Surpreenda: Como Fazer Hambúrguer Gourmet (Fácil)

Surpreenda os seus amigos e familiares, aprenda Como Fazer Hambúrguer Gourmet em Casa, é simples e fácil, mesmo que você não seja um cozinheiro profissional.  Esta receita leva aproximadamente 1 hora de preparo.

Como fazer hambúrguer

Ingredientes

Estes ingredientes rendem 4 hambúrgueres, se você quiser fazer mais, multiplique as porções conforme a sua necessidade.

Ingredientes para o hambúrguer

  • 500g de carne moída de primeira
  • 50g queijo gorgonzola – 50 gr (Opcional)
  • 1 cebola Roxa (pequena)
  • Sal
  • Pimenta do reino (opcional)
  • Cominho em pó (opcional)
  • Cebolinha
  • Salsinha

Ingredientes para a cebola caramelizada

  • 1 cebola normal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 3 colheres de chá de molho shoyu

Ingredientes para a montagem

  • 4 pães de hambúrguer
  • 4 fatias de queijo Muçarela
  • 1 tomate
  • 4 folhas de alface americana
  • Requeijão

 Como Fazer o Hambúrguer Gourmet

Primeiramente abra a carne moída em uma tábua ou um local plano para o trabalho. conforme a imagem abaixo:

como fazer hamburguer gourmet

Em seguida, tempere a carne com pitadas de sal (não economize no sal), cominho e pimenta do reino, até que fique semelhante a foto abaixo:

como fazer hamburguer gourmet

Agora corte uma ou duas fatias do queijo gorgonzola, pique em pedaços pequenos e coloque sob a carne aberta. Caso você não goste ou não queira o queijo gorgonzola, então pule este passo e siga com a receita.

como fazer hamburguer gourmet

O próximo passo é misturar a carne com o tempero, recomendo que você dobre em partes, conforme a foto abaixo:

como fazer hamburguer gourmet

Abra a carne novamente e adicione Salsinha, Cebolinha e a Cebola Roxa picada, conforme abaixo:

como fazer hamburguer gourmet

Repita o passo de dobrar a carne para que os ingredientes se misturem, forme uma espécie de bolinha com a carne e embale com plástico filme, leve à geladeira por pelo menos 15 minutos (se preferir pode manter por mais tempo).

como fazer hamburguer gourmet

Retire a sua carne do plástico, abra a carne novamente na tábua, divida a carne em 4 partes iguais (pode utilizar uma faca para fazer a divisão).

Unte uma forma com óleo, pegue uma das partes e forme um bolinho em sua mão, abra o bolinho formando um hambúrguer e coloque na forma.

O ideal é que o hambúrguer seja bem largo e relativamente fino, pois o hambúrguer irá encolher bastante após ser assado. Repita este processo com as demais partes até que obtenha um resultado parecido com o da foto abaixo:

como fazer hamburguer gourmet

Agora leve ao forno elétrico ou a gás, pré-aquecido, a 250 graus por cerca de 10 a 15 minutos.

Os hambúrgueres soltarão bastante líquido, então é necessário que você retire a forma do forno e descarte parte do líquido do recipiente, mas não tudo, pois seu hambúrguer ficará seco e perderá um pouco do sabor.

Coloque novamente a forma ao forno e deixe por cerca de 5 minutos até a sua carne ficar levemente dourada, então retire do forno e vire os hambúrgueres, coloque novamente ao forno por mais 10 a 15 minutos.

Para finalizar, retire do forno e coloque uma fatia de queijo muçarela sobre os hambúrgueres, então coloque a forma novamente no forno por mais 1 minuto até derreter o queijo.

como fazer hamburguer gourmet

Pronto, agora retire o hambúrguer do forno, e então já pode iniciar a montagem do pão.

Vantagens de fazer o hambúrguer no forno

O seu hambúrguer ficará muito mais saudável, pois ao invés de frito será assado, conterá menor teor de gordura, é mais prático de fazer porque não fica com odor de fritura no ambiente (principalmente para quem mora em apartamento), a carne ficará com mais sabor do tempero do que de gordura, o que deixará o seu lanche ainda mais gostoso.

Como preparar o molho de cebola caramelizada

Despeje um pouco de óleo em uma frigideira, coloque-a em fogo médio e então despeje cebolas cortadas em pedaços  e mexa-as com uma colher de pau (ou outra de sua preferência), mexa sem parar até a cebola ficar um pouco transparente e corada.

Acrescente uma colher de chá de açúcar e mexa sem parar até dissolver. Por último, acrescente molho shoyu a gosto, misture tudo e desligue.

como fazer hamburguer gourmet

Como montar o seu lanche gourmet

Corte o pão de hambúrguer ao meio deixando uma borda no final, de modo a deixar a parte de baixo e a parte de cima unidas. Passe requeijão – se preferir use maionese – nas duas partes internas do pão, adicione as folhas de alface e tomate, conforme a imagem abaixo:

Acrescente os hambúrgueres e a cebola caramelizada e então feche o seu lanche.

como fazer hamburguer gourmet

Você pode servir o seu lanche da forma tradicional como feito até agora ou pode ainda prensá-lo usando uma sanduicheira, veja a diferença e o resultado das duas opções nas fotos abaixo.

como fazer hamburguer gourmet

 

Gostou? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais e deixe-nos o seu comentário. Não deu certo na primeira vez? não desista, tente mais vezes e certamente achará os pontos corretos e seu lanche ficará cada vez mais saboroso.

5 Comentários

Responder
    • Olá Carol, que legal receber sua visita em nosso blog.
      Sim, essa receita possibilita fazer também sem gorgonzola ou até mesmo incluir outros tipos de queijo. Fique à vontade para se aventurar na cozinha.
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *