Cores para Sala de Estar – Aprenda a deixar sua casa linda!

Caro amigo, neste artigo vamos falar sobre cores para sala de estar, vamos explicar a diferença entre os tipos de tinta e explicar como explorar essas diferenças para obter efeitos diferentes na decoração da sua casa ou apartamento.

Além disso, vamos trazer várias dicas e ideias de como você pode decorar a sala de estar ou jantar usando cores na parede.

Falando sobre decoração da sua sala, recomendamos também a leitura dos seguintes artigos:

Tipos de tinta para parede interna

No mercado de tintas, você vai se deparar com os seguintes tipos de tinta: Látex PVA, Tinta acrílica, Superlaváveis, Inodoras, Esmalte sintético, Tintas epóxi e Tintas para fazer textura.

cores-para-sala-de-estar-jantar

Mas com tantas opções, qual tinta deve ser usada para pintar a parede da sala? A tinta mais indicada para o ambiente de sala, é a tinta látex pva. Os látex podem ser encontrados em três tipos de acabamentos: fosco, acetinado e semibrilho.

O látex tem esses diferentes tipos de acabamento devido a quantidade de polímero, também conhecido como emulsão na composição do produto, de modo que o semibrilho é o que tem mais emulsão, o acetinado é intermediário e o fosco tem menos emulsão dentre estes.

Tipo de acabamento

acabamento fosco não tem brilho, está em alta na decoração, principalmente para ambientes modernos e contribui para disfarçar defeitos e também algumas irregularidades nas paredes. É bastante indicado para ambientes grandes pois oferece uniformidade na cor.

Acabamento fosco
Fonte: Blog Lovin

O acabamento acetinado possui um pouco de brilho mas também ainda fica um tom mais próximo do fosco. No Brasil é também é conhecido como “toque de seda” que já vem destacado na própria lata. O acetinado oferece um acabamento muito bonito, mas é mais indicado para paredes revestidas com massa corrida, gesso ou calfinadas, ou seja, paredes mais lisas.

acabamento acetinado

O acabamento semibrilho é o que oferece mais brilho é uma tinta que reflete bastante, ela fica melhor em parede com pouca ou nenhuma imperfeição.

acabamento-semi-brilho

Agora que você já sabe qual é a tinta mais indicada para pintar a sua sala e já conhece um pouco dos tipos de acabamento da tinta látex que você vai encontrar no mercado, vamos mostrar a você como você como você pode aplicar cores para sala de estar ou jantar.

Cores para sala de estar

A partir de agora, vamos mostrar vários exemplos de como você pode aplicar a sua cor favorita na decoração da sua sala de estar ou jantar. Essa é uma das principais dúvidas que nossos leitores vinham tendo e por isso, decidimos ajudar de uma forma ainda mais completa, com exemplos práticos, para ajudar a dar um norte na hora de começar a escolher a tinta.

O objetivo é mostrar como você pode combinar sofás, tapetes, e objetos de decoração com as cores para a sala. Por isso, separamos diversas fotos de ambientes decorados, onde o ponto principal está na cor da parede.

Para ajudar a você que busca fazer um ambiente semelhante, caso tenha gostado de algum, buscamos cores parecidas de duas das maiores marcas brasileiras, a Suvinil e a Coral, são marcas que você encontra facilmente na sua cidade, mas você pode buscar qualquer marca de sua preferência, não queremos fazer nenhum tipo de propaganda aqui, o objetivo é apenas ajudar a dar um norte.

Outro fator que precisamos deixar claro é que, as cores, podem ficar diferentes quando aplicadas na parede, pois a maioria delas são misturadas no local onde você compra, então uma mistura não sai igual a outra, sempre há pequenas diferenças, além disso, o próprio acabamento onde você aplica a tinta, o número de mãos de tinta entre outros fatores podem apresentar resultados diferentes.

Se você gostou de algum cor, a nossa dica é que você vá até uma loja de tintas, especializada, procure pela cor que desejada, peça ao lojista a paleta de cores da marca, olhe as cores em volta desta cor e certamente você pode encontrar o tom ideal para você.

Outra dica é comprar uma amostra da tinta escolhida, assim você pode pintar uma pequena área da sua sala para testar, antes de comprar toda a tinta e acabar se arrependendo. Assim você vai saber se o se o resultado é o que você espera, ou se você precisa de um outro tom, pois não garantimos que ao comprar a cor, ficará igual a da foto.

#1 – Sala com parede azul marinho/escuro

A cor azul escura traz elegância e sofisticação para qualquer espaço. Nesta sala de estar, o sofá um tom abaixo da parede fez composição perfeita. Destaque para o espelho circular com moldura dourada que deu um detalhe ainda mais elegante.

Separamos duas cores parecidas de cada marca:

  • Suvinil – Baile de Máscaras – R080 / Azul marinho – R076
  • Coral –  Azul Marinho VibranteMistério do Oceano
Sala com parede azul marinho/escuro
Fonte: Rededition

#2 – Sala com parede escura

Se é do tipo que gosta de uma parede escura, saiba que você pode fazer isso de uma maneira que não carregue todo o ambiente, pode pintar apenas uma parede como nesta foto e as demais deixar na cor branca. fica muito bonito, para não carregar tanto foi combinado com um sofá branco e objetos de decoração.

Cores parecidas:

  • Suvinil – Escuridão – R151
  • Coral – Escrita Antiga
Sala com parede escura
Fonte: Worthminer

#3 – Sala com parede marrom

Se você gosta da cor marrom e talvez não tinha ideia de como poderia ficar boa a combinação com uma cor que chama tanto a atenção, você pode colocar um tom mais vintage, mais apagado ou envelhecido, combina muito bem com um sofá branco ou um sofá bege claro e um tapete com desenhos geométricos.

Cores parecidas:

  • Suvinil – Matinê – N126 / Coco Queimado – D127
  • Coral – Algodão antigo
Sala com parede marrom
Fonte: annagilliar

#3 – Sala com parede verde

A cor verde escura, também conhecida como verde bandeira, é uma cor muito marcante e elegante, fica ótima em um ambiente sofisticado, combina muito bem com paredes e sofás beges ou brancas.

Cores parecidas:

  • Suvinil – Araucária – R324 / Floresta úmida – R326
  • Coral – Verde ColonialFloresta Negra
Sala com parede verde
Fonte: HGTV

#4 – Sala com parede cinza

O cinza é a cor mais indicada para sala sua sala de estar e jantar, quando você não quer que a parede roube a cena e pretende usar objetos de decoração coloridos. É a cor que agrada a todos, não tem erro.

Tinta cinza escuro

Se você busca tons mais escuros do cinza, essas duas podem agradar.

Suvinil – Granito E065 / Cinza escuro

Coral – Caminho de Casa / Imensidão Cinza

Tinta cinza claro

Já se você é mais conservador(a), os tons abaixo não têm erro, ficam parecidos com o da foto.

Suvinil – Calopsita – A014 / Papel Machê – R208

Coral – Nuvem EnergéticaOutono Gelado

Sala com parede cinza

#5 – Sala com parede verde água

O Verde água é uma cor muito moderna, combina perfeitamente com o branco que dá um realce espetacular, casa muito bem com sofá amarelo ou branco.

Cores parecidas:

  • Suvinil – Verde água metalizadoÁgua marinha – C315
  • Coral – Paraíso SecretoCheiro de Orvalho
Sala com parede verde água
Fonte: Vogue

#6 – Sala com parede branca

O branco é uma cor que traz paz, traz sobriedade, é uma cor que amplia espaços pequenos, não tem erro e permite decorar com vários outros tons. Se você quer deixar a sua sala com parede branca bonita, pode usar um sofá cinza, linho. O preto também é uma cor muito boa para objetos de decoração.

Cor parecida:

  • Suvinil – Branco neve
Sala com parede branca
Fonte: Amy | Homey Oh My

#7 – Para tinta escura, sofá escuro

Um sofá escuro, preto ou cinza chumbo, pode ser uma opção que cai bem caso você tenha optado por escolher cores para sala com tom mais escuro.

Cores parecidas:

  • Suvinil – Azul Diesel – P336 / Baleia Azul – P075
  • Coral – Mergulho SerenoCinza Fumaça
Sala com tinta escura
Fonte: Home design etc

#8 – Sala com paredes neutras – bege claro

Para quem deseja dar um destaque sutil na parede, apenas para que ela não pareça branca, existem várias opções de tintas neutras, tonalidades que combinam com tudo como nesta foto. Um sofá verde água e um tapete colorido podem deixar a sua decoração linda.

Cores parecidas:

  • Suvinil – Papel de seda – A208 / Glacê – C204
  • Coral – Pipoca SalgadaLinho Claro
Sala com paredes neutras - bege claro
Fonte: Wonder Forest

#9 – Sala com parede cor areia

A cor bege ou areia, cai muito bem na decoração, pois permite você ousar na cor dos objetos, na cor das cortinas. Nesta sala de estar, a cortina escura combinou com o sofá escuro. Observe que um tapete felpudo em um tom mais claro que o da parede, complementa muito bem. Outra dica é você usar objetos com espelhos, combinam muito bem com esta cor.

Cores parecidas:

  • Suvinil – Chapada Diamantina – A053 / Lua Crescente – D202
  • Coral – Brinco de PérolaBranco Estiloso
Sala com parede cor areia
Fonte: Homedit

Cor pastel na decoração da sua sala

Os tons pastéis são uma ótima opção para quem deseja dar ao ambiente um ar leve e delicado.

#10 – Cores para sala – tom pastel – azul claro

Com o azul bebê, você pode usar um sofá cinza claro, linho ou animale cinza. Poltrona rosa bebê também combina para complementar a sua decoração.

Coes parecidas:

  • Suvinil – Fada – G011 / Transatlântico – Z033
  • Coral – OceanicNuvem Suave
Cores para sala - tom pastel - azul claro
Fonte: House Beautiful

#11 – Cores para sala – tom pastel – amarelo

Se você gosta do amarelo, a cor amarelo bebê combina muito com sofá bege claro ou cinza claro e permite que você utilize alguns objetos coloridos, como por exemplo, uma mesa de centro.

Cores parecidas:

  • Suvinil – Creme de milho – G073 / Palácio – B039
  • Coral – Café da manhãSelo de Carta
Sala tom pastel - amarelo
Fonte: HGTV

#11 – Sala com parede rosa

O rosa é uma cor bastante feminina, mas você pode usar ela na decoração da sua casa, sem que pareça tão feminino, veja neste exemplo, onde o chão de madeira deixa o ambiente mais rústico e objetos na cor verde complementam perfeitamente.

Cores parecidas:

  • Suvinil – Boneca de Luxo – F128 / Petúnia Rosa – G140
  • Coral –  Amor FraternoRosa Doçura
Sala com parede rosa
Fonte: Design Crisis

#12 – Sala com parede verde – tom pastel

O tom pastel na cor verde fica muito lindo na decoração da sua sala, pois pode ser combinado com outras cores como branco, cinza e colorido. Um sofá salmão ficará um espetáculo.

Cores parecidas:

  • Suvinil – Pufe – G043 / Artista de Circo – H039
  • Coral – Verde SuaveSonho Natural
Sala com parede verde - tom pastel
Fonte: Curbly

#13 Cores para sala – mistura de tons pastéis

Se você gosta de tons pastéis mas não sabe qual escolher, que tal misturar? Fica lindo, veja.

Cores parecidas:

  • Suvinil:
    Rosa: Festa Surpresa – B110
    Azul escuro: Geleiras – C333
    Azul claro: Oceano Ártico – A333
  • Coral:
    Rosa: Amor fraterno
    Azul escuro: Azul praia
    Azul claro: Casa de Vidro
mistura de tons pastéis
Fonte: room decor ideias

#14 – Sala decorada com parede bege escuro

O bege escuro combina perfeitamente com sofá marrom e tapete mais clarinho.

Cores parecidas:

  • Suvinil – Creme Escocês – C374
  • Coral – Recado de Amor
Sala decorada com parede bege escuro
Fonte: mckennableu

#15 – Parede cinza com sofá cinza

Se você possui um sofá cinza, saiba que pode fazer uma decoração cinza e ainda colocar o mesmo tom na parede. Vai ficar espetacular. Veja.

Cores parecidas:

  • Suvinil – Elefante – D161 / Cinza Urbano – C163
  • Coral – Colar de PrataCultura Grega
Parede cinza com sofá cinza
Fonte: womensfashionesia

#16 – Sala decorada com parede vermelho

Você sabia que existem vários tons de vermelhos que você pode usar na sua sala? O vermelho mais puxado para o rosa é uma boa pedida na decoração da sua sala. Porém essa cor exige moderação e equilíbrio nos demais objetos de decoração. Veja neste exemplo o ambiente não ficou tão carregado porque foi usado um sofá cinza bem claro, equilibrando a decoração.

Cores parecidas:

  • Suvinil – Morango – R112 / Cereja – R242
  • Coral – Encontro MarcadoPipoca Doce
Sala decorada com parede vermelho
Fonte: We love design

#17 – Sala decorada com parede laranja

Laranja é uma das cores mais modernas e atuais, uma verdadeira tendência. O laranja aceita muito bem cores complementares como o preto, branco e colorido.Uma dica de ouro para quem pretende pintar a parede da sala de laranja, é combinar com outros objetos de cor fosca (Observe este móvel escuro na cor fosca).

Cores parecidas:

Suvinil – Papoula – R125 / Brasa – R260

Coral – Fogueira de São JoãoXangai

Sala decorada com parede laranja
Fonte: Decoist

#18 – Sala decorada com parede preta

Quando se fala em cores para sala, o preto vem a sua cabeça? O preto é uma cor que leva a decoração a um patamar mais requintado. Combina perfeitamente com espelhos e objetos espelhados e pretos. Você pode combinar o preto com sofá cinza ou com sofá preto, fazendo uma composição all black.

Sala decorada com parede preta

#19 – Sala decorada com parede amarela

O amarelo é uma cor marcante, é bonita, viva, traz alegria, você pode combiná-la com móveis escuros como preto, cinza chumbo ou ainda com laranja e branco.

Cores parecidas:

  • Suvinil – Amarelo Bandeira – R039 / Manda – R137
  • Coral – Molho de MostardaSolário
Sala decorada com parede amarela
Fonte: Desire to inspire

#20 – Cores para sala de estar – Roxo

O roxo pode ser usado de várias formas, você pode usá-lo como uma cor neutra, mais apagado, caso prefira um ambiente menos marcante.

Cores parecidas:

  • Suvinil – Violeta Queimado – D092 / Bodega – C093
  • Coral – Perfume de AmoraRepouso
Cores para sala de estar - Roxo
Fonte: Houzz

Já se você prefere que o roxo seja mais para o tom do violeta, terá um ambiente muito intenso, um pouco mais chamativo, mas muito bonito.

Cores parecidas:

  • Suvinil – Brinco de princesa – R355
  • Coral – Azaléia

sala com parede roxa

 

#21 – Cores para sala de estar – Tinta Lousa / Quadro Negro

Se você deseja ter um ambiente moderno, descolado, que permite libertar a criatividade ou se você tem filhos pequenos que adoram pintar nas paredes, desenhar, uma cor muito legal é a tinta lousa, que imita o quadro negro ou quadro verde escolar.

Cores parecidas:

Suvinil – Esmalte Fosco na cor Verde Escolar

Coral – Coralit Fosco na cor Verde Escolar ou Preto

parede com Tinta Lousa ou quadro negro
Fonte: One Kigdesing

A tinta lousa pode ser encontrada em dois tons: preto e também em verde escuro. Ambos os tons permitem você combinar com muitas outras cores, inclusive com outras cores nas demais paredes.

parede com Tinta Lousa ou quadro negro
Fonte: sfgirlbybay

Esperamos que esse artigo tenha servido como um guia e ajude a você a imaginar como você pode usar e abusar das cores para deixar sua sala de estar ou jantar linda. Encontrou a sua cor favorita? Conte para nós, deixe seus comentários ou suas dúvidas.

9 Comentários

Responder
  1. Maravilhosas as decorações, as idéias deixam o ambiente lindo e requintado.
    Nós da loja Ciça Braga, gostaríamos de convidar você a conhecer nosso site, especializado em Papel de Parede.
    Temos uma infinidade de papéis de parede para personalizar o ambiente e dar aquele toque a mais à sua decoração.

    • Olá Adriana, isso depende do restante dos móveis que você vai usar, caso você ainda não saiba, opte por uma cor neutra, como por exemplo um cinza claro ou um bege/creme por exemplo, assim dá maior liberdade na decoração.

    • Olá Edson, tudo bem? a escolha da cor sempre depende muito da cor dos seus móveis e demais elementos de decoração. Uma dica que podemos lhe dar é que você pode optar por um cinza claro, como por exemplo a cor calopsita da Suvinil. É uma cor totalmente neutra, que vai permitir você decorar a casa com quase qualquer coisa e vai ficar bom. Esperamos ter ajudado. Abraços.

  2. Que exelente essas dicas.
    Tenho um sofá cinza mais escuro e um rack com painel na cor canela/granada,gostaria de pintar uma parede.pode ser a parede do rack?e que cor posso usar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *