Horta em apartamento – Saiba tudo, como fazer, o que plantar

Hoje vamos falar sobre um assunto sério, mas ao mesmo tempo, muito prazeroso e saudável, vamos falar sobre horta em apartamento ou horta caseira. Ela ganha cada vez mais evidência e inclusive agora está presente em pequenos ambientes surgindo na versão horta vertical.

O que são hortas verticais?

Hortas verticais tem como principal característica o fato de ser penduradas ou fixadas em estruturas verticais, por exemplo na parede de apartamentos ou até mesmo de casas e tem por finalidade o melhor aproveitamento do espaço para ter uma horta em casa.

Grande parte das hortas são comportas por estruturas que são leves e que são fáceis de serem compradas ou até mesmo construídas com garrafas pet e outros materiais que muitas vezes são bem baratos.

As hortas verticais são indicadas principalmente para locais pequenos ou onde o espaço é bastante limitado como por exemplo apartamentos pequenos.

Por que ter uma horta em apartamento?

O apartamento é um ambiente geralmente menor quando comparado com uma casa, e principalmente, se comparado a uma casa com jardim, mas há um ponto positivo na grande maioria dos apartamentos que é o fato deles possuírem sacada ou algum ambiente externo, ainda que muitas vezes pequeno.

Horta em apartamento
Fonte: Casa e Jardim

Ter uma horta em apartamento traz muitos benefícios e vantagens ao ser humano, entre eles:

  • Alimentação mais saudável – na sua horta caseira, você irá plantar produtos sem agrotóxicos, isso permite que você produza e se alimente com produtos orgânicos, que são mais saudáveis e menos nocivos a sua saúde, além de contribuir com a nutrição da família.
  • Estímulo maior ao consumo de folhas e saladas – É natural que você se sinta mais estimulado a usar a sua horta de apartamento, nas suas refeições, nos tempero dos alimentos, aumentando também a diversidade de alimentos.
  • Decora o ambiente – Ter uma horta em apartamento também ajuda na decoração, pois em geral, o verde dos alimentos cultivados ou até mesmo o colorido de uma flor, humaniza o ambiente e deixa ele muito mais bonito e alegre, traz vida ao ambiente e melhor, sem gastar muitos.
  • Hobbie – fazer a sua horta no apartamento pode ser muito prazeroso, assim como cuidá-la diariamente, aparando as folhas, regando para mantê-la saudável entre outras atividades.
  • Colaboram para minimizar os efeitos de emissão de carbono.
  • Contribuem para a diminuição da temperatura do ambiente.
  • Deixa o custo com alimentos consumidos mais barato;

Horta em apartamento como fazer?

O primeiro passo que você precisa fazer é identificar em qual ponto do seu apartamento, você terá condições de instalar a sua horta vertical, é recomendado que você algum local que tenha acesso a luz e também possua ventilação. Geralmente essas características são encontradas em alguma parede da sacada do apartamento.

painel para horta vertical
Fonte: Meu Móvel de Madeira – Jardim vertical capri – Jatobá

Uma dica é buscar por um painel de jardim vertical que caiba na sua sacada, você pode encontrar este produto em lojas especializadas em artigos de jardinagem ou até mesmo em  lojas de produtos para casa e decoração.O painel para jardim, geralmente traz toda a sustentação para os vasos para você começar a plantar.

Mas essa não é a única opção, você também pode buscar por produtos como o painel de fibra de coco com vasos:

painel de fibra de coco para horta vertical
Fonte: Leroy Merlin – Painel de fibra de coco 100 x 100 cm com 8 vasos

Caso você não disponha de um lugar na parede ou até mesmo não queira utilizá-la, você pode adotar outra solução como a estante com prateleiras:

estante para horta na sacada de apartamento
Fonte: Meu móvel de madeira – Estante 3 pateleiras Holi – Jatobá

Todos estes produtos podem ser encontrados em lojas especializadas a um custo que varia entre R$ 150,00 a R$ 800,00. A dica para gastar menos é fazer uma boa pesquisa pois existem muitas lojas que vendem esse tipo de produto e a diferença entre eles varia bastante.

É possível fazer seu próprio painel de de jardim vertical ou treliça economizando ainda mais na montagem da sua horta vertical.

O segundo passo é separar as ferramentas para instalação do painel, de forma geral você vai precisar de:

  • Lápis
  • Chave de fenda
  • Buchas e parafusos
  • Trena
  • Furadeira
  • Braçadeiras ou ganchos metálicos
  • Vasos

Veja no vídeo abaixo, produzido pela Equipe do Leroy Merlin, um exemplo bem fácil e rápido, um passo a passo de como você pode fazer a montagem da sua horta caseira:

Horta vertical o que plantar?

A horta vertical principalmente se você deseja ter uma horta em apartamento, permite que você plante muitas coisas, mas são usadas principalmente para no plantio de temperos, ervas e hortaliças, que no brasil usamos quase todos os dias, mas afinal, o que plantar?

Você pode plantar principalmente: coentro, salsinha, sálvia, cebolinha, alface, pimentão, tomate-cereja, rúcula, orégano, manjericão, hortelã, tomilho, couve-folha, alecrim, calêndula, capuchinho entre outras plantas diversas.

Modelos de hortas em apartamento

Abaixo separamos vários exemplos de como você pode montar a sua horta em apartamento, confira, tire ideias para fazer na sua casa e principalmente divirta-se!

#1 – Horta em garrafa pet

quer fazer uma horta fácil e barata? você pode fazer a sua horta caseira usando garrafas pet, dispostas tanto na vertical quanto na horizontal.

Horta em garrafa pet
Fonte: Sempre Tops
Horta em garrafa pet
Fonte: Banana Craft

#2 – Horta em caixotes

Você pode fazer a sua horta vertical em caixotes, uma dica legal é pintar a frente da madeira do caixote usando tinta do tipo lousa, assim você pode escrever usando giz, o nome do que você plantou. Fica muito mais legal e divertido não é mesmo?

Horta em caixotes
Fonte: 99 Pallets

#3 – Horta em cano de pvc ou alumínio

Essa é uma boa ideia para você fazer sua horta caseira usando aqueles pedaços de cano de pvc ou até mesmo cano de alumínio, pedaço de calha que você não usa mais. Uma dica que fica muito legal é comprar uma tinta spray, da sua cor preferido e pintar o cano, assim você pode dar muita vida e cor a sua horta vertical.

Horta em cano de pvc
Fonte: Click interiores

#4 – Horta em pallets

Você pode ter no seu apartamento ou em sua casa, uma horta em pallets, velhos ou até mesmo novos, é um produto barato e que você pode conseguir facilmente e principalmente em empresas de logística, empresas que armazenam produtos em geral, indústrias ou até mesmo em lojas especializadas que confeccionam estes tipos de produtos.

Horta em pallets
Fonte: Clausathings

#5 – Horta em vasos

Você pode aproveitar fazer a sua horta em vasos, baldes e latas que muitas vezes você já não usa mais. É muito fácil de fazer pois você pode apoiá-los em cima de alguma estrutura ou até mesmo fazer furos nas laterais e usando correntes ou cordas, você pode pendurá-los.

Horta em vasos
Fonte: Paperblog
Horta em vasos
Fonte: Minha Casa

#6 – Horta na sacada

Já falamos no início deste artigo que você pode adquirir ou até mesmo fazer paineis para montar a sua horta vertical. Neste exemplo foi utilizado para montar a horta na sacada, um painel como estrutura e vários vasos e latas diferentes para o plantio da horta.

A dica fica por conta do tapete verde colocado no chão da sacada, ficou um charme, deu até aquela sensação de estar em meio a natureza não é verdade?

Horta na sacada
Fonte: Ikea
Horta na sacada
Fonte: Minha casa

#7 – Horta na parede

Até mesmo aquela parede que você jamais pensaria em usar para a decoração ou plantio pode ser utilizada. Neste exemplo a horta na parede deu aquele toque especial e não apenas deu beleza e vida ao ambiente, como aproveitou um local que possuía entrada dos raios solares.

Horta na parede
Fonte: Montando minha casa

#8 – horta em espaço pequeno

Você pode ter uma horta em espaço pequeno, este é um belo exemplo, muito simples, usando vasos colocados ao chão ou pendurado, na sacada deste apartamento. Muitas vezes, a beleza e a utilidade está na simplicidade.

horta em espaço pequeno
Fonte: My scandinavian home

#9 – Horta em latas

As latas estão sempre presentes em nossa vida, acondicionam alimentos, óleos, entre outros produtos diversos. Você pode fazer uma horta em latas muito facilmente, realizando o plantio como se fosse em um vaso comum.

Horta em latas
Fonte: We share ideas

#10 – Horta em vidro

É possível também criar a sua horta em vidro, usando potes de vidro de café, garrafas ou potes de vidro de qualquer natureza. Neste exemplo, foi usado um painel para fixar os vidros, usando uma espécie de braçadeira, onde os vidros foram dispostos na diagonal para facilitar a retirada dos alimentos. Abaixo de cada vidro, foi utilizada tinta branca para escrever o nome de cada plantio.

Horta em vidro

#11 – Horta na cozinha

Cada vez mais as as pessoas estão investindo no ambiente da cozinha, usando móveis sob medida, móveis planejados, buscando deixar o ambiente ainda mais aconchegante e familiar, buscando ter cozinhas mais bonitas, modernas e funcionais. Por isso, você pode planejar os seus móveis para permitir ter uma hora na cozinha.

Horta na cozinha
Fonte: Pense Imóveis
Horta na cozinha
Fonte: Hypeness
Horta na cozinha
Fonte: Fancy Windows

horta em apartamento criativaRecapitulando o que vimos sobre horta em apartamento

  1. Escolha/defina o local onde será feita a sua horta. Prefira locais que tenha acesso a ventilação e luz natural.
  2. Escolha o formato da horta que você irá fazer. Acima você viu várias formas de montar a sua.
  3. Busque ou adquira as ferramentas adequadas para construção e montagem da sua horta. O uso de ferramentas inadequadas pode causar todo um transtorno tanto na montagem quanto para manter a horta posteriormente.
  4. Adquira os materiais orgânicos e mudas para o plantio da sua horta. Busque informações sobre a necessidade de água, iluminação, ventilação e outros cuidados de acordo com a sua planta escolhida.
  5. Faça disso um hobbie, envolva toda a sua família, é legal, importante e muito saudável.

Espero que tenham gostado desse texto, gostamos de saber sua opinião, deixe os seus comentários, suas colocações, suas dicas, conte-nos como você fez em sua casa, escreva-nos suas dúvidas.

8 Comentários

Responder
  1. Obrigada pelas dicas. Por acaso não conhecem nenhum jardineiro que venha a casa ajudar a organizar uma horta de varanda? Iniciei agora este gosto pelas hortas caseiras e gostaria ajuda. Obrigada.

    • Olá Maria, infelizmente não conhecemos. Talvez tenha algum na sua cidade ou tente aprender com vídeos na internet pra montar sua horta 🙂 beijos

  2. Adorei a sugestão. Estou procurando a melhor forma de fazer uma hortinha pequena, pois desmanchei a sacada para ampliar a sala e agora não consigo me organizar para montar uma dentro do espaço. Aliás, que pega muita luz, muito sol. Algumas plantas, morreram devido o sol.

    • Oi Raquel, no texto damos algumas sugestões de plantas que você pode plantar na sua horta, como por exemploVocê pode plantar principalmente: coentro, salsinha, sálvia, cebolinha, alface, pimentão, tomate-cereja, rúcula, orégano, manjericão, hortelã, tomilho, couve-folha, alecrim, calêndula, capuchinho entre outras plantas diversas. Pode conferir estes itens no título o que plantar. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *