Como escolher aquecedor a gás ideal

Hoje vamos falar sobre como escolher aquecedor a gás ideal. Este é um equipamento que gera muitas dúvidas para as pessoas. Dá muito trabalho na hora de escolher e saber qual o melhor modelo de aquecedor, qual o modelo certo para a sua necessidade, saber se o aquecedor de água consome muito, se o aquecedor a gás vale a pena, enfim, são várias dúvidas de quem está pensando em comprar um aquecedor.

É importante esclarecer que não somos especialistas neste tipo de equipamento, mas de tanto pesquisar a respeito, para atender a nossa própria necessidade, tivemos que aprender bastante, buscar muita informação e consultamos diversos especialistas e por isso decidimos compartilhar tudo que aprendemos com vocês. Espero que gostem e caso tenham alguma dúvida mais técnica, sugerimos a consulta a um especialista.

Aquecedor de água a gás

Antes de mais nada, é importante frisar que, muitas pessoas se dizem insatisfeitas por problemas com os aquecedores a gás. É verdade, é um equipamento delicado e que exige uma escolha criteriosa, uma série de cuidados e planejamento antes de comprar para que ele funcione adequadamente e não cause frustração após a compra.

Muitas pessoas acabam comprando o seu aquecedor a gás no impulso ou escolhendo o modelo mais barato, afinal, é um equipamento com preço bastante elevado. Grande parte das construtoras vem projetando seus apartamentos para uso do aquecedor a gás ao invés do chuveiro elétrico. Por isso a procura por aquecedores cresceu muito.

A maioria dos problemas com aquecedores a gás, conforme nossa pesquisa, ocorre devido a escolha inadequada do aquecedor para sua necessidade (falta de informação, falha na consultoria de venda), escolha do aquecedor errado para o tipo de gás, kit de acessórios errados, má instalação, Pressão de água inadequada para a instalação entre outros.

Para ajudar vocês a não cometer esses erros com tanta facilidade, vamos compartilhar abaixo muitas dicas para que você fique satisfeito ao comprar o seu aquecedor a gás e isso não vire uma dor de cabeça.

Tipos de Gás

A primeira coisa que você precisa saber antes de comprar um aquecedor a gás é saber o tipo de gás que será utilizado. Os tipos de gás encontrados no Brasil são:

Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) – É o gás mais comum, é o famoso gás de cozinha, utilizado na maioria dos prédios e casas no Brasil, pela sua facilidade de abastecimento que utiliza botijões, seja em casas ou apartamentos.

Gás Natural (GN) – É o gás fornecido a partir de encanamentos vindos da rua, geralmente utilizado por grandes empresas e postos de combustível. Geralmente encontrado em grandes cidades. Nas cidades menores o fornecimento deste tipo de gás acaba ficando mais restrito a empresas.

Você ainda não sabe qual é o tipo de gás da sua casa ou apartamento? Procure no manual da construtora ou pergunte ao síndico do seu prédio. Ele certamente vai poder lhe passar o tipo de gás correto.

Tipos de Aquecedores de Água a Gás

Em geral podemos definir que existem dois tipos de aquecedor de água a gás. O aquecedor de exaustão mecânico ou digital.

Diferença entre o aquecedor a gás mecânico e o digital

A principal diferença entre o aquecedor mecânico e o aquecedor digital é que no aquecedor mecânico, a chama é fixa, independente da quantidade de água que passa pelo aparelho. Então por exemplo, se você tiver dois chuveiros abertos e desligar um deles, o outro tende a ficar mais quente, pois a chama é fixa, a temperatura é fixa, pode causar queimaduras se não usado com cuidado.

Já o aquecedor digital, possui um sistema de modulação automática, que regula a chama conforme a quantidade de água que está sendo solicitada, tornando o equipamento mais eficiente e agradável.

Aquecedor a gás mecânico

O aquecedor a gás mecânico, também conhecido como aquecedor manual, é o modelo mais antigo no mercado, geralmente possui regulagem de temperatura, volume de gás e volume de água manual com borboletas dispostas na frente do aparelho.

O aparelho pode ser encontrado em dois formatos, de exaustão natural que elimina o gás naturalmente ou exaustão forçada que possui uma ventoinha que expulsa o gás queimado pelo aparelho.

Aquecedor a Gás com exaustão forçada manual

Há muitas pessoas que preferem o “bom e velho aquecedor manual” pois acreditam que o melhor é ter o controle total da chama independente do volume de água que passa no aparelho. Porém, este tipo de aquecedor também traz muitas desvantagens em relação aos modelos digitais (mais novos), principalmente quando você possui mais de um chuveiro ou mais de um ponto ligado ao aquecedor.

Vantagens:

  • Sistema mais simples que o digital.
  • Regulagem manual de todos os fatores.
  • Temperatura constante.
  • Mais barato.

Desvantagens:

  • Menos eficiente, gasta mais gás e energia.
  • A temperatura é fixa, o que pode favorecer queimaduras se não for manuseado adequadamente.
  • A temperatura pode ficar muito alta para a necessidade.

Aquecedor a Gás Digital

O aquecedor a gás digital é o modelo mais novo no mercado, diferente do aquecedor mecânico, o modelo digital possui um sistema de modulação da chama, mais eficiente e mais econômico, pois aquece a água na temperatura configurada por você conforme a necessidade de vazão, ou seja, ele se adapta a quantidade de água que for necessária para os pontos de distribuição.

No modelo digital, você configura apenas a temperatura desejada e acompanha no visor. Todos os demais controles são realizados automaticamente pelo aparelho.

Aquecedor de água a gás digital

Por exemplo, se você tem um chuveiro aberto e abre outro chuveiro, ele se adapta automaticamente para atender aos dois pontos simultaneamente, aquecendo um volume de água maior com uma chama maior, ao fechar um dos chuveiros ou diminuir um dos misturadores, o sistema se adapta para a nova necessidade, evitando desperdício de gás.

Vantagens:

  • Mais eficiente, gasta menos.
  • Adapta-se melhor as variações de necessidade de água.
  • Controle da temperatura mais preciso.
  • Possui sistemas de segurança mais bem elaborados.
  • Mais durável.

Desvantagens:

  • Preço mais alto.

Como escolher a capacidade de vazão ideal para seu aquecedor a gás

A capacidade de vazão do aquecedor de água a gás é um dos itens mais importantes a ser levado em consideração na hora de comprar o seu aquecedor.

Este é o ponto que a maioria das pessoas erra na escolha e depois reclama que o aquecedor é ruim, que foi mal instalado e que não presta (aquecedor a gás não aquece a água). Mas na verdade, se sua necessidade de vazão de água aquecida é maior do que o aquecedor suporta, é natural que a água não chegue quente ao destino. Vamos explicar melhor abaixo.

Você sabe qual o aquecedor a gás ideal para 2 chuveiros que trabalham simultaneamente? 18 Litros? 20 Litros? 22 Litros? e seu eu lhe disser que você pode estar errado? Você já observou as letras miúdas no final do folder do fabricante? Pois é, geralmente os fabricantes se baseiam em chuveiros com vazão de 8 litros por minuto (um pouco mais que os chuveiros elétricos que geralmente possuem cerca de 5 litros por minuto). Mas ai vamos lhe ensinar algo que a maioria dos vendedores não explica!

Não é possível determinar qual o aquecedor a gás ideal sem saber qual é a vazão de água do chuveiro! Veja um exemplo com 2 chuveiros diferentes:

Exemplo 1 – Chuveiro Docol Barcelona

Chuveiro Docol Barcelona

Este é um chuveiro comum encontrado no mercado. Entrei no site do fabricante e procurei pela informação da curva de vazão deste chuveiro. Vejam abaixo:

Curva de vazão chuveiro docol barcelona

Percebam que, se você tiver uma pressão de água muito grande (por exemplo morar nos primeiros andares de um prédio com mais de 10 andares), você deverá atingir a vazão máxima do chuveiro, que conforme você pode observar no gráfico é de aproximadamente 28 litros por minuto.

Pasmem, mas para atender a este único chuveiro será necessário um aquecedor com capacidade de 30 litros por minuto. Se você comprar um aquecedor de 22 litros (que geralmente dizem que é para 2 chuveiros) a água chegará fria ou morna.

Você possui 2 chuveiros destes no seu apartamento? quer agua aquecida? então prepare-se, será necessário que seu aquecedor tenha capacidade para aproximadamente 40 litros por minuto ou mais.

Exemplo 2 – Chuveiro Docol Éden

Neste exemplo escolhi um chuveiro que a fabricante classifica como Chuveiro economizador. Trata-se do Chuveiro Docol Éden.

Chuveiro Docol Éden

Este é outro chuveiro comum encontrado no mercado. Entrei no site do fabricante e procurei pela informação da curva de vazão deste chuveiro. Vejam abaixo:

Curva de vazão chuveiro docol éden

Observem que, este chuveiro tem uma curva de vazão muito menor ao do exemplo 1, podendo chegar a no máximo 12 litros por minuto.

Neste exemplo, um aquecedor a gás com capacidade de 25 litros por minuto poderia atender muito bem, com água bem aquecida, dois chuveiros deste tipo.

Dependendo da quantidade de mistura com água fria, um aquecedor de água a gás com capacidade de 22,5 litros também poderia atender.

Percebeu como o aquecedor pode não ter culpa da agua não chegar quente no seu chuveiro? Mas calma, se este for o seu problema, tem solução!

Aquecedor de água a gás – água não esquenta – Como resolver

Se o seu problema é o mesmo relatado acima, ou seja, a vazão de água é muito grande para a capacidade do seu aquecedor, uma solução é comprar um kit regulador de vazão de água ou kit redutor de vazão de água como este abaixo:

Kit Regulador de vazão de água para chuveiros e torneiras

Este kit pode ser instalado facilmente por você no cano do seu chuveiro para reduzir a vazão de água para uma quantidade escolhida por você, por exemplo, para 8 litros por minuto, como determina os folders dos fabricantes de aquecedores.

O kit redutor de vazão é uma peça relativamente barata e pode encontrada em lojas de material de construção com preços variando entre R$ 20,00 a R$ 50,00.

Não sabe como instalar o redutor de vazão? Clique aqui e confira este vídeo explicativo.

Melhores marcas de aquecedores a gás

De acordo com a pesquisa que realizamos, todas as marcas que citaremos abaixo são consideradas boas, todas tem reclamações encontradas na internet, mas são as melhores marcas de aquecedores de água a gás segundo diversos técnicos e especialistas consultados:

  • Rinnai (www.rinnai.com.br) – Fundada em 1975, a Rinnai Brasil fica em Mogi das Cruzes em São Paulo.
  • Lorenzetti (www.lorenzetti.com.br) – Fundada em 1923, a Lorenzetti fica localizada na cidade de São Paulo.
  • Komeco (www.komeco.com.br) – Fundada em 1992, a Komeco fica localizada na cidade de Palhoça em Santa Catarina.
  • Bosch (www.bosch.com.br) – Fundada em 1895, A Bosch é uma marca alemã estabelecida no Brasil.
  • Rheem (www.rheem.com.br) – Fundada em 1920, a Rheem fica localizada na cidade de São Paulo.

Aquecedores a gás – Instalação

É muito importante que você realize a instalação do seu aquecedor a gás com alguma empresa da rede credenciada da sua marca escolhida.  Assim você tem uma garantia maior de que seu equipamento será instalado de acordo com a especificação do fabricante, além de manter o período de garantia que varia geralmente entre 2 ou 3 anos.

Para a instalação do seu aquecedor a gás, será necessário comprar também um Kit de tubulação e chaminé para a saída do gás queimado. É muito importante verificar o manual do aquecedor para que compre o kit correto. Há diversos modelos no mercado, de 60mm a 137mm, consulte a empresa que fará a instalação para saber qual o modelo mais adequado para o seu aquecedor.

Kit chaminé para aquecedor a gás

Então, já está se sentindo um especialista em aquecedores a gás? Espero que todas as informações e explicações tenham ajudado a esclarecer as suas dúvidas e a partir de agora você se sinta mais bem preparado para ir ao mercado comprar o aquecedor a gás mais adequado a sua necessidade.

Gostou? escreva-nos os seus comentários!

...

150 Comentários

Responder
  1. A matéria é esclarecedora, mais indicada para o consumidor que vai fazer a primeira compra, sugiro complementar a matéria sobre manutenção do equipamento, infelizmente as empresas credenciadas de assistência técnica deixam a desejar. Os fabricantes não fiscalizam. Estou decepcionada com a BOSCH, tem um equipamento que já gastei mais de R$ 600,00 em substituição de peças.

    • Edynalva, o meu é bosh e desligava quando abria muito a torneira de água fria. Esse é o seu problema? Se sim, o meu foi resolvido comprando uma bomba para colocar na entrada da água fria. Abraços!!

      • Olá Edynalva e Aline!
        Tive o mesmo problema com meu Aquecedor da Bosch, inclusive tiver que contactar para assistência técnica bosh que ficava próximo da minha casa. O problema foi solucionado com a troca de uma bomba, não sei dizer ao certo. Mas não me arrependo da escolha, muito bom!

  2. Matéria bastante esclarecedora mas, no meu caso, senti falta de uma explicação acerca da coluna de água (mcd). Qual a altura ideal para abastecer suficientemente um aquecedor que servirá a um chuveiro e uma pia (mesmo banheiro)

    • Olá Jonas, tudo bem? essa informação depende de marca e modelo, sugiro buscar essa informação na ficha técnica do modelo de aquecedor que você pretende comprar. Acesse o site o fabricante e busque essa informação, certamente vai esclarecer essa dúvida. Se você mora em um prédio, e não for no último andar, então nem precisa se preocupar, pois geralmente tem a queda necessária.

    • JONAS… Eu não sou especialista, mas estou estudando minuciosamente o assunto, pois desejo instalar uma coluna de banho na minha casa cujo mcd é de 4 metros e meu chuveiro é de aquecimento elétrico. Tudo errado para uma coluna de banho. Em primeiro lugar te digo que mcd é o mesmo que vazão de água. Por isso, se seu aquecedor suporta uma vazão de 8 litros por minuto, isto significa que o mcd da sua residência deverá ser no máximo de oito metros. Acima desta altura seu aquecedor não será eficiente. Quanto ao número de pontos já entra outros critérios. Por exemplo, se seu aquecedor é para uma vazão de 8 metros e sua coluna é de oito metros, o aquecedor será eficaz com APENAS um dos pontos de água em funcionamento. Isto caso seu aquecedor seja mecânico e não digital. Se ele for digital o equipamento compensa esta demanda de calor com os dois pontos de água em funcionamento. Se for mecânico, para que o aquecimento seja satisfatório o seu aquecedor terá que ter uma vazão igual ou maior que a vazão do somatório dos dois pontos de saída de água.

      • Aperfeiçoando a informação Marquito:

        M.C.A. = Metros de coluna d’água;

        Quanto a pressão, na verdade o recomendado “genericamente” para se ter um bom resultado final na sua ducha é de 10 mca, independente da marca, modelo/litragem do aquecedor. Alguns equipamentos, principalmente os eletronicos, acionam com menor pressão, porém o resultado final pode ser uma ducha sem muita pressão, podendo frustrar a expectativa do usuario.

    • Olá André, que bom que as dicas ajudaram, para nós foi bem difícil também buscar o aquecedor a gás ideal, as vezes uma boa pesquisa vale muito mais do que o papo de vendedores mal preparados como encontramos geralmente nas lojas. Abraço

  3. Pra quem interessar, estou vendendo um aquecedor Rinnai de 32,5. Ganhei dois iguais de presente e um deles estou vendendo abaixo do valor de mercado. R$2700,00. Está lacrado na caixa, com nota em meu nome e garantia de 3 anos. Entre em contato 11-942805172 c André

  4. Gostei muito da matéria. Acho que pode ser complementada com a vazão de água do aquecedor também. No ap que moro hoje precisei comprar uma bomba para que na temperatura escolhida manualmente não desligue o aquecedor. Não quero passar por essse problema no outro de jeito nenhum. Acontecia que quando aumentava o fluxo de água fria ele dava retorno e desligada o aquecedor. Com a bomba eu não preciso abrir toda a torneira. Inclusive o meu é bosh e antes dessa dica de um amigo a assistência trocou várias peças. Fica a dica. Abraços e mais uma vez muito obrigada!

    • Olá Aline, Tudo bem? gostamos muito da sua dica, obrigado. Vou aproveitar e compartilhar uma que recebi de um especialista em aquecedor a gás, ele me falou o seguinte, se o aquecedor a gás é o modelo digital (era o nosso caso), não precisa abrir o misturador de água fria, basta abrir apenas o de água quente. Configuramos a temperatura em 40 graus (que é a temperatura padrão do nosso aquecedor), e então usamos apenas o registro da água quente. Segundo o especialista, assim, o aquecedor gasta o gás necessário para aquecer a água até a temperatura configurada, se você mistura com água fria, estaria desperdiçando o gás, porque o aquecedor iria aquecer para a temperatura configurada de qualquer jeito. Então a dica é a seguinte: se o seu aquecedor for digital, configure em uma temperatura que fique agradável ao seu gosto, sugiro começar com 40 graus e ir regulando conforme seu gosto e use apenas a água quente sem misturar com a água fria. Abraços e volte sempre ao viver em casa.

    • Olá Marcos, tudo bem? Se você vai utilizar o aquecedor apenas para este chuveiro com vazão de 28 litros, o ideal é você pesquisar um aquecedor de 30 litros, 31 litros ou 32 litros. Recomendo você pegar um modelo digital e utilizar apenas água quente, sem misturar com água fria. Assim você vai economizar água e ter um banho excelente. Configure o aquecedor em cerca de 40º de temperatura inicialmente e experimente. Abraços e volte sempre ao viver em casa.

  5. Boa tarde à todos!
    Essa última dica foi essencial, tanto para economia quanto para a vida útil do aparelho!
    Tinha um ORBIS 8L em meu apartamento e estou tendo que trocar, pois o diafragma da válvula que é responsável pelo êmbolo acionar o start está danificado (rasgado) e, essa válvula já não mais existe no mercado, segundo os técnicos.
    Fiquei em dúvida entre as marcas: Rinnai, Lorenzetti, Komeco, Bosch, informadas pelo último técnico que, das 4, apontou como a melhor sendo RINNAI (mais cara), com a KOMECO (pouco mais em conta) em segundo.
    Gostaria de um posicionamento de vocês, (viver em casa e ou clientes / usuários) quanto à esta informação.
    Desde de já agradeço e, um grande abraço à todos!

    • Olá Eriton, tudo bem? nós também estávamos com essa mesma dúvida a poucos meses atrás, pesquisamos mais e mais sobre as marcas e a que me passou mais confiança realmente foi a Rinnai, conversei com muitos técnicos, antes e depois da compra. Já instalamos o nosso aquecedor digital Rinnai e ele é ótimo, aquece rapidamente, atende muito bem a vários pontos simultâneos, desde que você compre com a litragem correta para sua necessidade. Acredito que vale a pena você pagar um pouco a mais por ele, provavelmente ficará satisfeito como nós ficamos. Sugerimos que opte pelo equipamento digital, pois ele é muito mais moderno e consistente que os aparelhos manuais. Abraços

    • Meu amigo boa tarde!

      Uma das melhores marcas custo/benefício no mercado é a marca própria do grupo Amoedo , KOBE (Fabricada pela NIppo/Americana Rheem)

      Tecnologia 100% Japonesa e peças Americanas, diferente da Rinnai e as outras 3 que são 100% chinesas.

      Taxa de defeito quase 0%

    • Ola Eriton!
      Uma parte dos aquecedores vendidos no Brasil sao importados da China e “colado a etiqueta da marca”, portanto nao se tem um processo de qualidade e isso se reflete diretamente no custo e qualidade do produto. Procure sempre por uma marca que seja fabricante, como é o caso da Rheem, Rinnai e Bosch. Sem sombra de duvidas estas sao as 3 melhores e maiores marcas/fabricantes de aquecedores a gas em nivel mundial!

      Quer ter certeza disso? Entre no http://www.reclameaqui.com.br e compare os resultados de cada marca. Será revelador!

  6. Achei super útil a explicação, uma das mais completas a respeito do assunto para um consumidor leigo como eu. Já uso aquecedor a gás. Tenho um digital da Electrolux que não tem mais no mercado. Ele é excelente, além de ser muito bonito e atendeu às minhas expectativas.
    Gostei muito do tópico sobre a vazão do chuveiro, não havia pensado nisso.
    Parabéns pelas informações.

  7. Olá, estou instalando um aquecedor digital da Lorenzetti nesse exato momento, através de um técnico. A principio fiquei na dúvida entre um analógico ou digital, pois o que tenho em meu apartamento é um analógico da marca Longvie, que não existe mais no Brasil, e era analógico, o que me dava certa independência de conseguir ligar ele sozinha no caso de uma pane, mas acabei escolhendo um novo, digital, e lendo o artigo de vocês confirmei ter feito a melhor escolha , pois não precisarei ficar misturando a água, para atingir a temperatura ideal, ela será a que eu determinar no termostato, e se eu desejar posso alterar. Muito esclarecedor o artigo. Obrigada

    • Olá fábio, tudo bem? se você refere a dica de usar somente o misturador da água quente, sim, mantemos as mesmas informações, desde que, seu aquecedor seja do modelo digital. Abraço.

  8. Estou comprando um aquecedor para um apto com 2 chuveiros. Estou no andar 8 e o predio tem 25 andares. Pelo que li aqui achei que o tamanho do chuveiro tbem é importante. É isso mesmo? Qual chuveiro teria que comprar e aquecedor de quantos lts?

    • Olá Fernanda, tudo bem? olha, para o seu caso, um bom chuveiro que posso te indicar é o Docol Eden, é um chuveiro relativamente econômico em água, pois pode chegar a até 12 litros por minuto, nós temos ele, tem um custo barato perto de outros menos de R$ 200,00 cada um, dá uma ducha de 3x mais água do que um chuveiro elétrico. Se você comprar 2 desses, por exemplo, o seu aquecedor deveria ser de pelo menos 24 litros. Neste caso, um aquecedor que vai lhe atender muito bem, permitindo que você ligue dois chuveiros simultaneamente e continue aquecendo bem é o Rinnai REU-2402 FEH, digital. Abraços.

