Risoto de Alho Poró – Faça em 30 minutos (Muito Gostoso)

Hoje vamos ensinar como fazer um Risoto de Alho Poró, a receita é simples e muito saborosa, leva cerca de 30 minutos aproximadamente para o preparo. Essa receita é ótima para você impressionar seus convidados com um prato que além de bonito é barato e rápido de preparar, não exige muito conhecimento culinário para o preparo, ou seja, mesmo que você esteja aprendendo a cozinha, certamente vai conseguir fazê-lo.

Este prato pode ser considerado também uma receita para vegetarianos, mas agrada a qualquer público.

Esta receita é para servir duas pessoas, mas pode ser feita para mais pessoas, basta multiplicar os ingredientes.

Ingredientes

  • 2 xícaras bem cheias de arroz arbóreo
  • 5 colheres de óleo (eu sugiro de granola é mais saudável)
  • 1 maço de alho poró
  • 1 cebola
  • 1 ou 2 dentes de alho (a gosto)
  • Sal
  • 1 caldo de galinha ou carne (se você for vegetariano, pode usar caldo de legumes)
  • 1 xícara de vinho branco de mesa ou suave (caso você não queira adicionar bebida alcoólica, pode deixar esse item de fora)
  • 2 colheres de manteiga ou margarina de boa qualidade
  • 1 pacote de queijo parmesão ralado (quanto mais fino melhor)
  • 1 colher tipo concha (aquelas de servir feijão)

Modo de preparo

1 – Coloque água em uma panela média, encha bastante (se for fazer uma receita para mais de duas pessoas, use uma panela grande) e corte o caldo de galinha em 4 pedaços e jogue na panela. Adicione sal a gosto (eu coloco 2 pitadas generosas de sal) e em fogo alto deixe a água ferver, quando ferver desligue o fogo.

risoto de alho poró caldo

2 – Enquanto a água ferve com o caldo, descasque a cebola e o alho e pique em quadradinhos bem pequenos.

3 – Pegue uma outra panela média ou grande, adicione as 5 colheres de óleo, em fogo médio, adicione a cebola picada e mexa a cebola sem parar, pouco depois adicione o alho e continue mexendo. Quando a cebola estiver levemente dourada ou transparente, adicione as 2 xícaras de arroz arbóreo, sal a gosto (eu coloco 2 pitadas de sal), adicione a xícara de vinho branco e continue mexendo tudo por cerca de 1 minuto.

risoto alho poro arroz arbóreo

4 – Na panela com arroz, adicione cerca de 2 conchas de caldo (feito no passo 1) e deixe o arroz cozinhando. Sempre que você perceber que o arroz estiver secando na panela, adicione mais duas conchas de caldo e mexa um pouco o arroz e deixe cozinhar até secar.

risoto de alho poró em preparo

5 – Enquanto o arroz vai cozinhando, pegue o maço de alho poró e separe as folhas, usa-se tudo, tanto a parte branca quanto a parte verde, lave com água todo o alho poró, pois ele pode conter resíduos de terra/arreia. Após lavar, junte todas as folhas em um maço e corte bem fininho (quanto mais fino melhor). Cuidado para não esquecer do arroz.

alho poró picado

6 – Continue acompanhando o arroz (repetindo o passo 4), e a cada duas conchas, experimente um pouco do arroz para verificar se ele já está ao dente. Se você não sabe o ponto certo do arroz, veja se ele está comestível não pode estar duro e não pode estar mole demais.

7 – Quando ele estiver quase pronto, adicione apenas meia concha de caldo (só para ficar um pouco molhado para facilitar a mistura), adicione 2 colheres de manteiga ou margarina, misture tudo sem parar, e após estar misturado, acrescente o alho poró, continue misturando tudo por cerca de 1 minuto sem parar de mexer até a água da panela secar (cuidado para não deixar queimar o arroz).

8 – Pronto! agora é só adicionar uma porção no prato, adicione o queijo ralado diretamente sobre o arroz no prato (quantidade a gosto) e sirva.

risoto de alho poró

Gostou da receita de risoto de alho poró? Achou fácil de fazer? Deixe seus comentários e compartilhe a receita com seus amigos. Bom Apetite!

Um Comentário

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *