Gesso na Sala – 20 Ideias para deixar sua sala linda

Quem nunca desejou ter uma sala linda e decorada? Colocar o Gesso na Sala pode ser uma ótima solução para deixar a sua casa linda.

O Gesso não é uma solução barata e vamos falar sobre isso mais adiante neste artigo, mas também não é uma opção tão cara quanto você imagina, principalmente se comparado a outras opções de decoração.

O gesso além de deixar o ambiente mais bonito, traz muitas vantagens que as vezes são desconhecidas para os “marinheiros de primeira viagem”.

Vantagens de colocar gesso na sala

A colocação do gesso na decoração tem muitas vantagens e muitas delas são pouco conhecidas para quem nunca teve o teto de gesso.

Veja abaixo algumas das principais vantagens de decorar o teto com gesso:

  1. Decoração – o gesso permite abusar da criatividade, pois com ele você pode criar diferentes níveis na parede, como por exemplo, deixar uma parte do teto rebaixado com gesso e outra não. Permite você criar separação entre ambientes, brincar com figuras geométricas e deixar a casa moderna.
  2. Sancas de Gesso – A decoração com gesso permite que você coloque e use diversos tipos de sancas que complementam ainda mais a decoração, deixam o ambiente ainda mais bonito, é como se fosse a cereja do bolo.
  3. Iluminação – A parte de embutir iluminação no gesso acho que é uma das principais vantagens, porque você pode colocar iluminação projetada em praticamente qualquer lugar, sem quebrar parede, reboco e sem se estressar.
  4. Esconder imperfeições – Toda e qualquer imperfeição da parede ficará oculta com a colocação do gesso.
  5. Menos barulho – A colocação do gesso contribui um pouco para o isolamento acústico do teto, principalmente para quem mora em apartamento ou uma casa com pavimentos superiores, diminuindo um pouco o barulho.
  6. Passar fios e cabos – Se você precisa levar algum tipo de cabeamento ou encanamento a outra parte da casa, o gesso pode esconder tudo isso e sem a necessidade de quebrar a parede ou o reboco, tornando o custo mais barato.

Gesso na Sala – 20 ideias para decorar

Confira abaixo 20 ideias que separamos para você decorar o teto da sua casa ou apartamento com gesso.

#1 – Gesso na sala com placa de gesso laminado phonique

Esta sala foi decorada com placas de gesso trabalhadas para causar este lindo efeito. Para complementar a decoração foram utilizadas mangueiras de led de duas diferentes cores.

Sala decorada com teto de gesso
Fonte: Archdaily

#2 – Sala de estar moderna com teto de gesso e sancas

Nesta sala, a decoração minimalista e moderna, deu o toque especial que o ambiente precisava. O teto foi revestido em gesso e nas laterais foram feitas sancas largas, aproveitando o tamanho da sala que é grande. Foram embutidos spots nas sancas e na parte central uma luz indireta gerada pela mangueira em led na cor amarela.

A decoração foi complementada com o sofá marrom, a espreguiçadeira branca e o tapete cinza, mantendo tudo combinando e em perfeita harmonia.

Fonte: Silk Architects
Fonte: Silk Architects

#3 – Sala de estar com teto de gesso e iluminação embutida

Esta sala também segue a linha de decoração minimalista. Já ouviu o ditado que diz: “as vezes menos é mais”? Essa decoração certamente segue esta filosofia. Nesta sala o teto foi rebaixado com gesso e foram usadas placas de acrílico semi transparente e fluorecentes para causar este efeito de iluminação gostoso, que não agride os olhos e deixa a casa linda.

teto de gesso decorado
Fonte: lightology

#4 – Gesso na sala de TV moderna

Esta sala segue um conceito extremamente moderno, o gesso da sala foi bastante trabalhado para causar esse efeito futurista com uma grande sanca arredondada. Por todos os lados pode-se notar a presença da iluminação em led na cor branco frio (6000K). Foi aplicada iluminação no rodapé, atrás do painel, no teto.

Os móveis acompanharam o estilo de sala moderna, quase tudo em branco, com poucos detalhes em cor, isso aliado a decoração com gesso e iluminação, trouxe o destaque que o ambiente buscava.

Fonte: Freshome
Fonte: Freshome

#5 – Gesso na sala com sanca curva

Nesta sala, o destaque vai novamente para o gesso, a sanca em curvas, imitando ondas, recebeu iluminação embutida por spots na cor branco quente (3000K) e sob a sanca foi colocado com fluerescentes na cor branco frio (6000K), causando esse lindo efeito que você vê na foto abaixo.

As cores dos móveis são bastante discretas, permitindo que o destaque seja realmente o gesso.

Fonte: Gyproc
Fonte: Gyproc

#6 – Teto decorado com diferentes tipos de gesso

Nesta sala, o arquiteto buscou usar diferentes tipos de gesso no mesmo ambiente, assim como uma mistura de tipos de iluminação.

Em toda a área, o teto foi revestido com rebaixamento do gesso e nas laterais foram criadas sancas de formatos diferentes.

Para a iluminação, foram embutidos spots na cor branco quente (3000K) que acompanham o desenho das sancas as quais foram colocadas. Na parte central foram usados plafons de sobrepor, também na cor branco quente, que foram dispostos também acompanhando o desenho do gesso. Na parte em que a iluminação é projetada para o teto, foi utilizado mangueira em led.

teto de gesso decorado

#7 – Sala de estar e jantar moderna e clean com gesso trabalhado.

Esta sala se destaca completamente por sair do tradicional, o exceto da cor branca nos móveis, nas iluminações e no teto de gesso, misturado com o tom amadeirado e marrom aplicado em poucos detalhes deixam a sala futurista.

Este gesso é realmente um trabalho de artista não é mesmo?

Fonte: Vladimir Malashonok
Fonte: Vladimir Malashonok

#8 – Casa moderna, ampla e clean

Nesta casa moderna, a simplicidade, o design clean da decoração chamam a atenção a primeira vista. O gesso foi usado na de modo inteiro, deixando pequenos negativos nos cantos. Para a iluminação foram embutidos spots redondos na cor branca e também faixas acrílicas.

Sala minimalista e moderna com gesso

#9 – Sala de TV com gesso

Esta sala de tv se tornou um verdadeiro cinema em casa e sob este grande telão o gesso dá o todo o destaque para a sala. O gesso foi rebaixado em toda a parte central até próximo as bordas da sala. Para deixar o ambiente mais aconchegante, principalmente por se tratar de uma sala de filmes, a iluminação indireta embutida no gesso foi a mais indicada.

Para complementar a decoração o imenso sofá cinza deu o conforto necessário para desfrutar de belos momentos de lazer em família.

Gesso com iluminação indireta

#10 – Sala de jantar decorada com placas de gesso

Nesta sala, o arquiteto buscou com a aplicação de placas de gesso, uma decoração simples, mas muito bonita. As placas de gesso foram aplicadas nas duas laterais da sala deixando o centro livre, dando este efeito maravilhoso. Sob as placas foram usadas fluorescentes para dar a iluminação indireta ao ambiente.

Gesso na sala - decoração linda
Fonte: Noushka Hempel

#11 – Sala de jantar com sancas de gesso

Esta sala de jantar teve uma decoração muito sofisticada e moderna, com tons neutros na cor bege, combinando as cadeiras, com os móveis e também as cortinas da casa. A decoração do gesso ficou por conta de belas sancas que revestem as laterais da sala, deixando o espaço central para o lustre trabalhado que ganha destaque.

Fonte: Freshome
Fonte: Freshome

#12 – Sala de estar simples com gesso

A simplicidade na decoração as vezes pode ser o melhor a se fazer, nesta sala o menos virou mais, com poucos móveis e objetos na decoração, a sala ficou espaçosa e clean. O investimento com gesso também foi reduzido, deixando o custo total mais barato, pois apenas foi realizado o rebaixamento do gesso, sem o uso de sancas que acabam encarecendo o custo.

gesso com negativo na sala

#13 – Sala escritório decorado com gesso

Esta sala ganhou múltiplas funções, pode ser usado pela família tanto como um escritório quanto também como um espaço para brincadeiras dos filhos do casal.

Nesta sala o gesso foi utilizado na parte central, permitiu que as luzes fossem postas sob o gesso, causando o efeito de luz indireta, assim o ambiente ficou mais aconchegante além de permitir que algumas iluminações fossem embutidas.

Fonte: Homedgsn
Fonte: Homedgsn

#14 – Sala inacabada, com sanca central em gesso

Nesta sala, ainda em reformas, foi realizando um grande rebaixamento na parte central, com uma grande sanca em volta. Na parte central foram embutidos 8 spots redondos e se o proprietário quiser poderá colocar ainda uma mangueira na parte superior do gesso.

Gesso na sala living

#15 – Sala de estar e jantar branca com gesso

Este ambiente integra a sala de jantar e estar com a cozinha americana. Tudo branco e clean. Para destacar a decoração, foram incluídas sancas nas laterais e que se juntam a uma grande placa de gesso que fica ao centro, onde é embutida a iluminação central do ambiente e a coifa da cozinha americana. Sem dúvida um grande espetáculo.

sanca de gesso para sala

#16 – Gesso com pendentes

Nesta sala de jantar, foi criado um painel rebaixado de gesso, com iluminação indireta sob o painel com o uso de mangueiras de led. Para deixar o ambiente mais iluminado na parte da mesa de jantar, além é claro do aspecto estético, foram pendurados 4 pententes que projetam a luz diretamente sobre a mesa de jantar.

Fonte: gyproc
Fonte: gyproc

#17 – Sala com pilares

Sabe aquele pilar no meio da sua sala que faz você pensar: “que droga, isso está aqui só para atrapalhar…”, pois bem, este é um exemplo de como podemos nos aproveitar de uma situação indesejada para fazer algo diferente, usando e abusando da criatividade. Não é a toa que este trabalho de gesso ficou diferente, bonito e moderno não é mesmo?

decoracao sala com gesso

#18 – Sala sofisticada decorada com gesso

Neste ambiente, a sofisticação transborda por todos os lados. Com muito bom gosto, os arquitetos projetaram cada espaço, integrando a sala de jantar com a sala de tv. O piso, os móveis, as cortinas, abajures, arandelas, luminárias foram escolhidas a dedo, para que tudo ficasse em conformidade e com alto padrão.

O teto de gesso foi trabalhado de diversas formas diferentes, nas laterais, podemos visualizar grandes sancas com spots embutidos. Esta mesma sanca também divide a sala de jantar da sala de tv. Na parte central foi usado outro nível de gesso, mais aprofundado, com uma aplicação de telado em madeira.

Fonte: davingon
Fonte: davingon

#19 – Casa com vista para cidade e teto decorado com gesso

Uma bela vista para a cidade ou para o mar, quantas são as pessoas que buscam por um momento de tranquilidade e reflexão? um refúgio para a turbulência do dia a dia não é mesmo? Este é um ambiente que reflete bem isso. Os proprietários buscaram criar um ambiente gostoso, clean, e muito moderno, para que pudesse desfrutar da bela vista que a casa proporciona.

Mas este ambiente não passou despercebido, sem muitos objetos, o charme ficou por conta do gesso que foi colocado neste ambiente. O teto foi completamente revestido com gesso e o destaque ficou por conta da iluminação embutida no gesso. Um espetáculo!

Fonte: lightology
Fonte: lightology

#20 – Sala de estar com gesso no teto

Nesta sala, o gesso foi aplicado de maneira que não roubasse a cena, mas ainda sim, deixando o ambiente bonito e decorado. A luz natural que adentra pelas janelas, a vista para o mar, a decoração clara, buscam tornar um ambiente tranquilo para descanso.

Fonte: HomeEdit
Fonte: HomeEdit

Gostou das ideias para inspirar a colocação do gesso na sala? Escreva-nos, deixe-nos os seus comentários. 🙂

16 Comentários

  1. Olá, gostaria de rebaixar o teto igual uma dessas fotos da apresentação, mas ja tenho no quarto um gesso especie de escadinha, é necessário retirar essa escadinha?

    • Oi Vilma, No seu caso, é recomendável a consulta a um profissional de instalação de gesso, acredito que seja possível aproveitar o gesso que você já tem, mas teria que ser feito uma avaliação no local. Abraço.

  2. Gostaria de ideias meu gesseiro me ofereceu para fazer uma sanca aberta em toda a area sala, sala de estar e cozinha que são conjugado, mas achei legal. Gostaria de ideias para sala e sala de estar conjugada.

  3. Gostaria de fazer uma parede com gesso será que vai ficar bom pois a parede e grande e gostaria de colocar gesso decorativos

    • Olá Arlete,

      Não temos muito conhecimento sobre gesso em paredes, por isso indicamos o aconselhamento de um profissional da área.
      Abraços

  4. olá, minha sala de tv e estar vão ficar com 2,38 acabado depois de colocado o rebaixamento de gesso tenho medo que fique muito baixo, o que vc acha?

  5. Prezados boa noite. Estou fazendo em minha sala o teto tabicado com Led no cortina iro fizemos a distribuição de pontos dos spots e gostaria de saber se posso utilizar um lustre colado no teto no meio da sala.

    • Olá Robinson, depende muito do peso do lustre, se ele for mais pesado você vai precisar fazer um reforço ou algo para sustentá-lo. Abraço.

  6. olá boa noite!tenho sanca aberta na sala de tv , ela é comprida 8 por 4 junto com o vão da escada,estou querendo fazer algo no teto mas não sei , estou precisando de ajuda,fecho o teto todo ou só faço um rebaixamento no meio???(sala de tv)

  7. Bom dia! Gostei muito das dicas de vcs! Estou reformando minha casa, mas estou completamente em dúvida. Quero colocar algo aconchegante, bonito. Minha sala mede 5.5 X 3 m, ela fica de lateral com a sala de janta Q mede 3X 3 , sendo esta X c a cozinha onde será colocado um balcão. Na sala de janta tem um jardim de inverno que tb tem acesso p sala. Tenho uma foto p colocar, mas n sei como. Me ajudem, please.