Escada caracol – 14 lindos modelos para se inspirar

Neste post, vamos trazer alguns modelos de escada caracol, também conhecida como escada helicoidal ou escada espiral para você se inspirar e deixar a sua casa mais bonita.

Pense numa escada linda, charmosa e ideal para pequenos espaços. Sim, esta é a escada caracol, um modelo muito conhecido que pode aparecer com as mais variadas versões de materiais, cores e estilo.

Os principais benefícios ou vantagens deste tipo de escada são: ocupa menos espaço que as escadas tradicionais e possibilita trabalhar com diferentes materiais como madeira, metais, concretos. Você também pode usar a criatividade e acrescentar cor a sua escada.

A desvantagem dessa escada se deve ao fato de ser mais estreita e curvada, o que pode exigir mais cuidado ao subir e descer. Outro fator que diferencia a escada caracol das demais escadas e também pode ser encarada como uma desvantagem é que, os degraus da curva têm um espaço um pouco menor que os demais para o apoio do pé na parte próxima ao centro. Esse modelo de escada também não é ideal para quem precisa transportar objetos grandes.

diâmetro mínimo da escada caracol é de 1,20 metro com um vão de 1,30 metro que pode ser tanto quadrado quanto redondo.

Então, confira abaixo modelos de escada caracol:

#1 – Escada caracol de ferro

Esse é um modelo tradicional e bastante usado. Neste exemplo, a escada utiliza ferro na cor preta e os degraus em madeira, ela foi inserida no canto esquerdo do ambiente e facilitou a movimentação do local.

Escada caracol de ferro
Fonte: Houzz

#2 – Escada Caracol Preta

Neste exemplo, tanto os degraus quanto o corrimão são na cor preta com o estilo bem curvado. O diferencial está nos degraus que também são de metal no estilo grade, que além de ser bonito, ainda funciona como antiderrapante. Perceba como ficou moderna e destacou o ambiente todo branco.

Escada Caracol Preta

#3 – Escada Caracol na decoração da sala com parede azul

Nesta sala decorada com parede azul e piso laminado, a escada marrom combinou com a estante da mesma cor. Abaixo da escada foram inseridas duas luminárias de chão de tamanhos diferentes que deixaram a escada ainda mais em evidência.

Escada Caracol na decoração da sala com parede azul

#4 – Escada espiral em inox

Para quem adora um toque de modernidade, a escada com a estrutura em aço inox ficou diferente e bonita. Os degraus brancos equilibraram o design da sala. Vasinhos de plantas foram colocadas embaixo da escada para dar ainda mais vida ao ambiente.

Escada espiral em inox
Fonte: Scale

#5 – Escada caracol branca com corrimão de inox

A escada com degraus em madeira branca e corrimão em inox ficou perfeita com o contraste da parede e piso de cimento queimado. O corrimão curvado com as laterais abertas deram leveza ao ambiente decorado com móveis modernos, todos na cor branca.

Escada caracol branca com corrimão de inox
Fonte: Trovaerinnova

#6 – Escada em sala vintage

Esse espaço decorado no estilo vintage, trouxe uma escada caracol que é o ponto central da sala. Esta escada foi decorada com degrau em madeira preta e a parte de sustentação em metal que também liga o corrimão.

Escada em sala vintage
Fonte: Vintage and Chic

#7 – Escada espiral rosa

Essa decoração é diferente e ideal para quem não tem medo de ousar. Perceba como o espaço é claro e sem muitas interferências, o que permitiu que o modelo de escada ficasse ainda mais em evidência.

Escada espiral rosa
Fonte: Reciclando Enelatico

#8 – Escada caracol moderna

Esta escada tem um design diferenciado e bem moderno, a começar pelos degraus que possuem um formato semelhante a uma pétala de flor, todo na cor branca e com uma espessura robusta. O corrimão também merece atenção, pois não possui a lateral fechada, o que tornou o ambiente contemporâneo e em completa sintonia com o restante dos cômodos.

Escada caracol moderna
Fonte: Decofilia

#9 – Escada Helicoidal amarela

Para quem gosta de transformar o ambiente, a escada com degraus amarelos com certeza é uma ótima ideia. O corrimão preto deu mais neutralidade ao ambiente e o tapete colorido logo no início da escada trouxe alegria ao espaço.

Escada Helicoidal amarela
Fonte: Vkvvisuals

#10 – Sala rústica com escada

Poderia ser apenas uma sala bonita, mas a escada transformou essa casa num lugar acolhedor. A escada caracol branca com degraus em madeira deu o equilíbrio para a sala rústica, que trouxe móveis em madeira, sofá de couro marrom e estante de livros em madeira.

Sala rústica com escada
Fonte: Nuevo Estilo

#11 – Escada espiral pequena

Essa escada é ideal para aproveitar os ambientes, principalmente para quem não tem muito espaço a perder. Na foto abaixo, a escada caracol de madeira foi perfeita para o loft, pois facilitou o acesso ao espaço ao ser  inserida no canto direito e ainda auxiliou na transição entre os cômodos.

Escada espiral pequena
Fonte: Homedit

#12 – Escada dourada

Essa escada caracol é requintada, pois seu formato é todo trabalhado na cor dourada. Também possui detalhes diferenciados no acabamento de metal, já os degraus trazem uma camada em madeira.

Escada dourada
Fonte: Oprah

#13 – Escada Caracol de madeira louro freijó

Essa escada é puro design, com uma forma toda curvada, as laterais largas da escada deram todo o efeito moderno, parecendo mais com uma obra de arte do que uma simples escada. O guarda-corpo em acrílico ajudou a ampliar o ambiente e deixar mais contemporâneo. Para completar a decoração, foram usados móveis claros.

Escada Caracol de madeira louro freijó
Fonte: Trendir

#14 – Escada espiral com degraus em acrílico

O diferencial nesta escada espiral são os degraus em acrílicos, muito modernos quando combinados com a parte de sustenção em aço escovado.

Fonte: Scale
Fonte: Scale

Gostou dos modelos de escada espiral? Deixe os seus comentários ou suas dúvidas.

2 Comentários