Gesso na Sala – 20 Ideias para deixar sua sala linda

Quem nunca desejou ter uma sala linda e decorada? Colocar o Gesso na Sala pode ser uma ótima solução para deixar a sua casa linda.

O Gesso não é uma solução barata e vamos falar sobre isso mais adiante neste artigo, mas também não é uma opção tão cara quanto você imagina, principalmente se comparado a outras opções de decoração.

O gesso além de deixar o ambiente mais bonito, traz muitas vantagens que as vezes são desconhecidas para os “marinheiros de primeira viagem”.

Vantagens de colocar gesso na sala

A colocação do gesso na decoração tem muitas vantagens e muitas delas são pouco conhecidas para quem nunca teve o teto de gesso.

Veja abaixo algumas das principais vantagens de decorar o teto com gesso:

  1. Decoração – o gesso permite abusar da criatividade, pois com ele você pode criar diferentes níveis na parede, como por exemplo, deixar uma parte do teto rebaixado com gesso e outra não. Permite você criar separação entre ambientes, brincar com figuras geométricas e deixar a casa moderna.
  2. Sancas de Gesso – A decoração com gesso permite que você coloque e use diversos tipos de sancas que complementam ainda mais a decoração, deixam o ambiente ainda mais bonito, é como se fosse a cereja do bolo.
  3. Iluminação – A parte de embutir iluminação no gesso acho que é uma das principais vantagens, porque você pode colocar iluminação projetada em praticamente qualquer lugar, sem quebrar parede, reboco e sem se estressar.
  4. Esconder imperfeições – Toda e qualquer imperfeição da parede ficará oculta com a colocação do gesso.
  5. Menos barulho – A colocação do gesso contribui um pouco para o isolamento acústico do teto, principalmente para quem mora em apartamento ou uma casa com pavimentos superiores, diminuindo um pouco o barulho.
  6. Passar fios e cabos – Se você precisa levar algum tipo de cabeamento ou encanamento a outra parte da casa, o gesso pode esconder tudo isso e sem a necessidade de quebrar a parede ou o reboco, tornando o custo mais barato.

Gesso na Sala – 20 ideias para decorar

Confira abaixo 20 ideias que separamos para você decorar o teto da sua casa ou apartamento com gesso.

#1 – Gesso na sala com placa de gesso laminado phonique

Esta sala foi decorada com placas de gesso trabalhadas para causar este lindo efeito. Para complementar a decoração foram utilizadas mangueiras de led de duas diferentes cores.

Sala decorada com teto de gesso
Fonte: Archdaily

#2 – Sala de estar moderna com teto de gesso e sancas

Nesta sala, a decoração minimalista e moderna, deu o toque especial que o ambiente precisava. O teto foi revestido em gesso e nas laterais foram feitas sancas largas, aproveitando o tamanho da sala que é grande. Foram embutidos spots nas sancas e na parte central uma luz indireta gerada pela mangueira em led na cor amarela.

A decoração foi complementada com o sofá marrom, a espreguiçadeira branca e o tapete cinza, mantendo tudo combinando e em perfeita harmonia.

Fonte: Silk Architects
Fonte: Silk Architects

#3 – Sala de estar com teto de gesso e iluminação embutida

Esta sala também segue a linha de decoração minimalista. Já ouviu o ditado que diz: “as vezes menos é mais”? Essa decoração certamente segue esta filosofia. Nesta sala o teto foi rebaixado com gesso e foram usadas placas de acrílico semi transparente e fluorecentes para causar este efeito de iluminação gostoso, que não agride os olhos e deixa a casa linda.

teto de gesso decorado
Fonte: lightology

#4 – Gesso na sala de TV moderna

Esta sala segue um conceito extremamente moderno, o gesso da sala foi bastante trabalhado para causar esse efeito futurista com uma grande sanca arredondada. Por todos os lados pode-se notar a presença da iluminação em led na cor branco frio (6000K). Foi aplicada iluminação no rodapé, atrás do painel, no teto.

Os móveis acompanharam o estilo de sala moderna, quase tudo em branco, com poucos detalhes em cor, isso aliado a decoração com gesso e iluminação, trouxe o destaque que o ambiente buscava.

Fonte: Freshome
Fonte: Freshome

#5 – Gesso na sala com sanca curva

Nesta sala, o destaque vai novamente para o gesso, a sanca em curvas, imitando ondas, recebeu iluminação embutida por spots na cor branco quente (3000K) e sob a sanca foi colocado com fluerescentes na cor branco frio (6000K), causando esse lindo efeito que você vê na foto abaixo.

As cores dos móveis são bastante discretas, permitindo que o destaque seja realmente o gesso.

Fonte: Gyproc
Fonte: Gyproc

#6 – Teto decorado com diferentes tipos de gesso

Nesta sala, o arquiteto buscou usar diferentes tipos de gesso no mesmo ambiente, assim como uma mistura de tipos de iluminação.

Em toda a área, o teto foi revestido com rebaixamento do gesso e nas laterais foram criadas sancas de formatos diferentes.

Para a iluminação, foram embutidos spots na cor branco quente (3000K) que acompanham o desenho das sancas as quais foram colocadas. Na parte central foram usados plafons de sobrepor, também na cor branco quente, que foram dispostos também acompanhando o desenho do gesso. Na parte em que a iluminação é projetada para o teto, foi utilizado mangueira em led.

teto de gesso decorado

#7 – Sala de estar e jantar moderna e clean com gesso trabalhado.

Esta sala se destaca completamente por sair do tradicional, o exceto da cor branca nos móveis, nas iluminações e no teto de gesso, misturado com o tom amadeirado e marrom aplicado em poucos detalhes deixam a sala futurista.

Este gesso é realmente um trabalho de artista não é mesmo?

Fonte: Vladimir Malashonok
Fonte: Vladimir Malashonok

#8 – Casa moderna, ampla e clean

Nesta casa moderna, a simplicidade, o design clean da decoração chamam a atenção a primeira vista. O gesso foi usado na de modo inteiro, deixando pequenos negativos nos cantos. Para a iluminação foram embutidos spots redondos na cor branca e também faixas acrílicas.

Sala minimalista e moderna com gesso

#9 – Sala de TV com gesso

Esta sala de tv se tornou um verdadeiro cinema em casa e sob este grande telão o gesso dá o todo o destaque para a sala. O gesso foi rebaixado em toda a parte central até próximo as bordas da sala. Para deixar o ambiente mais aconchegante, principalmente por se tratar de uma sala de filmes, a iluminação indireta embutida no gesso foi a mais indicada.

Para complementar a decoração o imenso sofá cinza deu o conforto necessário para desfrutar de belos momentos de lazer em família.

Gesso com iluminação indireta

#10 – Sala de jantar decorada com placas de gesso

Nesta sala, o arquiteto buscou com a aplicação de placas de gesso, uma decoração simples, mas muito bonita. As placas de gesso foram aplicadas nas duas laterais da sala deixando o centro livre, dando este efeito maravilhoso. Sob as placas foram usadas fluorescentes para dar a iluminação indireta ao ambiente.

Gesso na sala - decoração linda
Fonte: Noushka Hempel

#11 – Sala de jantar com sancas de gesso

Esta sala de jantar teve uma decoração muito sofisticada e moderna, com tons neutros na cor bege, combinando as cadeiras, com os móveis e também as cortinas da casa. A decoração do gesso ficou por conta de belas sancas que revestem as laterais da sala, deixando o espaço central para o lustre trabalhado que ganha destaque.

Fonte: Freshome
Fonte: Freshome

#12 – Sala de estar simples com gesso

A simplicidade na decoração as vezes pode ser o melhor a se fazer, nesta sala o menos virou mais, com poucos móveis e objetos na decoração, a sala ficou espaçosa e clean. O investimento com gesso também foi reduzido, deixando o custo total mais barato, pois apenas foi realizado o rebaixamento do gesso, sem o uso de sancas que acabam encarecendo o custo.

gesso com negativo na sala

#13 – Sala escritório decorado com gesso

Esta sala ganhou múltiplas funções, pode ser usado pela família tanto como um escritório quanto também como um espaço para brincadeiras dos filhos do casal.

Nesta sala o gesso foi utilizado na parte central, permitiu que as luzes fossem postas sob o gesso, causando o efeito de luz indireta, assim o ambiente ficou mais aconchegante além de permitir que algumas iluminações fossem embutidas.

Fonte: Homedgsn
Fonte: Homedgsn

#14 – Sala inacabada, com sanca central em gesso

Nesta sala, ainda em reformas, foi realizando um grande rebaixamento na parte central, com uma grande sanca em volta. Na parte central foram embutidos 8 spots redondos e se o proprietário quiser poderá colocar ainda uma mangueira na parte superior do gesso.

Gesso na sala living

#15 – Sala de estar e jantar branca com gesso

Este ambiente integra a sala de jantar e estar com a cozinha americana. Tudo branco e clean. Para destacar a decoração, foram incluídas sancas nas laterais e que se juntam a uma grande placa de gesso que fica ao centro, onde é embutida a iluminação central do ambiente e a coifa da cozinha americana. Sem dúvida um grande espetáculo.

sanca de gesso para sala

#16 – Gesso com pendentes

Nesta sala de jantar, foi criado um painel rebaixado de gesso, com iluminação indireta sob o painel com o uso de mangueiras de led. Para deixar o ambiente mais iluminado na parte da mesa de jantar, além é claro do aspecto estético, foram pendurados 4 pententes que projetam a luz diretamente sobre a mesa de jantar.

Fonte: gyproc
Fonte: gyproc

#17 – Sala com pilares

Sabe aquele pilar no meio da sua sala que faz você pensar: “que droga, isso está aqui só para atrapalhar…”, pois bem, este é um exemplo de como podemos nos aproveitar de uma situação indesejada para fazer algo diferente, usando e abusando da criatividade. Não é a toa que este trabalho de gesso ficou diferente, bonito e moderno não é mesmo?

decoracao sala com gesso

#18 – Sala sofisticada decorada com gesso

Neste ambiente, a sofisticação transborda por todos os lados. Com muito bom gosto, os arquitetos projetaram cada espaço, integrando a sala de jantar com a sala de tv. O piso, os móveis, as cortinas, abajures, arandelas, luminárias foram escolhidas a dedo, para que tudo ficasse em conformidade e com alto padrão.

O teto de gesso foi trabalhado de diversas formas diferentes, nas laterais, podemos visualizar grandes sancas com spots embutidos. Esta mesma sanca também divide a sala de jantar da sala de tv. Na parte central foi usado outro nível de gesso, mais aprofundado, com uma aplicação de telado em madeira.

Fonte: davingon
Fonte: davingon

#19 – Casa com vista para cidade e teto decorado com gesso

Uma bela vista para a cidade ou para o mar, quantas são as pessoas que buscam por um momento de tranquilidade e reflexão? um refúgio para a turbulência do dia a dia não é mesmo? Este é um ambiente que reflete bem isso. Os proprietários buscaram criar um ambiente gostoso, clean, e muito moderno, para que pudesse desfrutar da bela vista que a casa proporciona.

Mas este ambiente não passou despercebido, sem muitos objetos, o charme ficou por conta do gesso que foi colocado neste ambiente. O teto foi completamente revestido com gesso e o destaque ficou por conta da iluminação embutida no gesso. Um espetáculo!

Fonte: lightology
Fonte: lightology

#20 – Sala de estar com gesso no teto

Nesta sala, o gesso foi aplicado de maneira que não roubasse a cena, mas ainda sim, deixando o ambiente bonito e decorado. A luz natural que adentra pelas janelas, a vista para o mar, a decoração clara, buscam tornar um ambiente tranquilo para descanso.

Fonte: HomeEdit
Fonte: HomeEdit

Gostou das ideias para inspirar a colocação do gesso na sala? Escreva-nos, deixe-nos os seus comentários. 🙂

111 Comentários

Responder
    • Olá Elenita, tudo bem? Você deve estar achando feio as placas de gesso, pois no seu caso, você deve ter contratado apenas o gesseiro. O gesseiro geralmente não faz o acabamento, quem faz esse trabalho geralmente é o pintor. Então agora, você precisa contratar um pintor, que fará o acabamento do gesso em massa corrida e também a pintura adequada para o gesso. Assim o seu teto ficará bonito e lisinho, como esses que você deve ter visto quando decidiu por o gesso. Abraço e volte sempre ao Viver em Casa.

    • Olá Luzia, por gentileza, envie-nos uma foto da sua sala. Assim poderemos opinar melhor. Utilize o botão contato no nosso site, lá você encontra nosso e-mail de contato. Abraço e volte sempre ao viver em casa.

      • Minha sala tinha colocado gesso porem era estuque casa antiga.
        O que esta acontecendo teve goteira e o gesso parece q esta com ondulaçao quero trocar o q vc sugere

        • Olá Cristina, primeiro você precisa resolver a questão da goteira, pois gesso não lida bem com água. Após isso, o ideal é chamar um profissional para lhe ajudar a pensar no melhor modelo e material para sua sala. Abraços

  1. estou reformando minha casa,e minha sala e de 5.80 POR 3.40..mas nao estou sabendo qual modelo de forro usar..e minha cozinha e estilo americano,,estou perdida..se puderem me ajudar.

    • Bom dia Val, na hora de colocar/escolher o gesso, decidir o que fazer no forro, é importante você refletir a respeito, isso vai lhe ajudar a decidir, por exemplo: Porque você estaria colocando o gesso? É para decoração? para embutir iluminações? para reduzir o barulho de um andar superior? para esconder fiação? Tente imaginar o que está te levando a colocar o gesso na sala. Caso seja para decoração, deixar a sala mais bonita, o que você gosta mais? Aquelas sancas laterais, algo mais no meio, desenhos? Iluminação embutida? Se você quer uma sugestão, veja no post, a foto #2, que são sancas laterais, é relativamente simples e fica muito bonita. Outra opção mais simples e mais barato é usar algo como na foto #12 que o teto foi feito em negativo ou então um pouco mais trabalhado como na foto #16 que é uma sanca no meio da sala. Se ainda tiver mais dúvidas, tente fazer essa reflexão e deixe uma resposta quanto ao que você está buscando, quem sabe assim podemos lhe ajudar melhor. Abraço e volte sempre ao viver em casa.

  2. Olá, gostaria de saber qual o melhor estilo de gesso a ser colocado quando o ambiente sala e sala de jantar são juntos, minha prioridade é a iluminação, como será um ambiente pequeno de aproximadamente 11m² devo usar um único estilo e colocar o lustre somente acima da mesa de jantar ou tentar individualizar cada ambiente? Lembrando também que gostaria de ampliar visualmente o ambiente o máximo possível já que se trata de pouco espaço.
    Minhas opções inicialmente foram #11 e #19, mas gostaria de saber se para essa área seria indicado um gesso rebaixado ou com profundidade.
    Obrigada.

    • Olá Isabela, tudo bem? no seu caso é um ambiente menor, portanto não ficará bom separar os ambientes com o gesso, o melhor é você fazer algo contínuo que dê um aspecto de ambiente maior. Rebaixar demais também não é bom, visto que, deixará o ambiente menor do que é. As ideias #11 e #19 são muito boas para o seu caso, principalmente a #11. Você pode usar spots nas sancas laterais em todo o espaço da sala, deixando um espaço de cerca de 1 metro entre eles e então sobre a mesa de jantar, colocar o lustre que você deseja. Recomendamos você ir a uma loja especializada em iluminação, muitas vezes estas lojas possuem projetistas que vão até sua casa e fazem um projeto personalizado para você, algumas lojas não cobram por este serviço. Abraço e volte sempre ao Viver em Casa.

    • Olá Yara, dá para fazer sim, podes procurar um profissional especializado neste serviço que certamente ele vai colocar pra você. Abraço e volte sempre ao Viver em Casa.

    • Olá Jane, tudo bem?

      Você pode usar spots para a iluminação na sanca ou também mangueiras de LED. Se for utilizar spots, recomendamos que busque com sistema de click que facilita a troca de lâmpadas e não estraga o gesso se você precisar trocar. A iluminação na cor quente (luz amarela) fica ótima na decoração com espelhos, por deixar o ambiente bem aconchegante.

    • Olá Jane, muito obrigada por acompanhar o Viver em Casa.
      Não sei como é a decoração dos eu espaço, mas o espelho bronze costuma deixar o ambiente sempre muito elegante e sofisticado. Atualmente, as lojas especializadas estão utilizando muito o espelho Reflecta Bronze, que é um espelho mais transparente, mas que também traz o bronze, fica muito bonito na decoração.

      Abraços

  3. ola sou Maria Sabina vivo em Mocambique parabens um trabalho lindo que outro gostei, gostaria de saber se voces dao formacao para trabalhar com gesso pos gostaria de abrir meu negocio proprio,
    melhores cptos

    • Olá Maria, tudo bem? que bom que gostou do nosso site. Não fazemos curso de gesso, mas podemos lhe indicar um curso de projeto e paginação em gesso, você pode comprar o curso a distância neste link: http://www.viveremcasa.com/aff/curso-projeto-gesso é um curso relativamente barato, custa apenas 12x de R$25,22 Ou à Vista com Desconto por apenas R$258,90. Abraços e espero que goste.

  4. Olá bom dia!
    Gostaria de saber como decoro minha sala e cozinha com gesso e se a sanca cairia bem na sala e na cozinha, uma vez que a sala da acesso direto a cozinha, quando a sala da visão a cozinha e vise e versa, a sala mede 16²m e cozinha 12²m as duas são bem próximas, o que faço?
    Na verdade vou por gesso em toda a casa, mais em especial sala e cozinha, e pesquisando sites encontrei o de vocês e amei cada decoração,
    agora quero fazer a minha casa uma das mais belas, e tirarei fotos e enviarei para que vejam, se aceitarem claro.
    Agradecida,
    Aguardo respostas.
    Maria Silva.

    • Olá Maria, tudo bem? pode enviar suas fotos para nosso e-mail no menu contato, podemos ver e lhe dar uma opinião. Quanto a colocar gesso na sala e na cozinha, é possível sim fazer algo que dê continuidade nos dois ambientes ou até meso separá-los. No nosso caso por exemplo, colocamos o gesso apenas na sala e na cozinha deixamos sem, os ambientes são integrados e mesmo assim ficou muito bom. A nossa sugestão é que você encontre uma foto de uma referência que lhe agrada e mostre ao seu gesseiro, ele poderá copiar a ideia ou adaptá-la para sua necessidade. Abraços e volte sempre ao viver em casa.

    • Olá Maria, tudo bem? a questão da escolha do tipo de sanca para sala é algo muito pessoal, você pode fazer o formato que mais lhe agradar. A tendência é que linhas mais retas permaneçam por mais tempo na moda e se tornam menos cansativos. Para a cozinha, acreditamos que menos é mais, dependendo da planta, pode ficar muito legal um rebaixo simples, com uma ou duas faixas de luz e alguns spots embutidos se você tiver espaço para isso. Espero ter ajudado. Abraços e volte sempre ao viver em casa.

      • oi boa noite moro em uma casa pequena, o teto da minha casa é baixo de mais, mas gostaria de fazer alguma coisa legal para ficar um espaço bacana. tem alguma coisa que eu possa fazer?

        • Olá livia, tudo bem? uma ideia legal que você pode fazer é passar massa corrida, pra deixar a parede e o teto bem liso, pinte as paredes, de branco. Pinte o teto de uma cor marrom chocolate ou azul escuro ou outra cor de sua preferência que combine com a sua decoração. Para complementar, recomendo uma sanca lateral pequena, toda branca. Recomendo que você faça esse trabalho com um especialista neste trabalho, vai ficar lindo. Abraços.

  5. olá, gostaria de saber uma coisa. Na minha casa ja tem gesso em todos os ambientes e vendo algumas imagens na internet me apaixonei pela sanca dupla aberta (acho que é assim que se diz) posso fazer a sanca ou terei que quebrar o gesso na sala de jantar para fazer essa sanca?

    • Olá Keila, para poder responder a essa dúvida, precisaríamos saber como está instalado o seu gesso atual. Neste caso, indicamos que você procure um profissional de confiança da sua região. Ele certamente poderá vir até sua residência, avaliar e lhe passar um orçamento. A maioria deles fará essa avaliação sem custos. Esperamos ter ajudado. Abraços e volte sempre ao viver em casa.

  6. Poxa, precisava de uma ajuda, meu apartamento é pequeno. Gostaria de orientações do.que devo.usar em.termos de rebaixamento.
    aguardo retorno.
    Obrigada.

    • Olá Janaina, tudo bem? pela sua descrição ficou um pouco vago entender sua necessidade. Mas para apartamento pequeno é indicado que não faça muitos rebaixamentos, pois senão você fecha demais o ambiente. Uma dica é fazer um rebaixo pequeno com gesso negativo e usar uma sanca bonita e discreta nas laterais, assim você não gasta tanto e fica muito bonito. Abraços e volte sempre ao viver em casa.

  7. Olá, boa noite!
    Gostei muito da resposta de vocês, e assim que for fazer a transformação em minha casa os deixarei informado, e sim: vou aproveitar cada detalhe e opinião de vocês, afinal quero estar com minha casa super linda para meu aniversário vai ser show :).

  8. Olá, vou fazer uma reforma na sala e estou com uma dúvida caso opte em fazer grafiato no teto da sala ficaria bom ou a Sanca seria a melhor decisão? Desde já agradeço

    • Oi Angela, tudo bem? o grafiato é mais legal para uma parede do que para o teto, acredito que a sanca vai deixar mais bonito. Se você gosta do grafiato, que tal colocar ele em uma parede ao invés de colocar no teto e no teto colocar uma sanca de gesso?

  9. Bom dia, comprei um apartamento e gostaria de usar gesso na sala, ainda não decidi exatamente o que vou fazer, mas a minha dúvida é posso fazer um trabalho mais detalhado na sala e nos outros cômodos só moldura? Agradeço desde já.

    • Olá ivaneide, tudo bem? sim, você pode fazer com que cada ambiente tenha um modelo diferente, ou uma parte ter e a outra não ter nada. Em nossa casa é assim também, não temos gesso na cozinha e em 1 dos quartos e ficou muito bom. A dica é conversar com o gesseiro que irá fazer sua obra, ele poderá avaliar melhor e lhe dar alguma boa sugestão de como interligar ou desconectar os ambientes.

  10. Parabéns. São realmente linda as ideias disponibilizadas. Minha dúvida é: Vocês comentaram em uma das repostas que não é necessário gesso no acabamento da cozinha, certo? Como devo faze-lo? Acabar com o próprio revestimento? Pois os ambientes são integrados.
    Obrigada.

    • Olá Michele, em nosso apartamento, temos essa mesma situação, na cozinha não colocamos gesso, mantivemos na laje calfinada apenas com a pintura e na sala, que é integrada, colocamos gesso. Ficou um desnível entre os ambientes, quando você para e pensa, parece estranho, mas não fica estranho se você usar bem outros elementos, os móveis etc.. De qualquer forma, tente conversar com a pessoa que vai fazer o gesso pra você, certamente ele poderá avaliar melhor o seu ambiente e lhe dar uma dica para sua situação. Abraços e volte sempre.

    • Olá Beatriz tudo bem? Pelo que pesquisamos, o valor aproximado para gesso do tipo negativo que é o estilo reto em média estava R$40 o metro quadrado. Para sancas, em média R$70 o metro linear.

    • Olá Renan, recebemos sua mensagem também no facebook. Se você puder enviar uma foto para entendermos melhor, vai ajudar a lhe responder. Abraços.

  11. Boa noite, vou começar minha obra e estou cheia de duvidas quanto ao gesso, quero uma coisa simples, moderna e aconchegante, pensei em colocar sanca, mas como fazer esse desenho no teto? Eu vou abrir sala/sacada gourmet, cozinha fechada. Vou mandar foto de um apto que vai ficar bem parecido com o meu, eu de o tirar o dente entre sala/sacada? Não vai ter porta, então nao penso em cortineiro ou é melhor por? Alguém pode me ajudar? Obrigada, valeria. Como mandar a foto?

    • Olá Valéria, tudo bem? a descrição que você nos passou ficou confusa, difícil ajudar. Recomendo que você converse com um profissional de uma empresa que faça a instalação do gesso, acredito que ele poderá lhe auxiliar melhor. Abraços.

    • Olá meu nome é Ângelo gostaria de idéias para instalar placas de gesso pois tenho que cobrir algumas colunas. Gostaria de fazer um ambiente mas sofisticado contudo de uma forma inteligente é com pouco gastos. Obrigado.

  12. Olá, tenho sanca na sala e teto rebaixado no canto da sala em formato de s , o acabamento da sanca bem com moldura na parede ; gostaria de modernizar o que fazer ? Grata!!!

    • Olá Sandra, acredito que se você deseja modernizar, pode usar um desenho com linhas retas, evite usar curvas, assim seu gesso ficará mais atual, enjoa menos e ficará mais moderno. Para completar, você pode embutir spots quadros colocando uma iluminação indireta em alguns pontos do ambiente.

  13. Boa Noite!
    Gostaria de saber se vocês têm alguma experiência com gesso como acabamento para ambientes de trabalho. No meu caso estou montando uma sala para atendimento de Fisioterapia Dermatofuncional e tive a ideia de utilizá-lo com iluminação em LED para ter um controle melhor da Luz além de criar uma ambiente mais aconchegante. Acham que funciona?

    • Olá Luciana, tudo bem? fica bom sim, inclusive se você pretende ter mais controle, pode colocar um Dimmer, assim você poderá controlar de forma mais precisa a intensidade da luz. É importante ver com seu fornecedor, pois para uso de dimmer, exige um tipo de lâmpada que suporte o uso deste controlador.

  14. Oi, gostei muito da foto #4. e gostaria de reformar minha sala e chegar o mais proximo possivel. A parte onde fica a tv tem gesso também?
    Muito obrigada

    • Olá Carla, na foto #4, não tem gesso na parede da TV, tem apenas um papel de parede com desenho bem sutil e um painel de laca preto onde foi instalado o suporte da tv. Abraços.

  15. Olá!!!

    Minha casa já está em fase de acabamento e por isso peço sua opinião na decoração da sala, ela é de 5.50 de comprimento por 4.00 de largura, sendo que a parede da tv é de 2.00 metros por conta da porta da cozinha, na verdade minha sala está em forma de L por causa da escada, me responda ficaria bonito se eu colocasse nesta parede que faz ligação com a escada uma parede de gesso trabalhado? Ou ficaria melhor na parde da tv que é de 2.00 metros! o que vc acha?

    • Olá Rita, tudo bem? infelizmente o seu cenário é um pouco complexo de ajudar por aqui, ainda mais sem ter uma foto para ver como é este ambiente. Mas acredito que você possa colocar o gesso em um ambiente inteiro, por exemplo, em todo o ambiente da sala, sem se preocupar tanto com a parte que liga para a cozinha ou a parte que liga para a escada. A sugestão é que você chame um profissional que coloca gesso, ele vai poder avaliar melhor e então te dar uma opinião do que fica legal.

    • , 05/11/2o16.

      Boa tarde! Quero colocar um forro na minha sala, pois tem um radier bem no centro na horizontal, qual é a melhor sanca ou gesso rebaixado? E também quero instalar um lustre (candelabro) com 12 ou 14 lâmpadas , com 2 níveis e dentro colocar uma iluminação de led.Favor dá-me uma orientação.
      Obrigada,

      • Olá Maria, o seu projeto parece ser bem difícil, o candelabro geralmente é uma peça bastante pesada, logo vai precisar de toda uma estrutura para isso, por essa razão, acredito que o rebaixamento de gesso pode lhe prejudicar. Talvez colocar apenas uma sanca lateral já dará a beleza que você busca. O mais adequado na sua situação é buscar a opinião do profissional que você vai contratar para instalar o gesso. Abraços.

  16. olá!estou adorando essas dicas,são muito esclarecedores,bom gostaria muito q vcs me tirassem uma dúvida,mina casa é super antiga,já tem uns 60 anos,o teto é todo de estuque,gostaria de saber se tem como fazer alguma coisa p ficar um pouco mais bonito e moderno,e q n fique muito caro,pq por em qt n estou em condições de tirar ou seja derrubar p fazer outro,obs:o estuque esta em boas condições,desde já agradeço a atenção.

    • Olá Aurea, acredito que para ficar mais moderno, o ideal seria você buscar uma restauração do teto caso ele esteja precisando, e atualize o ambiente com móveis novos, mais modernos, use tapetes, quadros, sofá, mesa de canto mais modernas, assim sua casa ficará linda, mesmo sendo mais antiga. Abraços.

  17. Boa noite adorei o site
    Estou com problemas, na minha sala passam 3 vigas e se for rebaixar tudo vai ficar com a altura de 2,20 m, gostaria da opinião sobre o que fazer pra resolver este problema, rebaixar tudo ou tentar esconder as vigas?

    • Olá Danielle, tudo bem? Acredito que rebaixar tudo, deve deixar o seu espaço menor. Sugiro que você consulte uma empresa que faz a colocação do gesso e troque uma ideia com eles. Não sei como essas vigas estão dispostas, então fica um pouco difícil de imaginar, mas talvez dê pra fazer algo vazado, colocando mais vigas de gesso além das próprias vigas existentes, colocando iluminação interna (indireta), assim, talvez pareça algo feito de propósito entende? talvez até alargando as vigas com o uso do gesso. Procure usar linhas retas, isso dará modernidade.

  18. Olá, tenho uma sala de 3,80mtr por 3,00mtr, e quero colocar gesso no teto, mais estou em dúvida se rebaixo o teto todo ou se faço uma sanca. Tenho medo de fazer e ficar com muita informação. Obrigado

    • Olá Jardel, tudo bem? Percebendo o seu estilo e entendendo que seu espaço não é muito amplo, acredito que ficaria legal você aplica massa corrida em todo o teto, uma camada pra deixar bem liso, colocar uma sanca trabalhada em volta de toda sua sala, podes pintar o teto e a sanca de branco e colocar uma cor que destaque na parede, por exemplo um cinza, assim vai dar um contraste muito bonito do teto com a sua parede. Se tiver como colocar um rodapé branco também fica bacana. Desta forma, seu ambiente fica simples e muito elegante. Abraços.

  19. estou reformando sala de reunião de uma industria,ja tem uma mesa de reunião marrom escura,as parede são pintadas, gostaria de colocar numa das paredes fora-las em madeiras ,só que é imitação de madeiras essa parede tem uma viga e uma coluna, outra parede em frende ,estou em duvida ,se eu faço a mesma coisa ou farei madeira , e papel com vidro ,ou papel de parede ,a parede que é menor vai uma teve, ou papel de parede , o que você acha obrigada

    • Olá Dalva, tudo bem? Bom, na parede que você pretende colocar a televisão, não pode ter muito detalhe, porque senão vai acabar tirando a atenção da tv e portanto ela perde a sua função. O ideal neste caso, é usar um revestimento de apenas uma cor ou algo que seja muito discreto e ai vai do seu gosto, seja madeira, seja um papel de parede ou vidro. Se você fizer em madeira, pode usar quem sabe um tom de madeira de demolição, ou talvez a cor Western da marca Masisa de MDF (fica bem bonito pra ser painel de TV). Espero ter ajudado. Abraços.

  20. Me ajudem por gentileza! A minha sala tem 4,80cm de comprimento, pé direito 2,50cm.
    A mesa de jantar fica na entrada da sala em horizontal. Não atrapalha a passagem! Na sala só tem um ponto de luz. Não sei o que fazer! Já pensei em rebaixar o teto, só onde fica a mesa para por um lustre, na de estar, nada de lustre. Sala toda com sanca fechada e com iluminação. Quero ver a minha sala bonita e leve. O meu receio que venha ficar pesado por ser um ambiente pequeno. Por isto quero saber de vc, o que me indicaria a fazer?
    Grata!

    Idelma.

    • Olá Idelma, tudo bem? Pela descrição entendemos que as suas salas de estar e jantar são integradas, acho que o mais indicado neste caso é rebaixar com o gesso as duas, acredito que vá ficar mais bonito. Para diferenciar, você pode até fazer acabamentos diferentes nos dois ambientes. Para que não fique com aspecto de pequeno, uma dica é colocar muita iluminação, um ambiente bem iluminado não dá muito o aspecto de pequeno. Na mesa de jantar, sugerimos que você coloque um lustre, busque um lustre mais moderninho, do seu gosto, acredito que vá ficar legal, você também pode usar spots ou mangueiras de led nos demais espaços. Outra dica que você pode usar algo com espelho na sua decoração, isso também amplia o ambiente. Espero que tenha ajudado. Abraços.

  21. Oi Amigo…

    Só uma dica…
    “Sabe aquela viga no meu da sala…”. Então, não é uma viga é um pilar, ok!!
    Agradecida, de nada!!

  22. ESTOU EM DUVIAS…MINHA SALA É REBACHADA COM SANCA NO CENTRO..QUERO FAZER UMA PAREDE EM DESTAQUE…MAS ESOTOU COM DUVIDAS SE COLOCO A MESMA COR NA SANCA…TENHO MEDO DE ERRAR EARREPENDER…QUERO DICAS

    • olá Priscila, tudo bem? você não falou sobre qual é a cor ou como pretende fazer, então fica um pouco difícil de ajudar. Mas acredito que de uma forma geral, não fica bom usar a mesma cor da sanca. Tente colocar uma cor que faça um contraste a cor da sanca. Abraços

  23. BOA TARDE.

    Na minha sala tem uma sanca por fora que é aberta e uma no centro que tambem é aberta;
    Minha duvida é onde colocar a fita de led, na sanca de fora ou no centro…

    • Olá Caio, isso vai muito do seu gosto, a fita de led vai dar um efeito, você pode usar na parte de fora, de dentro ou até mesmo nas duas. Abraço.

  24. Excelente post,,,

    tenho um apartamento com sala e sala de estar no mesmo ambiente, e em uma das paredes passa um cano do andar de cima, qual ideia eu poderia colocar para não parecer menor ainda…e esconder o tubo?(sala de 2,8 x 5,10 )

    • Olá Renato, obrigado por acessar o Viver em Casa.
      O cano está no centro da parede ou mais no canto? Se tiver no centro, você poderia fazer um rebaixo no gesso com efeitos. Se ficar no canto, a dica é criar uma estante de gesso, assim você esconde e dá utilidade para a parede. Abraços

    • Olá Vasco, o revestimento é feito com madeira (MDF), mas você pode fazer também com porcelanatos que imitam madeira, o resultado fica um pouco diferente, mas fica legal também.

  25. Ola boa tarde…
    Vou rebaixar o teto dos meus quartos, queria daber de obrigatório colocar moldura… pq na verdade estou querendo o mais simples possível.

    • Olá Priscilla, não é obrigatório colocar sancas (molduras), o mais simples possível é você pedir o gesso com acabamento negativo, é o mais barato também. Fica bonito. Abraços.

  26. Estou montando um estúdio de 3,00 x 9,00. Por conta do tratamento acústico o teto tem que ser com placas com o maior percentual de furos possível (em torno de 50%). Acima dessas placas serão colocadas lã de rocha ensacadas.

    Todo o espaço será em Drywall. Entre a parede e o chão correrá uma colméia de 80 cm de altura.

    O ambiente é totalmente fechado (sem janelas).

    Poderia me ajudar com um projeto bem legal?

    • Olá Eduardo, tudo bem?
      Que legal receber sua visita aqui. Infelizmente não fazemos projetos, pois não somos profissionais da área, somos apenas admiradores.
      Espero que você consiga um bom profissional para ajudá-lo.
      Abraços

  27. olá bom dia – gostaria de saber se para uma sala de 2,80 de altura posso fazer algum trabalhado em gesso? sei que sanca não daria devido ser muito baixo, esteve á algum tempo um gesseiro que alegou não ter o que fazer o que me sugere ??

    • Olá Isabel, tudo bem?
      Existem vários modelos de santas, inclusive alguns menores. Recomendo que você procure a opinião de outro profissional, pois com certeza será possível colocar o gesso na sua casa.

      Abraços

    • Olá Renata, o estilo depende muito do tamanho do espaço e do seu gosto. Procure algumas referências para escolher, peça também a opinião de um profissional.
      Abraços

  28. Boa noite! Sabem dizer sobre a ideia 03 em qual loja posso encontrar esta solução. Entendi pela imagem que o acrílico fica no mesmo nível do gesso.
    Obrigado.

    • Olá Alexandre, tudo bem?
      Você pode encontrar esse acrílico em lojas especializadas em peças de acrílicos, inclusive podem fazer sob medida para você. Sim, a peça fica no mesmo nível do gesso.

      Abraços!

  29. Olá, bom dia!
    Apartamento de 45m² fica feio teto rebaixado?
    Um gesseiro me falou que rebaixar teto está fora de moda, que agora é só moldura que estão usando mais.
    No quarto como tem umas pequenas rachadura em cima na parede, um gesseiro falou que a moldura com o tempo vai rachar tbm, pois é da estrutura, e que rebaixar seria a melhor solução para esconder e não ter risco de rachar. Será?

    • Olá jaqueline, tudo bem? é natural que em uma estrutura do prédio/casa, o concreto trabalhe um pouco e apresente pequenas fissuras. Se a fissura virar uma rachadura considerável, recomendo procurar a construtura para fazer uma avaliação, caso seja apenas uma pequena fissura, basta fechar com massa corrida. A questão de rebaixar o teto é bem particular, tem que avaliar a sua decoração, mas não fica feio não, pode ficar tranquila. A questão de fazer apenas uma moldura lateral, é uma boa opção também, visto que, não diminui o espaço. Esperamos ter ajudado. Abraço.

  30. Olá, tenho uma sanca aberta na sala que é pequena de apartamento que tem spots nas laterais um paflon no centro da sala de estar e um lustre em cima da mesa, estou pensando em pintar as paredes na cor palha e fiquei na duvida de qual a cor deixar na sanca, devo deixar branca mesmo ou posso pintar o teto de palha e apenas as laterais da sanca branco? Mais uma dúvida, como já tenho muita iluminação posso colocar pendentes ou spots na bancada que divide a sala de jantar com a cozinha, ou melhor não.

    Obrigada!

    • Olá Leila, tudo bem? Você pode pintar a parede na cor palha e pintar a sanca e o teto na cor branca, fica melhor. A questão de colocar mais spots na bancada, recomendo você ver a necessidade. Nós temos uma bancada e o ambiente onde ela fica já é bem iluminado pois nossa cozinha é estilo americana, divide parte da sala, no nosso caso também é bem iluminado, não colocamos spots ou pendentes ali pois não houve a necessidade e ficou muito bonito. Abraços.

    • Olá Rosimar, tudo bem? Acredito que você não vai comprometer o gesso por conta de trocar o piso no andar superior, até mesmo porque se fosse assim em um prédio ninguém poderia fazer reformas certo? Mas a sugestão é que você contrate profissionais qualificados para colocação e remoção de porcelanato ou piso, peça que eles tenham cuidado na remoção. Abraços.

  31. Tenho uma varanda gourmet mobiliada, gostaria de rebaixar o teto e colocar espotes embutidos.
    vocês tem alguma sugestão de outro material que não seja o gesso ou drywall estes material sujam muito o meu apartamento esta inteiro decorado

    • olá Cido, existem alguns materiais que você pode usar como alternativa ao gesso, sugerimos que você procure uma empresa de forro e conheça os materiais que eles tem disponíveis, tem em pvc, vinil e outros. Nós também temos o apartamento decorado e optamos por fazer o rebaixo em gesso mesmo na nossa varanda, ficou muito bom. Abraços.

    • Olá Thiago, o modelo #3 pode funcionar, mas em uma cozinha você vai precisar ter um ambiente bem iluminado para o preparo dos alimentos. Provavelmente você terá que colocar mais iluminação se for fazer dessa maneira. O modelo #5 eu não recomendo para cozinha, apenas para uma sala. Abraços.

  32. Boa noite,

    Vi que uma das respostas você informava que gesso não cai bem com água, sendo assim pergunto, existe algum tipo próprio para banheiro, por ser um ambiente úmido?

    abraço.

    • Olá Fábio, você pode usar gesso no teto do banheiro sem medo, nós temos gesso no nosso inclusive. Apesar de um ambiente úmido, não chega a comprometer. O ideal é que você possua pelo menos uma janela e deixe o ambiente um pouco aberto com alguma frequência. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *