Cortinas para quarto – Tipos de cortina e 18 lindas ideias

Um bom projeto de decoração envolve muitos itens, hoje vamos falar sobre cortinas para quarto de casal, solteiro ou até mesmo para o quarto das crianças. As cortinas, assim como tapetes, papéis de paredes, quadros, móveis e a iluminação tem um papel fundamental para deixar o quarto mais decorado, aconchegante e bonito.

Com tanta variedade de tecidos, formatos e jeitos diferentes de dispor as cortinas, fica um pouco difícil de escolher o tipo de cortina ideal, sem auxílio de um profissional, decorador ou uma boa referência, principalmente para quem nunca teve experiência na compra de cortinas.

Para tentar ajudar nessa etapa da decoração, vamos dar algumas dicas durante todo o texto e lhe mostrar fotos de referências, para que você consiga decorar seu quarto.

Quando você começa a pesquisar sobre cortinas, é natural que você se assuste no primeiro momento com o preço das cortinas, cortinas não são baratas, exceto se você encontrar um modelos pronto em lojas de departamentos, e ainda assim, vale a pena pesquisar, pois existe bastante diferença nos preços entre uma loja e outra.

Dicas para escolher cortinas para quarto:

  1. Tire a medida das suas janelas e confira a medida duas ou três vezes para não ter chance de errar no tamanho.
  2. Para que a cortina fique bonita e funcional, deixe uma margem de cada lado da janela, recomendamos algo em torno de 20 cm para cada lado, ou seja, se a sua janela possui 2,50 metros de largura, compre uma cortina com pelo menos 2,90 metros de largura.
  3. Se o seu quarto possui rebaixo de gesso, verifique se foi deixado o espaço adequado para o cortineiro. geralmente este espaço fica em torno de 15 cm. Isso pode definir o tipo de cortineiro que você deve adquirir.
  4. Tipos de cortinas – A escolha do tipo de tecido é muito importante, por se tratar de quarto, geralmente opta-se pela escolha de dois tecidos, um mais fino (por exemplo: voil, seda, linho, renda) e outro com blackout, assim você tem dupla funcionalidade na sua janela, um que bloqueia as luzes externas e outro que permite você deixar o quarto mais iluminado. Existem tecidos também com blackout parcial, que bloqueiam parcialmente o sol.
  5. Preço – Pesquise o preço e a qualidade das cortinas em muitas lojas, faça muitas cotações / orçamentos, é possível encontrar diferenças de preço que ultrapassam 100% entre uma loja e outra.
  6. Varões – O uso de varões para cortina é sempre uma boa opção e você vai se surpreender com a quantidade de modelos existentes para você comprar, tem modelos quadrados, arredondados e também várias cores: branco, cromado, aço escovado, bronze, dourado. É bom definir o que se deseja quando sair para pesquisar.

Tipos de cortinas – Modelos de pregas

Na hora de escolher o tipo de cortina, é fundamental escolher o tipo de prega, aposto que você conhece uma ou duas, mas existem várias, abaixo veja diversos tipos de prega que você pode fazer para sua casa:

Fonte: studyodecor
Fonte: studyodecor

Agora que você já tem algumas dicas e já sabe tudo sobre os tipos de pregas existentes, que tal ver algumas fotos de referências para ajudar a escolher as cortinas para seu quarto. Confira abaixo 20 lindas fotos de quartos decorados com cortinas.

#1 – Cortina para quarto de luxo – Cinza

Neste quarto de luxo, a arquiteta usou a combinação de cores cinza (cor da cortina), bege e marrom para os demais elementos. Nesse quarto, foi utilizado cortineiro embutido no gesso.

Cortina cinza para quarto de casal de luxo
Fonte: Carolina Vianna Coelho em Casa Cor Santa Catarina- Itajaí 2015

#2 – Persiana Cortina Double Vision para quarto de casal clássico

Um quarto clássico decorado com persianas/cortinas double vision para quarto clássico e com ar mais contemporâneo.Tons de marrom e bege foram usados com muita sofisticação.

Cortina Double Vision para quarto de casal clássico
Fonte: Aline Cangussu em Casa Cor Bahia 2015

#3 – Cortina / Persiana de Madeira para quarto de jovem solteiro

Este quarto de solteiro ganhou um toque moderno com a persiana de madeira. A prateleira amarela com o papel de parede cinza destacaram ainda mais o ambiente.

Cortina Persiana de Madeira para quarto de rapaz solteiro
Fonte: Ana Paula Munhoz em Casa Cor Goiás 2015

#4 – Cortina para quarto de bebê – Menina / Feminino

A cortina rosa bebê deixou o quarto suave e aconchegante. No berço, foi utilizado um voil com a mesma cor da cortina da janela que combinaram com os tons beges e dourados dos móveis.

Cortina para quarto de bebê - Menina / Feminino
Fonte: Saulma Maria da Silva Freitas em Casa Cor Minas Gerais 2015

#5 – Cortina para quarto azul e branco

O quarto ganhou charme com a cortina em degradê azul e branca. Aliás, o tom da cortina combinou com a cor da parede azul.

Cortina para quarto azul e branco
Fonte: Blog Lovin

#6 – Cortina de Voil

Cortina de voil ou também conhecida como cortina de voal, um modelo que não tem erro pela beleza e simplicidade. Esse tipo de cortina costuma trazer delicadeza ao ambiente, porém se não tiver forro, não serve para deixar o espaço escuro e não protege os móveis do sol. Perceba como a cortina branca se destaca na parede azul (similar a cor Lago Gray da Suvinil) e o varão bronze combina perfeitamente com o pendente bronze do quarto,

Cortina de Voil
Fonte: Bug

#7 – Cortina azul Tiffany

A cor do momento – azul Tiffany deu o tom delicado para o quarto. Perceba como a cabeceira e o baú são da mesma cor da cortina, uma ótima opção pra quem deseja fugir das cores convencionais na decoração. A parede foi pintada na cor bege.

Cortina azul Tiffany
Fonte: Digs Digs

#8 – Cortina romântica

Para uma cortina bonita, não precisa de muito. Um simples tecido leve e fitas podem tornar o espaço agradável, como foi o caso desse espaço que ganhou uma cortina romântica com amarrações diferenciadas.

Cortina romântica
Fonte: Apartamento Therapy

#9 – Cortina para quarto com blackout

Se além da beleza, você deseja uma cortina para deixar o ambiente mais escuro ou até mesmo proteger seus móveis, a cortina com blackout é uma ótima opção. Dos mais diferenciados tecidos e cores, você pode escolher a que mais combina com seu ambiente.

Cortina para quarto com blackout
Fonte: Blog Lovin

#10 – Cortina de Cetim

A cortina de cetim é também uma boa opção para decorar o seu quarto, nesta imagem, um quarto mais no estilo clássico, tem uma cortina azul acinzentada que acompanha a cor da capa para os travesseiros. Existem outras opções, como por exemplo a cortina de cetim amassado ou combinando o cetim com voal.

Cortina de Cetim
Fonte: South

#11 – Cortina listrada

Neste quarto, percebemos como a cortina listrada ganhou o destaque especial com as 3 tonalidades: branca, cinza e amarela, uma ótima ideia para fugir do comum e transformar o ambiente num lugar alegre. Os travesseiros na cama utilizaram o mesmo tom do amarelo da cortina, o que trouxe muita sintonia na atmosfera do quarto.

Cortina listrada
Fonte: Houzz

#12 – Cortina curta

Para quem precisa deixar a cabeceira da cama embaixo da janela, a cortina curta pode ser uma boa opção, já que não atrapalha o móvel, além de trazer um ar moderno e delicado. O tecido azul bebê também deu um ar leve e bonito ao quarto.

Cortina curta
Fonte: Achados de Decoração

#13 – Cortina rosa para quarto de menina

A sua menina sempre sonhou em ter um quarto de princesa? a decoração deste quarto usou as cores branca e rosa bebê. O destaque ficou para a linda janela decorada com cortina rosa com varão.

Cortina rosa para quarto de menina
Fonte: House to Home

#14 – Cortina para janela pequena de quarto

Este pequeno quarto fica no sótão da casa e possui uma janela pequena, mas isso não impede de deixar o quarto bem decorado com uma cortina. O proprietário optou por usar uma cortina marrom para combinar com os demais móveis na cor tabaco.

Cortina para janela pequena de quarto
Fonte: User

#15 – Cortina cinza para quarto branco

Este quarto minimalista, todo decorado na cor branco, recebeu como único destaque uma cortina cinza com blackout. A fixação da cortina foi utilizando varões de metal. O ambiente ficou tão limpo e bonito que bastou a cama e poucos móveis para deixar o ambiente bem decorado.

Cortina cinza para quarto branco
Fonte: Deco cool

#16 – Quarto com vista para o mar

Se você tem uma bela vista para o mar ou vista para o campo, porque escondê-la? Tem mais que aproveitá-la, é um estímulo diário para o ser humano se deparar com uma bela paisagem todos os dias e um privilégio para quem tem condições de ter um ambiente assim.

Para este tipo de quarto com vista, o mais indicado é usar uma cortina voil branca, que permite que a luz adentre ao ambiente e permite você sentir a sensação de proximidade com a natureza.

Quarto com vista para o mar
Fonte:Blog Lovin

#17 – Cortinas estampadas para quarto de casal

Se você tem um quarto temático ou no estilo retrô, as cortinas estampadas são uma boa opção para a decoração. O ideal neste caso, é buscar por uma cor e um desenho de estampa que harmonize com o restante da decoração e dos móveis. Cuidado se você utiliza papel de parede, pois as cortinas estampadas trazem muita informação e combinando as duas, pode deixar o ambiente muito pesado ou com problemas de personalidade.

Cortinas estampadas para quarto de casal
Fonte: Casasugar

#18 – Cortina romana de tecido

A decoração deste quarto usou como elementos de decoração, capas para os travesseiros usando tecidos estampados, tecidos trabalhados e coloridos. Por este motivo, a cortina precisava ser mais sóbria, para não deixar o ambiente muito poluído, até porque é um quarto, um local onde você busca para descanso não é mesmo?

Então optou-se por decorar usando uma cortina romana com tecido marrom, um pouco mais escuro que a cor da parede.

Cortina romana de tecido
Fonte: Um brinco

Já escolheu o modelo de cortina para o seu quarto? Deixe um comentário e conte pra gente.

15 Comentários

Responder
    • Olá Nadia, tudo bem?
      Infelizmente não entendemos muito bem a sua dúvida. Você teria um exemplo da janela para auxiliarmos você?
      Abraços e obrigada por visitar nosso site.

    • Olá florinda, existem várias formas de instalar as cortinas, mas você pode adotar algo em torno de 10cm mais alto que a janela. Abraços.

    • Olá Francisca, tudo bem?

      Você pode escolher um tecido mais escuro, como cinza ou grafite. São cores bonitas e que combinam com tudo.
      Beijos

  1. Olá! Meu quarto tem uma janela de 2 metros de largura e outras duas básculas na mesma parede. Como coloco as cortinas? Minha dúvida é se coloco uma em cada janela, ou uma na parede toda.

    • Olá Roberta, obrigada por visitar o Viver em Casa 🙂
      Caso você abra as janelas basculantes mais seguidamente, você poderá fazer a cortina total, porém com uma aberta também próxima as basculantes, para facilitar a abertura das janelas. Isso vale apenas se elas estiverem próximas da janela. Caso haja um espaço na parede, pode separar as cortinas e aproveitar para decorar o espaço.

      Beijos

  2. Ameiiii sua página. Preciso de sua ajuda meu quarto é 4m por 4m e é muito claro, meus móveis são cores tipo cerejeira, parede gelo. Tenho 1 janela de frente medindo 1,20 m e 1 janela de lado da mesma medida. Então pensei em botar nas 2 janelas black-out beje com um tecido fino marrom ou até mesmo um tecido rendado marrom. Por favor me ajude nessa. Bjs 😘

    • Oi Cintia, tudo bem?

      Que tal uma cortina pérola ou bege bem claro com blackout? Pois como seus móveis são em cerejeira, o marrom escuro poderá carregar demais.
      Invista em almofadas coloridas para colocar na sua cama. Quem sabe invista também em papel de parede ou uma pintura diferente em uma das paredes.

      beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *