cor para a sua sala, sem querer exagerar na dose. Por ser um elemento pequeno, é uma boa ideia que ela venha com alguma cor ou mesmo com uma almofada colorida. Aposte!

sala colorida com tapete azul geométrico

Fonte: Article

Sala de jantar colorida

Para exemplificar, uma ideia bacana é inserir pontos de cor em alguns detalhes, neste caso fizeram uma brincadeira intercalando as cadeiras entre azul e branco. E outro detalhe ficou por conta do pendente delicado que também trouxe pequenos pontos de cor, ou seja uma composição colorida, porém discreta para quem não quer deixar o espaço muito vibrante.

Sala colorida com mesa de jantar

Fonte: femkeido.nl

Quadro para sala colorido

Ao mesmo tempo que o sofá azul traz cor e sofisticação, ainda mais nesse tom de azul marinho que permite muito bem a combinação de mais cores. Assim também como os quadros que trazem uma paleta de tons mais suaves, bem semelhantes às cores das almofadas.

Sala colorida com quadros

Fonte: melaniejadedesign.com

Decoração quadro colorido na sala

Se você é do time que prefere uma sala neutra e quer apostar em pontos de cor: o quadro é uma excelente ideia. Por exemplo, essa sala possui o cinza e preto como cores predominantes, porém trouxe algumas formas geométricas nas almofadas, no tapete e no revestimento da parede. O quadro escolhido a dedo traz tons de amarelo que também se encontra na manta em cima do sofá.

Sem dúvida, essa é uma dica para você começar agora. E o mais legal é que se enjoar é mais fácil de mudar 😉

sala colorida com quadro com amarelo

Fonte: Etsy

Se você sente que a sala está sem graça, mas não quer investir muito, que tal fazer uma galeria na parede? Aprenda como colocar quadros na parede. Só que não precisam ser quadros caros de artistas famosos, vale fotografia da família, desenho do filho, uma frase bonita e um item que tem bastante importância sentimental.

Fonte: domino.com

Sala com parede colorida

Neste post trouxemos várias dicas com ideias de cor de parede para sala. O amarelo na parede da televisão entrou como uma espécie de painel. É uma dica para quem não tem muito dinheiro para investir em marcenaria, mas que quer dar uma mudada no ambiente.

Parede amarela com rack cinza e tv fixa na parede

Rack para sala colorido

Uma dica também é escolher tons neutros para sua sala, sofá, cortinas, tapetes e trazer cor para o rack da sala. Só para ilustrar, neste caso abaixo uma combinação de tons de verde na marcenaria e na poltrona.

Fonte: House & Garden Magazine UK

Fonte: findingyourjoyinthejourney.com

Rack colorido rústico estilo fazenda

É provável que tenha um móvel sem graça jogado por aí, que tal renovar colocando a cor que tanto deseja nele?

Rack rústico estilo fazenda

Fonte: Overstock

Sala decorada colorida

Nessa decoração no estilo natural, a cor pode começar pelas almofadas, pelos objetos em cima da mesa. Nesse sentido, o verde, amarelo são vistos em vários pontos da sala. Perceba como o restante da decoração é neutra e traz uma pegada natural com a utilização da palha.

Sala colorida com decoração natural

Fonte: House of Turquoise

Sala colorida e aconchegante

Para que essa sala se tornasse mais aconchegante, o tapete geométrico neutro trouxe personalidade, aconchego e neutralizou a sala que já possui várias cores.

Sala colorida aconchegante

Fonte: sharpaspirant.com

Sala colorida rústica

Em contraste com o sofá cinza, o tapete preto e branco e a mesa de demolição, o rack azul trouxe o toque de cor, porém sem poluir a decoração.

Fonte: wayfair.com

Sala colorida apartamento

Essa sala simples ganhou alguns elementos de cor que a tornaram mais bonita, como o amarelo, o azul e o bronze. Nem um pouco carregado, pelo contrário, colorido, mas sem exageros.

Sala colorida simples

Assim como a cor pode chamar muita atenção, ela também pode simplesmente fazer parte do ambiente e aparecer em alguns pontos. O verde da parede e nas almofadas fizeram a diferença, porém sem brigar com nenhum outro elemento.

Sala colorida com verde

Fonte: sfgirlbybay

Sala teto colorido

Muita gente esquece que o teto também pode fazer parte da decoração. No entanto, ele pode ser um grande aliado na decoração. Uma dica para tornar a sala mais criativa é pintar o teto de uma cor diferente e manter as paredes em tons neutros. Sem dúvida sua sala ganhará uma cara nova.

Fonte: Casa Vogue

Sala colorida com tons pastéis

Não só cores vibrantes entram nas combinações, mas também os tons pastéis, que vão harmonizar a sua sala e trazer um ar calmo e sereno e você irá ganhar uma sala colorida moderna.

Sala colorida tom pastel

Fonte: Casa Vogue

Sala de estar pequena colorida

Embora muita gente tenha medo de combinar cores fortes, inegavelmente o azul e o vermelho roubam a cena e dão muita personalidade para a sala de estar.

Sala pequena com sofá azul e vermelho

Fonte: jaredouteuk

Em conclusão, nesse post foi possível aprender que combinar as cores não é tão difícil assim, basta não ter medo de ousar. Gostou das dicas? Acesse nosso Instagram e interaja também por lá!