Como escolher aquecedor a gás ideal

Hoje vamos falar sobre como escolher aquecedor a gás ideal. Este é um equipamento que gera muitas dúvidas para as pessoas. Dá muito trabalho na hora de escolher e saber qual o melhor modelo de aquecedor, qual o modelo certo para a sua necessidade, saber se o aquecedor de água consome muito, se o aquecedor a gás vale a pena, enfim, são várias dúvidas de quem está pensando em comprar um aquecedor.

É importante esclarecer que não somos especialistas neste tipo de equipamento, mas de tanto pesquisar a respeito, para atender a nossa própria necessidade, tivemos que aprender bastante, buscar muita informação e consultamos diversos especialistas e por isso decidimos compartilhar tudo que aprendemos com vocês. Espero que gostem e caso tenham alguma dúvida mais técnica, sugerimos a consulta a um especialista.

Aquecedor de água a gás

Antes de mais nada, é importante frisar que, muitas pessoas se dizem insatisfeitas por problemas com os aquecedores a gás. É verdade, é um equipamento delicado e que exige uma escolha criteriosa, uma série de cuidados e planejamento antes de comprar para que ele funcione adequadamente e não cause frustração após a compra.

Muitas pessoas acabam comprando o seu aquecedor a gás no impulso ou escolhendo o modelo mais barato, afinal, é um equipamento com preço bastante elevado. Grande parte das construtoras vem projetando seus apartamentos para uso do aquecedor a gás ao invés do chuveiro elétrico. Por isso a procura por aquecedores cresceu muito.

A maioria dos problemas com aquecedores a gás, conforme nossa pesquisa, ocorre devido a escolha inadequada do aquecedor para sua necessidade (falta de informação, falha na consultoria de venda), escolha do aquecedor errado para o tipo de gás, kit de acessórios errados, má instalação, Pressão de água inadequada para a instalação entre outros.

Para ajudar vocês a não cometer esses erros com tanta facilidade, vamos compartilhar abaixo muitas dicas para que você fique satisfeito ao comprar o seu aquecedor a gás e isso não vire uma dor de cabeça.

Tipos de Gás

A primeira coisa que você precisa saber antes de comprar um aquecedor a gás é saber o tipo de gás que será utilizado. Os tipos de gás encontrados no Brasil são:

Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) – É o gás mais comum, é o famoso gás de cozinha, utilizado na maioria dos prédios e casas no Brasil, pela sua facilidade de abastecimento que utiliza botijões, seja em casas ou apartamentos.

Gás Natural (GN) – É o gás fornecido a partir de encanamentos vindos da rua, geralmente utilizado por grandes empresas e postos de combustível. Geralmente encontrado em grandes cidades. Nas cidades menores o fornecimento deste tipo de gás acaba ficando mais restrito a empresas.

Você ainda não sabe qual é o tipo de gás da sua casa ou apartamento? Procure no manual da construtora ou pergunte ao síndico do seu prédio. Ele certamente vai poder lhe passar o tipo de gás correto.

Tipos de Aquecedores de Água a Gás

Em geral podemos definir que existem dois tipos de aquecedor de água a gás. O aquecedor de exaustão mecânico ou digital.

Diferença entre o aquecedor a gás mecânico e o digital

A principal diferença entre o aquecedor mecânico e o aquecedor digital é que no aquecedor mecânico, a chama é fixa, independente da quantidade de água que passa pelo aparelho. Então por exemplo, se você tiver dois chuveiros abertos e desligar um deles, o outro tende a ficar mais quente, pois a chama é fixa, a temperatura é fixa, pode causar queimaduras se não usado com cuidado.

Já o aquecedor digital, possui um sistema de modulação automática, que regula a chama conforme a quantidade de água que está sendo solicitada, tornando o equipamento mais eficiente e agradável.

Aquecedor a gás mecânico

O aquecedor a gás mecânico, também conhecido como aquecedor manual, é o modelo mais antigo no mercado, geralmente possui regulagem de temperatura, volume de gás e volume de água manual com borboletas dispostas na frente do aparelho.

O aparelho pode ser encontrado em dois formatos, de exaustão natural que elimina o gás naturalmente ou exaustão forçada que possui uma ventoinha que expulsa o gás queimado pelo aparelho.

Aquecedor a Gás com exaustão forçada manual

Há muitas pessoas que preferem o “bom e velho aquecedor manual” pois acreditam que o melhor é ter o controle total da chama independente do volume de água que passa no aparelho. Porém, este tipo de aquecedor também traz muitas desvantagens em relação aos modelos digitais (mais novos), principalmente quando você possui mais de um chuveiro ou mais de um ponto ligado ao aquecedor.

Vantagens:

  • Sistema mais simples que o digital.
  • Regulagem manual de todos os fatores.
  • Temperatura constante.
  • Mais barato.

Desvantagens:

  • Menos eficiente, gasta mais gás e energia.
  • A temperatura é fixa, o que pode favorecer queimaduras se não for manuseado adequadamente.
  • A temperatura pode ficar muito alta para a necessidade.

Aquecedor a Gás Digital

O aquecedor a gás digital é o modelo mais novo no mercado, diferente do aquecedor mecânico, o modelo digital possui um sistema de modulação da chama, mais eficiente e mais econômico, pois aquece a água na temperatura configurada por você conforme a necessidade de vazão, ou seja, ele se adapta a quantidade de água que for necessária para os pontos de distribuição.

No modelo digital, você configura apenas a temperatura desejada e acompanha no visor. Todos os demais controles são realizados automaticamente pelo aparelho.

Aquecedor de água a gás digital

Por exemplo, se você tem um chuveiro aberto e abre outro chuveiro, ele se adapta automaticamente para atender aos dois pontos simultaneamente, aquecendo um volume de água maior com uma chama maior, ao fechar um dos chuveiros ou diminuir um dos misturadores, o sistema se adapta para a nova necessidade, evitando desperdício de gás.

Vantagens:

  • Mais eficiente, gasta menos.
  • Adapta-se melhor as variações de necessidade de água.
  • Controle da temperatura mais preciso.
  • Possui sistemas de segurança mais bem elaborados.
  • Mais durável.

Desvantagens:

  • Preço mais alto.

Como escolher a capacidade de vazão ideal para seu aquecedor a gás

A capacidade de vazão do aquecedor de água a gás é um dos itens mais importantes a ser levado em consideração na hora de comprar o seu aquecedor.

Este é o ponto que a maioria das pessoas erra na escolha e depois reclama que o aquecedor é ruim, que foi mal instalado e que não presta (aquecedor a gás não aquece a água). Mas na verdade, se sua necessidade de vazão de água aquecida é maior do que o aquecedor suporta, é natural que a água não chegue quente ao destino. Vamos explicar melhor abaixo.

Você sabe qual o aquecedor a gás ideal para 2 chuveiros que trabalham simultaneamente? 18 Litros? 20 Litros? 22 Litros? e seu eu lhe disser que você pode estar errado? Você já observou as letras miúdas no final do folder do fabricante? Pois é, geralmente os fabricantes se baseiam em chuveiros com vazão de 8 litros por minuto (um pouco mais que os chuveiros elétricos que geralmente possuem cerca de 5 litros por minuto). Mas ai vamos lhe ensinar algo que a maioria dos vendedores não explica!

Não é possível determinar qual o aquecedor a gás ideal sem saber qual é a vazão de água do chuveiro! Veja um exemplo com 2 chuveiros diferentes:

Exemplo 1 – Chuveiro Docol Barcelona

Chuveiro Docol Barcelona

Este é um chuveiro comum encontrado no mercado. Entrei no site do fabricante e procurei pela informação da curva de vazão deste chuveiro. Vejam abaixo:

Curva de vazão chuveiro docol barcelona

Percebam que, se você tiver uma pressão de água muito grande (por exemplo morar nos primeiros andares de um prédio com mais de 10 andares), você deverá atingir a vazão máxima do chuveiro, que conforme você pode observar no gráfico é de aproximadamente 28 litros por minuto.

Pasmem, mas para atender a este único chuveiro será necessário um aquecedor com capacidade de 30 litros por minuto. Se você comprar um aquecedor de 22 litros (que geralmente dizem que é para 2 chuveiros) a água chegará fria ou morna.

Você possui 2 chuveiros destes no seu apartamento? quer agua aquecida? então prepare-se, será necessário que seu aquecedor tenha capacidade para aproximadamente 40 litros por minuto ou mais.

Exemplo 2 – Chuveiro Docol Éden

Neste exemplo escolhi um chuveiro que a fabricante classifica como Chuveiro economizador. Trata-se do Chuveiro Docol Éden.

Chuveiro Docol Éden

Este é outro chuveiro comum encontrado no mercado. Entrei no site do fabricante e procurei pela informação da curva de vazão deste chuveiro. Vejam abaixo:

Curva de vazão chuveiro docol éden

Observem que, este chuveiro tem uma curva de vazão muito menor ao do exemplo 1, podendo chegar a no máximo 12 litros por minuto.

Neste exemplo, um aquecedor a gás com capacidade de 25 litros por minuto poderia atender muito bem, com água bem aquecida, dois chuveiros deste tipo.

Dependendo da quantidade de mistura com água fria, um aquecedor de água a gás com capacidade de 22,5 litros também poderia atender.

Percebeu como o aquecedor pode não ter culpa da agua não chegar quente no seu chuveiro? Mas calma, se este for o seu problema, tem solução!

Aquecedor de água a gás – água não esquenta – Como resolver

Se o seu problema é o mesmo relatado acima, ou seja, a vazão de água é muito grande para a capacidade do seu aquecedor, uma solução é comprar um kit regulador de vazão de água ou kit redutor de vazão de água como este abaixo:

Kit Regulador de vazão de água para chuveiros e torneiras

Este kit pode ser instalado facilmente por você no cano do seu chuveiro para reduzir a vazão de água para uma quantidade escolhida por você, por exemplo, para 8 litros por minuto, como determina os folders dos fabricantes de aquecedores.

O kit redutor de vazão é uma peça relativamente barata e pode encontrada em lojas de material de construção com preços variando entre R$ 20,00 a R$ 50,00.

Não sabe como instalar o redutor de vazão? Clique aqui e confira este vídeo explicativo.

Melhores marcas de aquecedores a gás

De acordo com a pesquisa que realizamos, todas as marcas que citaremos abaixo são consideradas boas, todas tem reclamações encontradas na internet, mas são as melhores marcas de aquecedores de água a gás segundo diversos técnicos e especialistas consultados:

  • Rinnai (www.rinnai.com.br) – Fundada em 1975, a Rinnai Brasil fica em Mogi das Cruzes em São Paulo.
  • Lorenzetti (www.lorenzetti.com.br) – Fundada em 1923, a Lorenzetti fica localizada na cidade de São Paulo.
  • Komeco (www.komeco.com.br) – Fundada em 1992, a Komeco fica localizada na cidade de Palhoça em Santa Catarina.
  • Bosch (www.bosch.com.br) – Fundada em 1895, A Bosch é uma marca alemã estabelecida no Brasil.
  • Rheem (www.rheem.com.br) – Fundada em 1920, a Rheem fica localizada na cidade de São Paulo.

Aquecedores a gás – Instalação

É muito importante que você realize a instalação do seu aquecedor a gás com alguma empresa da rede credenciada da sua marca escolhida.  Assim você tem uma garantia maior de que seu equipamento será instalado de acordo com a especificação do fabricante, além de manter o período de garantia que varia geralmente entre 2 ou 3 anos.

Para a instalação do seu aquecedor a gás, será necessário comprar também um Kit de tubulação e chaminé para a saída do gás queimado. É muito importante verificar o manual do aquecedor para que compre o kit correto. Há diversos modelos no mercado, de 60mm a 137mm, consulte a empresa que fará a instalação para saber qual o modelo mais adequado para o seu aquecedor.

Kit chaminé para aquecedor a gás

Então, já está se sentindo um especialista em aquecedores a gás? Espero que todas as informações e explicações tenham ajudado a esclarecer as suas dúvidas e a partir de agora você se sinta mais bem preparado para ir ao mercado comprar o aquecedor a gás mais adequado a sua necessidade.

Gostou? escreva-nos os seus comentários!

12 Comentários

  1. Excelente postagem. A melhor que encontrei na internet!

    Mas tentando pensar a vazão das duchas, a potência do aquecedor e a altura do prédio não consegui resolver a matemática, rs.
    Vou morar no 9º andar de um prédio de 20. Apenas duas duchas (os misturadores não seriam usados ao mesmo tempo). Quero considerar essas duchas economizadoras, com vazão de 12L/min.
    Mas não consegui resolver qual seria o melhor modelo Rinnai, por exemplo.

    Você consegue me dar essa ajuda?
    Obrigada!!!

    • Olá Acácia,

      Tudo bem? Você precisa neste caso escolher um modelo que tenha a capacidade para 24 litros ou mais. No seu caso, talvez você possa optar por um modelo de 22,5 Litros, dependendo da ducha que você escolher, pode ser que lhe atenda bem.

  2. Logo no início a viver em casa cita que não é especialista no assunto de aquecedores mas afirmo que foi o melhor esclarecimento que tive sobre o assunto. Aprendi muito com todas explicações e agora me sinto apto a fazer a compra correta do meu aquecedor.

  3. E quanto a exaustão forçada ? o que é e qual a diferença? Estou procurando um bom aquecedor digital para meu apartamento de 2 banheiros, cozinha e área serviço com água quente, pois a máquina de lavar roupas pode ser com água aquecida a gás.

    • Oi Eloisa, os aquecedores digitais (modelos recentes) são todos de exaustão forçada, A diferença entre o de exaustão natural e o de exaustão forçada é que no modelo natural os gases resultantes da queima são expelidos naturalmente já no modelo de exaustão forçada (na minha opinião melhor) são “empurrados” com a ajuda de uma ventoinha. Acredito que você possa usar um modelo de 31 Litros. Abraços.

  4. Amei!
    Ñ sabia q tinha todos esses detalhes.
    Ajudou MUITO.
    Agora vou poder saber se a empresa q está a me assessorar é correta, ou ñ, e, proncipalmente, poderei contrargumentar. ?
    Obg!

  5. Olá estou em busca do aquecedor ideal para meu apartamento, que está no quinto andar de um prédio com 23 andares e possui 3 chuveiros e 4 torneiras para serem abastecidos com água quente.
    Estou entre o Bosch GHW 720(36L) e o Rinnai 32,5L. As duchas instaladas não a do modelo square da docol, que possui uma vazão imensa… Vocês poderiam, por favor me dar uma luz?

    • Olá Eduardo, No seu caso, quanto maior melhor. Mas recomendamos que avalie o modelo, pois temos relatos que a Bosch tem uma assistência bastante complicada, as vezes muito demorada, se você tiver problemas podes ficar insatisfeito. Abraço.

  6. Nossa excelente matéria, adorei, com informações clara e precisa, agora ja sei comprar um aquecedor.?

  7. Excelente. Em pouco tempo, deixou-me bem a par de como escolher o aquecedor, devido às minhas necessidades. Agora, posso verificar qual modelo adquirir e mandar instalar no AP. Muito agradecido.

  8. Ótima matéria!! Me ajudou muito!!
    Percebi que os vendedores estavam sempre tentando me empurrar o aquecedor com vazão maior que a necessária para meu chuveiro.
    Obrigada pelas informações!!

    Luciana