Tapetes para sala – 26 ideias para você decorar a sua

Neste post vamos falar sobre tapetes para sala, vamos mostrar exemplos e dar ideias de como você pode decorar sua sala de um jeito bonito e acolhedor.

Se tem um item de decoração que deixa a casa mais aconchegante e que dá um charme a mais no espaço é o tapete, pois ele complementa o ambiente, proporciona conforto e ainda cobre aquelas imperfeições do piso que não gostamos.

No momento que escolher o seu, você deve considerar alguns itens: se deseja um tapete neutro, colorido, qual o tamanho e forma (redondo ou retangular?).

Seja colorido, neutro, estampado, com pelos ou não, o tapete pode ser aquele detalhe que está faltando para deixar seu ambiente ainda mais bonito. Então venha conferir tudo sobre esse acessório indispensável para sua casa.

Como escolher o tamanho correto do tapete?

Quando vamos escolher o tapete, sempre fica a dúvida: qual tamanho de tapete escolher? Quais as medidas ideais? O tapete costuma demarcar o espaço, por isso não é uma regra, mas o tamanho recomendado é quanto maior, melhor. É recomendável que o tapete tenha uma dimensão que permita colocar todos os móveis do ambiente sobre ele: sofás, poltronas e mesas laterais. Se você quer economizar,  o indicado é que o tapete avance pelo menos, de 10 a 30 centímetros para baixo do sofá.

tapetes para sala

#1 – Decoração com tapete de couro

Pra quem gosta de um estilo rústico e moderno, o couro é uma boa opção, há inúmeras opções no mercado em tapete de couro natural e também em couro sintético. Na imagem abaixo, a atmosfera rústica com a parede com tijolo aparente e as luminárias estilo industrial, combinaram perfeitamente com o tapete escolhido.

Decoração com tapete de couro
Fonte: Nicety

#2 – Tapetes para sala de lã

Esse modelo é uma boa dica para quem deseja um tapete quentinho e confortável. No modelo abaixo, vários tons foram aplicados no tapete com predominância do marrom, preto e bege.

Tapetes para sala de lã
Fonte: Freshome

3 – Tapete listrado preto e branco

As listras são tendências e estão com tudo, inclusive na decoração. Se você deseja sair do óbvio, o tapete listrado pode ser uma boa ideia para o seu ambiente. No exemplo abaixo, a sala neutra ganhou um toque moderno com as listras pretas e brancas, combinou com o sofá cinza e com as mesas de centro brancas.

Tapete listrado preto e branco
Fonte: Bloglovin

#4 – Tapete geométrico colorido

Para quem deseja dar aquele ar alegre e contemporâneo na sala, o tapete geométrico colorido é a alternativa certa. No exemplo, a sala neutra ganhou ainda mais vida com os efeitos geométricos coloridos. Perceba que alguns elementos como vasos e quadros trazem os tons do tapete, tudo para manter equilíbrio e estilo.

Tapete geométrico colorido
Fonte: Habitissimo

#5 – Decoração com tapete redondo

Há quem diga que o tapete redondo é difícil de combinar, mas como já mencionamos várias vezes aqui no Viver em Casa, o que importa na decoração é trazer a personalidade para os espaços. Uma dica ao optar pelo tapete redondo, é colocá-lo sobre uma peça retangular ou quadrada, pois é uma boa forma de quebrar a mesmice. No exemplo abaixo, o tapete redondo serviu para demarcar o espaço da mesa de centro, banquetas e puffes arredondados foram inseridos na decoração, um exemplo bem acolhedor e diferente.

Decoração com tapete redondo
Fonte: ideas para decoracion

#6 – Tapete belga

O tapete belga é sinônimo de luxo e sofisticação. A tapeçaria é uma obra-prima que apresenta desenhos incríveis.  Neste exemplo, a sala com o sofá marrom em couro recebeu um grande tapete estilo belga com tons vermelho e azul.

Tapete belga
Fonte: Old brand new

#7 – Sala com tapete cinza

Na hora de escolher tapetes para sala, o cinza é uma boa opção, pois é uma cor versátil e ótima para compor ambientes. Nesta sala, o tapete cinza escuro foi pano de fundo para o sofá preto e as poltronas escuras. As mesas de centro coloridas combinaram com as almofadas.

Sala com tapete cinza
Fonte: Casa Vogue

#8 – Tapete moderno geométrico

O estilo clássico ganha mais beleza com o tapete preto e branco geométrico. Perceba como o tapete vira o grande protagonista da sala de estar.

Tapete moderno geométrico
Fonte: Homedit

#9 – Sala com tapete colorido

Os tapetes que trazem estampas e cores mescladas são cada vez mais comuns na decoração. Mesmo com vários tons, o tapete ainda ficou discreto, pois traz tons cinzas e tons pastéis. Além disso, a sala mistura muita madeira, inclusive no chão. Elementos modernos e clássicos ao mesmo tempo.

Sala com tapete colorido
Fonte: Decor8

#10 – Tapetes para sala felpudos

O tapete felpudo ou peludo, é uma ótima escolha para quem deseja dar aquele ar bem aconchegante para a sala. Uma dica na hora de escolher o seu: a altura da felpa é medida da base até a ponta da fibra. Se um tapete possui o pelo com altura menor de 1,5 cm, é considerado tapete de felpa curta. Os tapetes mais bonitos no ambiente geralmente partem de 40mm de altura.

Tapetes para sala felpudos
Fonte: Signature

#11 – Tapete para sala com sofá branco

Salas clássicas geralmente apresentam elementos atemporais. O sofá claro em capitonê ganhou mais requinte e contraste com o tapete claro com detalhes escuros, uma boa dica pra quem está com medo de investir em um tapete diferente, mas que oferece alguns detalhes.

Tapete para sala com sofá branco
Fonte: home decor ideas

#12 – Tapete verde para sala

A sala pequena ficou imensa no charme. O tapete verde com detalhes brancos trouxe a cor que o ambiente pedia. A mesa de centro de vidro transparente é uma boa alternativa para quem não tem muito espaço, mas não abre mão da mesa central, além disso o seu tapete ficará sempre aparente.

Tapete verde para sala

#13 – Tapete para sala listrado

Para quem tem uma sala branca e não sabe como destacar o espaço, pode começar escolhendo um tapete. Perceba na imagem abaixo, onde o branco é predominante, porém alguns toques de cores deram a personalidade que a sala precisava. O tapete listrado azul com branco fez composição nos detalhes: perceba o azul no quadro e nas almofadas. A dica para compor cores é muito simples, invista nos tons do tapete nos elementos da sala.

Tapete para sala listrado
Fonte: Rstyle

#14 – Tapetes para sala de estar grande

A sala de estar ampla ficou ainda maior com o tapete felpudo branco combinando com o sofá claro. Perceba o ar de aconchego que o espaço traz, um bom exemplo de que branco com branco não fica sem graça.

Tapetea para sala de estar grande
Fonte: Decoholic

#15 – Tapete amarelo para sala de estar

Amarelo e cinza são cores feitas uma para outra. O tapete amarelo para sala de estar ficou moderno e combinou com a cortina do ambiente, mesmo com estampas diferenciadas.

Tapete amarelo para sala de estar
Fonte: Young House Love

#16 – Tapete para sala vermelho

tapete vermelho traz intensidade e aconchego para a sala. Perceba que o ambiente é neutro e recebeu beleza e personalidade com o tapete avermelhado. Note como a cor também foi aplicada nas almofadas do sofá.

Tapete para sala vermelho
Fonte: Domaine home

#17 – Tapete escuro para sala

Se o seu objetivo é transformar sua sala em um espaço moderno, os tons cinzas são uma ótima pedida. Neste exemplo, o sofá cinza recebeu um tapete praticamente do mesmo tom, sem fazer grandes contrastes.

Tapete escuro para sala
Fonte: Hot style design

#18 – Tapete de sisal

Algumas das características do tapete de sisal são a durabilidade e a versatilidade. Natural e elegante, é um tapete muito fácil de combinar, pois é clássico e muito bonito. Se você procura por uma tapeçaria durável para a sua sala, essa é uma ótima opção.

Tapete de sisal
Fonte: Indeed Decor

#19 – Tapete Patchwork

Se o seu desejo é ter um tapete diferente e cheio de personalidade, o tapete em patchowork é pra você. O Patchwork é um trabalho que reúne peças de tecido de várias cores e formas. Repare como nesta sala o chão com o tapete virou o centro das atenções. Uma sala única e vibrante.

Tapete Patchwork

#20 – Tapete mesclado

Combinar tons do tapete nas almofadas é uma ótima forma de harmonizar sua sala. Veja na imagem abaixo, os tons rosados e azuis do tapete foram parar nas capas da almofada, detalhes sutis que fizeram grande diferença no ambiente.

Tapete mesclado
Fonte: Planete deco

#21 – Tapete para sala moderna

O estilo industrial tem agradado muito aos adoradores da decoração. Os elementos escuros da sala ganharam leveza com o tapete claro ao centro.

Tapete para sala moderna
Fonte: Turbulences

#22 – Sobreposição de tapetes

Os tapetes azuis ganharam novas utilidades nesta sala, um sobreposto ao outro, ideia interessante que deixou o ambiente ainda mais moderno e atual. Esses detalhes dos tapetes contrastaram com as poltronas e elementos clássicos da sala de estar. Ah, e essa sobreposição não precisa necessariamente ser com a mesma cor, você pode unir dois tons que se complementam.

Sobreposição de tapetes
Fonte: Modern Home

#23 – Tapete colorido para sala

Mais cor, por favor, se você acha que não é possível ousar na decoração, está aí um exemplo que mostra exatamente o contrário. Nesta sala, todos os móveis possuem pé palito e o sofá azul turquesa ganhou ainda mais evidência com o tapete colorido geométrico ao centro. Incrível.

Tapete colorido para sala

#24 – Tapete para sala cor marrom

Se você tem dúvidas de qual cor escolher para o tapete da sua sala, tons marrons sempre são ótimas opções, pois é uma cor neutra que combina com vários tons de sofás.

Tapete para sala cor marrom
Fonte: Apartament Therapy

#25 – Tapetes para sala diferentes

Decoração criativa é sempre bem-vinda, por isso nossa dica é fazer testes e fugir do óbvio na hora de decorar sua sala. Neste exemplo foram usados dois modelos com texturas diferentes de tapetes sobrepostos, porém o tom sobre tom dá o equilíbrio necessário.

Tapetes para sala diferentes
Fonte: Visi Magazine

#26 – Tapetes para sala de crochê

O tapete de crochê é um modelo artesanal que deixa qualquer sala muito confortável e bonita. Aliás, levar toques manuais para a sala pode dar aquele aspecto caseiro que transforma qualquer ambiente sério em um lar muito aconchegante. Perceba que na sala, os tons sóbrios predominaram e além dos tapetes, puffes de fios também foram explorados. Uma boa ideia para sua sala sair do comum. Há muitos tapetes para sala de crochê, inspire-se e tenha o seu.

Tapetes para sala de crochê

Gostou das nossas dicas de tapetes para sala? Qual você prefere? Conte pra gente. 🙂

14 Comentários

  1. Boa Noite!
    Gostaria de uma sugestão sobre qual o tapete ideal para uma sala pequena, o sofá é marrom escuro de 3 lugares, o painel da tv é cor trufa com branco, e ao lado do sofá tem uma mesa com cadeiras amarelas.

    • Olá Fernanda,

      Você pode comprar um tapete felpudo marrom claro/bege ou pode ir para um mais clássico como sisal.
      Acredito serem boas escolhas pra você.

      Abraços

  2. Tenho uma sala com sofás marrom mesa de vidro cadeiras com assento gelo piso preto que cor colocar nas paredes da sala

  3. Moro em apartamento e minha sala é pequena, meu sofá tem 2,20 m em compensação o espaço entre o Homer e o sofá cinza ficou com menos de meio metro, não sem o que fazer, pois queria por um tapete geométrico com cores cinza e tons de azul. Me da uma dica por favor !

    • Olá Iraci,

      Infelizmente não sabemos a cor exata do tapete.
      Você pode procurar pelo modelo felpudo num tom bege claro/ pérola.

      Beijos

    • oi Lindalva, este tapete é apenas uma referência pra matéria. Você pode encontrar tapetes assim em casas de artesanato, feirinhas e também em lojas de departamentos que tenham produtos artesanais. Abraços.

  4. Olá…adorei o tapete de sisal..meu sofá e igual a esse da foto é as paredes brancas…será que esse tapete é o Saara da Etna?

    • Oi Andreia, tudo bem?

      Sisal é lindo mesmo, superelegante!
      Acredito que não seja exatamente o mesmo modelo, mas é bem similar.

      Beijos