Última atualização em

Você já deve ter visto por aí paredes ou até mesmo tetos decorados com uma linda moldura. Esse revestimento em relevo se chama boiserie – se pronuncia (Boaserri).  Aqui no Brasil algumas pessoas chamam também de rodameio ou até mesmo de moldura de parede.

Boiserie: o que é?

Antes de tudo, é bacana entender um pouquinho da onde surgiu. Muito presente na França nos séculos 18 e 19 – época em que o estilo artístico rococó predominava – o boiserie estava nos palácios e nos ambientes da nobreza em geral. Centenas de anos passaram e esse estilo foi modernizado e agora faz parte das decorações clássicas a contemporâneas.

Por isso, neste post vamos mostrar algumas inspirações e ideias para renovar sua parede e ambiente utilizando essa decoração.

Parede Boiserie com detalhes na cor dourado

Fonte: Divulgação

Boiserie combina com todos os estilos?

Essa pergunta com certeza deve ter surgido na sua cabeça, afinal quando falamos desse estilo, pode parecer em um primeiro momento que vai se encaixar apenas com uma decoração mais clássica. A verdade é que o boiserie pode ser misturado com estilos mais clássicos até os mais contemporâneos e industriais.

O que você precisa ter em mente é sempre pensar na sensação que você deseja transmitir na sua casa. Você quer um espaço mais clean? Quer destacar algum ambiente em especial? Quer uma sala moderna ou quer ser original e misturar estilos?  A partir disso, você poderá colocar a mão na massa e por fim, ter um decoração linda com boiserie.

Perceba no exemplo abaixo, a parede de madeira recebeu a moldura de forma simples, uma decoração moderna e que recebeu uma releitura atual do boiserie.

foto de parede boiserie em madeira

Fonte: gaiamiacola

A cozinha moderna com pendentes industriais ornou com a parede emoldurada. Viu só? Tudo parece estar realmente conectado, só reforça como é possível conectar vários estilos na decoração.

Fonte: Joseph Dirand

Acabamentos

O boiserie pode surgir em versões mais uniformes e limpas, até as mais rebuscadas formando desenhos puxando bem para o estilo tradicional rococó.

Fonte: Pufik Interiors

Foto: desconhecido

Foto: Martinel interior

Imagem: Divine Design

Boiserie: materiais encontrados

Antigamente o acabamento era feito em madeira, mas com o tempo foi evoluindo e hoje encontramos o boiserie com materiais mais ecológicos, mais baratos e fáceis de manter. Inclusive você encontra boiserie para comprar e até é possível aplicar sozinho.

Há opções de boiserie fabricados em poliuretano, isopor, em metal., mas o mais popular é o boiserie em gesso. Além disso, o valor desse material é acessível, a partir de R$ 60,00 é possível comprar um pacote com 100 x 80 cm no material de poliuretano.

Fonte: Remington avenue

Imagem: Deepak

Fonte: Pinterest

Moldura em parede bicolor

Dá para ousar nas cores e criar um efeito diferente, quanto mais escura a cor, mais perceptível o efeito que as placas do boiserie dão.

Moldura em parede bicolor

Fonte: Boca do lobo

Uma outra sugestão para evidenciar o estilo, é pintar a parede de uma cor e a placa de outra.

Fonte: HOME REMODELING IDEAS

Cor única

Para quem prefere uma decoração mais neutra, dá para investir em uma única cor na parede, apesar de estar em uma cor, o efeito já fica bem perceptível.

Cor única

Fonte: Domino

Porta com moldura

Se você deseja esconder uma porta, trouxemos uma proposta de fazer uma marcenaria com revestimento em boiserie acompanhando toda a parede, inclusive a porta. Vale para lavabos, dispensas, armários, etc.

Porta com moldura

Fonte: Decor Pad

 

Fonte: Paris Sweet home deco

Boiserie com quadro

Muitas dúvidas surgem se é possível colocar quadros e outros itens de decoração, já que o boiserie chama atenção. A resposta é sim! Da mesma forma que se você pintasse a parede de uma cor muito chamativa, mesmo usando o revestimento, você pode ornar a decoração com outros elementos, como quadros, por exemplo.  Uma dica para não errar é apostar em um quadro com o fundo da mesma cor da parede, apenas com alguns pontos de cor, assim como no exemplo abaixo:

Boiserie com quadro

Foto: sjoystudios

 

Boiserie em parede verde

Fonte: Element Studios

Perceba como as cores conversam entre si e promovem um ambiente bem confortável e equilibrado.

Fonte: Interior Design Us

Para tornar um espaço realmente destacado, uma sugestão é inserir espelhos dentro das molduras, além de um ar bem chic, dá a sensação de amplitude ao ambiente.

Boiserie com espelho dentro

Imagem: Architecture Deisgn

 

Fonte: Pinterest

Bolserie meia parede

O legal é que dá pra adaptar o boiserie e inserí-lo tanto em toda a parede, como também apenas em uma parte, como no exemplo abaixo.

Bolserie meia parede

Fonte:Addicted2decorating

Quarto com Boiserie

Imagem: Pinterest

Imagem: Design addict mom

Fonte: MAKENZIE BAILEY

Molduras no closet

Fonte: Cool style fashion

Fonte: Auffrance

Boiserie no quarto de bebê

Talvez esse seja o ambiente que mais se utiliza esse estilo francês, pois dá um ar bem delicado. Note como não precisa de muitos itens para o quarto já ficar charmoso e aconchegante.

Fonte: LUVLYDECORA

Fonte: The Posh Home

Parede com moldura no quarto de criança

Quarto de criança também pode ter um ar mais elegante. Perceba como os tons sóbrios e as molduras ficaram lindas.

Fonte: Parkandoak

Fonte: Terminartors.com

Papel de parede também pode ser aplicado na parede que a moldura foi colocada, pois além de destacar ainda mais o efeito, ajuda a compor a ideia.

 

Fonte: Vt Wonen

Lavabos são ótimos ambientes para explorar e começar agora a aplicar molduras e papel de parede. Perceba que traz todo o refinamento para o ambiente.

boiserie no lavabo

Fonte: Lauren Bern

Boiserie na sala

Essa é uma boa ideia para quem está pensando em dar uma reformada na sala e não quer fazer grandes investimentos.

Boiserie na sala

Fonte: apartca

Na sala de jantar

Boiserie na sala de jantar

Fonte: Cultured Chick

Destaque para o seu quarto

Veja que interessante explorar o boiserie em uma parede de mais destaque no ambiente. A dica aqui fica na parede da cama. Digno de princesa, não é mesmo?

Boiserie na cabeceira da cama

Fonte: Jess art decoration

Perceba como o boiserie pode dar outro estilo para o ambiente dependendo o formato que você quiser. Neste exemplo abaixo, as linhas retas dão a sensação de um ambiente mais moderno, diferente do exemplo acima.

Boiserie na cabeceira da cama

Fonte: Thrifty Decor Chick

Boiserie na cabeceira da cama

Fonte: Espace deco

Banheiros com moldura

Boiserie banheiro

Fonte: Relax Deco

Boiserie no teto

Além disso, você sabia que é possível usar essa técnica também no teto? A aplicação do revestimento tornou o espaço ainda mais bonito.

Boiserie no teto

Fonte: ArchDaily

 

Boiserie teto

Fonte: Etsy

 

Boiserie teto

Imagem: The Venue Report

 

Conclusão: é possível mudar o seu ambiente de um jeito simples e bem bonito, independente se você faz o estilo clássico ou industrial. As molduras na parede são capazes de trazer aquele destaque especial porque dão requinte e muito contraste.

Às vezes é necessário ter um novo olhar para as coisas, para os ambientes. Um pequeno detalhe pode dar aquela renovada que a gente tanto precisa.

Você curtiu? Deixe um comentário 🙂