  9. Olá,
    Muito boa a materia, gostaria de tirar uma duvida.
    Se eu mantiver em um banheiro um chuveiro eletrico e quiser usar ele para a agua aquecida no aquecedor a gas, poderá estragar? Posso fazer isso? Melhor descartar o eletrico de vez, considerando que no outro banheiro o chuveiro é a gás?
    Obrigada,

    • Olá Débora, tudo bem? Quanto a estragar o chuveiro, acredito que não, o problema é que talvez vá ficar muito quente porque a água chegará aquecida e será novamente aquecida pelo chuveiro elétrico. Talvez o que você pode fazer é usar o chuveiro elétrico na posição fria e aproveitar a água que já vem aquecida do aquecedor a gás. Apesar de responder as suas dúvidas, acredito que o melhor seria você eliminar esse chuveiro elétrico e colocar os dois chuveiros no gás. Abraços.

  10. Débora, já existe no mercado chuveiros flex, que podem se usados no elétrico quanto no gás, quando a água quente chega do aquecedor e desliga automaticamente do elétrico.

  11. Olá será que alguém pode me dar uma luz? tenho um aquecedor lorinzetti modelo lz 1600D, que agora quando eu o ligo dá alguns apitos e aparece o código de erro (e2) e aí eu tenho que liga-lo manualmente. será q vou gastar muito para o arrumá-lo? visto q assistência técnica q consultei, estão pedindo R$150,00 só pela visita. alguém de vocês tem idéia do que pode ser este defeito? abraços e gostei muito da matéria! muito obrigado.

    • Olá Marcos, esse seu aquecedor por acaso está no período de garantia? acho que a garantia dele é de 3 anos. Pelo que vi em um retorno no reclame aqui, dado pela própria lorenzetti esta garantia inclui a visita de um técnico no local de instalação do aparelho. Eles também fornecem um atendimento ao consumidor, 0800-0160211, de segunda à sexta-feira, das 8:30 às 12:00 e das 13:00 às 17:30hs. Acredito que eles possam lhe ajudar. Abraços.

    • Marcos Vicente, este codigo de erro e o sintoma do barulho estao ligados diretamente a pressao ou vazao insuficiente de gás. Neste caso nao é defeito do aquecedor e a solucao é chamar a fornecedora de gas (se for GN) ou um tecnico (se for GLP) para regular e talvez trocar o medidor e/ou o regulador de gas!

  12. Olá, parabéns pelo site e pela matéria.

    Estava procurando informações sobre como escolher um aquecedor a gás. Mas ficou uma dúvida: ao invés de dimensionar o aquecedor pela vazão de água total dos chuveiros não seria razoável pensar em usar a água mais quente e temperá-la com o misturador? Até porque o gosto de cada pessoa da casa difere quanto à temperatura da água.

    Isso permitiria utilizar um aquecedor de menor vazão que, consequentemente, gastaria menos gás.

    Outra vantagem dessa abordagem é que vc teria água mais quente que atenderia melhor a outros usos, como atender a maquinas de lavar roupa, pias, etc…

    Faz sentido? Alguém utiliza este tipo de abordagem?

    • Olá José, vamos por partes: usar temperatura mais alta, fará você gastar mais gás, pois o queimador vai usar mais gás para fazer a água chegar na temperatura desejada. O ideal é configurar em uma temperatura que fique confortável para todos, mas se tem pessoas que gostam de água mais quente é pertinente configurar mais quente e quem não quiser tão quente usa o misturador, esse é o principio. Mas acredito que configurando em 40 graus, vai atender bem a todos os gostos (experimente). Quanto a questão da vazão, se você sempre vai utilizar com o misturador, podes comprar um pouco menor, mas não muito, pois essa relação de água fria não é igual. Recomendo que você considere que pelo menos 90% será água quente e 10% agua fria. Aquecedor é um equipamento caro para comprar no primeiro momento, portanto não é muito bom economizar na compra, porque senão essa economia que você vai fazer na compra, vai fazer com que você fique descontente com o produto ou até ache que o produto é ruim e na verdade apenas foi mal dimensionado.

  13. Li todos os comentarios e gostaria de acrescentar mais um, depois de ter consultado um vendedor de Rinnai, ele me disse que se nunca for usado dois pontos simultaneamente, ate um aparelho de 12 l atenderia as minhas necessidades, ou seja, o custo beneficio seria muito melhor do que investir em um aparelho de 20l.

  14. Olá, gostei muito da matéria.
    Tenho uma dúvida, meu apartamento veio com instalação de água quente para apenas dois chuveiro. Comprei dois chuveiros Deca 1973C que tem vazão entre 10 e 30 l/min. Considerando que moro em Recife e o clima é quente, e a necessidade do aquecedor é apenas para um “conforto” térmico no banho, pergunto de um aquecedor de 16L seria suficiente?

    • Olá Fábio, se você for utilizar apenas 1 chuveiro por vez, esse aquecedor será suficiente. Já se você pretende usar os dois ao mesmo tempo, acredito que ele não dará o conforto térmico que você espera, pois não conseguirá atender a demanda de água que poderá chegar a 60 litros. Sugiro você adquirir um redutor, tem em casas de construção ou mercado livre, coloque o redutor para 8L ou 10L e sugiro pegar um aquecedor para 20 Litros pelo menos, então coloque a temperatura mais baixa conforme você desejar. Esperamos ter ajudado. Abraços.

  15. Boa noite.

    Estou com dúvidas em qual comprar o aquecedor, são 2 chuveiros, 3 banheiros, e cozinha, não sei qual aquecedor comprar, o de 15, 18, ou 22 litros, não irão ser usados td juntos. É o terceiro andar que irei morar e são ao total 6 andares.

    Abraço.

    • Olá Júnior, tudo bem? então como falamos no artigo, vai depender totalmente de quantos chuveiros e torneiras vão trabalhar simultaneamente e qual a vazão do chuveiro que você irá colocar. Acredito que no seu caso, se você não usar um chuveiro que gasta muito, acredito que o modelo 22 litros ou 31 litros deva lhe atender. Abraço.

  16. Oi! Tenho um chuveiro tipo Deca 1970CCt Clean e um aquecedor manual Rinnai REU 105 GN, que funciona bem. Instalei uma ducha manual e quando eu mudo do chuveiro para ducha o aquecedor desliga. Moro no 17º andar de um prédio de 20. Você teria alguma dica?

    • Olá Cida, tudo bem? Seu problema parece estranho e difícil de responder sem olhar pessoalmente. Entre em contato com o SAC da Rinnai, chame um técnico especializado, certamente eles vão te ajudar. Grande abraço.

    • Cida o problema é que a Ducha manual tem menor vazão e como seu aquecedor é mecânico e vc tem somente 3 andares acima, existem 2 possibilidades:

      1) Ao acionar a ducha manual, como a vazao é menor e a pressao disponivel nao é tao forte, ele pode vir a desligar por estar trabalhando com uma vazao abaixo do minimo suficiente para ele se manter ligado;

      2) Quando passa um volume de agua menor pelo equipamento, como a chama é fixa, ele tende a aquecer mais. Conforme a agua chega mais quente, voce tende a misturar mais agua fria, que por vezes pode restringir a agua quente no misturador a ponto de desligar o equipamento.

      A solucao mais em conta é tentar regular a temperatura de forma que a agua fique morninha, dispensando a mistura de agua fria.

      A outra possibilidade seria instalar um mini pressurizador.

      Mas conforme observado e bem explicado pelo site “Viveremcasa”, o aquecedor eletronico tem diversas vantagens e esta seria uma delas, pois ao ligar a ducha manual, o aquecedor se manteria ligado devido ao sistema de acionamento ser eletronico e ainda o equipamento diminuiria a quantidade de gas para manter a temperatura programada!

  17. Olá,

    Recebi um apartamento com sistema de squecimento a gás. O apartamento tem cinco banheuros. Qual o aquecedor indicado? Não tenho qualquer conhecimento do assunto.

    Obrigada,

    Ineida

    • Olá Ineida, tudo bem? Para que possamos lhe ajudar, coloque um novo comentário, citando o seguinte: Quantos chuveiros e torneiras você espera que funcione com agua quente ao mesmo tempo? Por favor também me passe o modelo e a marca do chuveiro que você tem. Assim posso calcular certinho e lhe responder. Abraço e aguardo seu comentário.

  18. Ola Fabio, estou interessada em um aquecedor Komeco GLP 43l, tive a informacao que a vazao real deste aparelho nao corresponde a estes 43 litros . Sera verdade?
    abracos

  19. Olá, quero instalar aquecimento a gás em minha casa e tenho algumas duvidas: a casa é terreá, a altura da caixa d’água influencia na pressão que vai para os chuveiros? Gostaria de aquecimento para dois chuveiros e a torneira da pia da cozinha, qual o modelo de aquecedor e chuveiro eu devo comprar?

    • Olá Rosicéia, tudo bem? então como falamos no artigo, vai depender totalmente de quantos chuveiros e torneiras vão trabalhar simultaneamente e qual a vazão do chuveiro que você irá colocar. Acredito que no seu caso, se você não usar um chuveiro que gasta muito, acredito que o modelo 22 litros ou 31 litros deva lhe atender. Abraço.

  20. Comprei um aquecedor manual LZ750BP da Lorenzetti. Porém, realizando uma pesquisa mais a fundo, vi que para apartamento o ideal seria um aquecedor com exaustão forçada. Aí vai minha dúvida. Quais problemas eu posso ter em utilizar este aquecedor em
    apartamento? Desde já agradeço.

    • Olá Diego, tudo bem? pelo que nos informamos sobre este aparelho, ele é preparado para trabalhar em locais onde há pouca pressão de água como residências térreas e sobrados, mas isso não significa que você não pode utilizá-lo em seu apartamento onde geralmente a pressão é maior. Este aparelho suporta até 80 MCA (metros cúbicos de água). Caso surja alguma dúvida, recomendamos que você entre o contato com o SAC da lorenzetti no telefone 0800 016 0211, a ligação é gratuita. Abraço.

  21. Olá! Tenho um aquecedor lorenzetti 1600 D, já instalado no apartamento que estou morando faz um mês. O aquecedor deu defeito e o técnico que veio consertar disse que ele o aquecedor é impróprio para o andar que moramos que é no décimo sexto. Essa informação é correta?
    Obrigada pela atenção!

    • Olá Jamires, tudo bem? Apenas com essas informações não dá pra dizer se é inadequado. Se o seu andar for um dos últimos e a pressão da água for muito baixa, abaixo de 7Mca, pode ser que seja verdade, mas seu problema tem solução, pode ser instalado uma bomba para aumentar a pressão. A nossa sugestão é que você procure o técnico especializado e solicite a ele ajuda indicando o que pode ser feito. Caso ele não te dê uma solução, tente consultar outra empresa especializada.

  22. tenho que instalar um aparelho de aquecimento a gas, pois o meu era o sakura e estragou , analogico.. qual a marca indicada… ? a bosch que todos falam, a fabrica fechou no Brasil e as peças se estragar?

  23. Primeiro quero agradecer vocês pela excelente matéria, bastante esclarecedora.
    Estou neste exato momento precisando trocar meu aquecedor que é muito velhinho. Porém a pressão da água quente em meu prédio é muito fraca, e atualmente desarma o aquecedor velhinho que é manual. Existe algum modelo de aquecedor que seja melhor indicado para este problema ?

    • Olá Claudia, se você já tem histórico de problema de pressão recomendamos que você compre o seu novo aparelho em uma loja especializada que faça a instalação, assim eles poderão avaliar qual o modelo mais indicado. Você pode instalar uma bomba para aumentar a pressão, mas provavelmente terá que recorer a um modelo manual. Recomendamos a marca Rinnai. Antes de comprar, veja qual a pressão mínima do aparelho.

  24. Olá. Agradeço pelo texto. Muito bom. O meu apartamento é de 1 quarto e tem apenas os seguintes pontos quentes:
    1 chuveiro
    1 torneira da pia do banheiro
    1 torneira da pia da cozinha
    Você poderia me dizer se um aquecedor de 12 l/min é suficiente, ou se preciso um de 17 l/m. Gosto muito da linha Rinnai Digital. Ainda não comprei os aparelhos e estou vendo preços , pois o imóvel é novo.
    Um grande abraço.

  25. OLA TUDO BEM OTIMO SUAS EXPLICAÇOES ,E ESTE MODELO DA KOMECO KO 15 FI PRATA OQUE VC ME DIZ .INSTALEI ONTEM E ESQUENTOU MUITO BEM ,QUAL SUA OPINIAO VAI ATENDER 2 CHUVEIROS E AINDA A PIA DA COZINHA .

    • Olá Dalvan, tudo bem? Acredito que para 2 chuveiros corre o risco de ficar um pouco morno, mas dependendo do chuveiro pode ser que atenda. A minha sugestão é que você use um redutor de água no chuveiro para no máximo 8 litros. Assim a chance de aquecer dois chuveiros simultaneamente será maior.

  26. Moro em casa térrea com chuveiro lorenzetti advanced elétrico. A parte elétrica não aguenta a a carga e tenho que mudar o padrão. Penso em mudar pro chuveiro a gás. Preciso mudar o encanamento? Preciso por uma bomba? 8 litros é suficiente pra um chuveiro só? Preciso mudar o chuveiro ou posso aproveitar esse elétrico desligado e só ligar caso haja problema no gás?

    • Olá Sérgio, vamos lá 1. o encanamento você pode usar o mesmo. 2 – O uso de uma bomba seria para caso a água não tenha pressão suficiente da caixa. Para isso recomendo a consulta a um técnico no local, ele poderá avaliar melhor qual a pressão da água na sua casa. 3 – Sobre o chuveiro, recomendo que você adquira um chuveiro específico para essa finalidade. Fique atento a vazão do chuveiro. Se quiser uma dica, o chuveiro Eden dá Docol é bom e barato, mas a vazão dele pode chegar a 12 Litros por minuto. A minha sugestão é que você adquira um aquecedor de pelo menos 12 litros, assim será mais garantido, pois de 8L pode ser pouca água quente dependendo do chuveiro que você escolher. Abraço.

  27. Oi estou procurando um bom aquecedor para meu apartamento, será só um chuveiro o misturador da pia da cozinha e banheiro, de quantos litros será necessário, será usado sempre um por vez já que vou morar sozinha, no 9 andar e o predio tem 11 andares.

  28. Olá… Preciso de um aquecedor a gás para 2 Chuveiros, 1 torneira da pia da cozinha e 2 pias de banheiro.
    (Considerando o chuveiro de 12 Litros por minuto). Qual aquecedor devo comprar?
    Você vê algum problema se eu comprar o aquecedor da Lorenzeti e os chuveiros da Docol? Ou o ideal é manter a mesma marca?

    Obrigada!

    • Olá Fabiana, tudo bem? Você tem que fazer o cálculo de acordo com o que você quer usar simultaneamente. Por exemplo, no seu caso cada chuveiro será de 12 Litros, cada torneira consome cerca de 8 litros. Você vai usar as 3 torneiras (banheiro e cozinha) e ainda os dois chuveiro ao mesmo tempo? A nossa sugestão é que você garanta que os 2 chuveiros trabalhem simultaneamente e mais 1 torneira, ou seja, 12 + 12 + 8 = 32 Litros. Por isso a nossa sugestão é que você compre um aquecedor de 31 Litros ou 32 litros. Se quiseres uma sugestão, o modelo REU-2402 FEH da Rinnai vai lhe atender bem e é uma marca que vários especialistas nos recomendaram, nós usamos e nunca apresentou problemas. Quanto a outra dúvida do Aquecedor e Chuveiros serem da mesma marca, não precisa ser, você pode escolher conforme sua preferência. Abraços.

  29. Boa tarde, meu aquecedor Lorenzetti LO-2200 sempre funcionou muito bem, aliás, melhor do que o esperado, deixo o gás regulado para menos da metade e ele aquece muito bem 2 chuveiros. Mas há 3 dias ele tem dado problema, e desliga do nada…. Percebi que acontece quando abro a água fria. Regulei a temperatura para que não tenha q abrir a fria e deu certo, mas agora está vazando água de dentro dele, não sei de onde… Vale a pena mandar consertar? Ou seria melhor comprar um novo e mais moderno?

    • Olá Lilian, tudo bem? Neste caso talvez seja o caso de consultar um técnico mais especializado. Ele vai saber te indicar melhor se é o caso de uma troca do aquecedor. Os aquecedores digitais são bem mais interessantes e como falamos no artigo, tem inúmeras vantagens. Talvez seja o caso mesmo de pensar em adquirir um aquecedor novo. Abraços.

  30. Olá
    Qual o ideal para 2 Chuveiros Deca Acquaplus?
    Estou em dúvida entre o Rinnai 2402 FEH, o Lorenzetti 3700D e o Bosch GWH 720 e o Rheem RB-32
    Pelo que tenho lido o Rinnai e o Bosch são melhores e o Lorenzetti deixa a desejar. Rheem não conheço.

    • Olá Victor, esse chuveiro é muito bom, mas a vazão mínima dele é de 14L e a vazão máxima de 60L. Mas dependendo da pressão da água na sua casa ou apartamento, esse aquecedor não dará conta de fornecer tanta água quente. A nossa sugestão é que você instale em cada um dos chuveiros um redutor para 15L. Assim, você poderá tomar um super banho e consumir no máximo 30L por minuto e neste caso, esses aquecedores vão lhe atender. Dessas marcas que você listou, acredito que o Rinnai seja a melhor opção disparado. Abraços.

  31. Tenho há nove anos um aquecedor Rinnai REU83 ( não é digital) que atende a um chuveiro e uma pia. De uns tempos pra cá, ele costuma desligar, deixando a água fria. Aí é preciso fechar a torneira e abri-la de novo, repetindo isso até que ele torne a acender e aquecer a água. Não é problema de pilhas. Poderia ser devido a uma menor circulação de água por ele ou por precisar de uma limpeza/revisão? É um problema estressante.

    • Oi Eva, tudo bem? No seu caso, é recomendável que você chame um técnico para fazer uma revisão e limpeza, assim ele pode verificar o problema que está apresentando. Abraços.

    • Esse é um problema devido falta de manutenção, o correto conforme manual é manter a revisão e manutenção preventiva do aparelho por uma vez ao ano, com o tempo o aparelho vai acumulando sujeira, caso demore, podem se criar crostas de sujeiras que são capazes de até corroer peças. O correto mesmo é chamar a assistência especializada para fazer a manutenção.

  32. Estou pesquisando um aquecedor para minha casa.
    Ele abastecerá uma ducha e duas torneiras (banheiro e cozinha), porém, como moramos apenas eu e minha namorada, o uso simultâneo será de, no máximo, a ducha e uma torneira.
    Minha dúvida também está com relação a falta de luz, pois, pelo que li, os aparelhos digitais, normalmente de exaustão forçada, quando há falta de luz eles não funcionam.
    Gostaria de poder tomar um banho quente mesmo quando não houver energia elétrica.
    Ainda, como minha casa é no térreo, e a água do aquecedor passará pela caixa d’água, será necessário o uso de um pressurizador? Qual me recomenda?
    E, por fim, voltando a questão da falta de luz, poderei usar o aquecedor quando o pressurizador tiver desligado por falta de energia?
    Abraços

    • Olá amigo, o aquecedor só funciona com energia, não gasta quase nada, só modelos muito antigos que tem uma opção para usar com pilha mas não recomendamos. A falta de energia hoje em dia é algo que acontece muito pouco, principalmente em cidades com mais de 10 mil habitantes. Mas se mesmo assim você quiser se garantir, pode comprar um nobreak, assim se houver falta de energia o nobreak sustenta o aparelho que gasta pouca energia. Recomendo o Rinnai 22 litros digital.

  33. olá, parabéns pela página! gostaria de saber qual aquecedor mais indicado para quem tem um chuveiro fabrimar piccolo ligth e mora em apartamento no terceiro andar? obrigada!!!!

    • Olá Aline, esse chuveiro tem uma função bem legal, porque ele vem com um regulador de pressão, onde você pode escolher a vazão 12, 15 e 18 litros. Com 12 Litros já fica um banho sensacional. Se você mora em um prédio no terceiro andar e esse prédio tiver mais de 5 andares a pressão fica muito boa, então recomendo que você compre um aquecedor de pelo menos 12 litros. Acredito que o aquecedor Rinnai REU-1302 FEH deva lhe atender bem.

  34. Olá! Gostaria de saber qual o aquecedor ideal para um apartamento que fica no 14º andar e irá atender apenas a um chuveiro com vazão de 12 litros por minuto.
    Muito obrigada pela ajuda!

    • Olá Silvia, tudo bem? Acredito que o aquecedor REU-1002 FEH da marca Rinnai, deva lhe atender bem. Mas não tem informação de quantos andares tem o seu prédio. Antes de comprar, verifique qual a vazão mínima para atender a ele. Acreditamos que se seu prédio tiver pelo menos 15 andares já vai atender bem.

  35. Oi. Vou usar um aquecedor somente na parte de cima de um sobrado. São dois banheiros. Em um dos banheiros, além do chuveiro tem uma banheira e dois misturadores com água quente. No outro banheiro somente no chuveiro e também a torneira da cozinha terá água quente. Minha pergunta é: Será necessário um pressurizador, ou apenas a instalação de aquecedor de uns 32 L já basta. O técnico não visitou o local, mas sugeriu por e-mail o uso desse pressurizador. No orçamento indicou um pressurizador de 1/2 CV por um valor de R$ 2.000,00. Queria saber se, por ser apenas um sobrado e somente na parte de cima for usado aquecimento, se é mesmo necessário o uso desse pressurizador uma vez que o custo é muito alto.

    • olá Rogério, tudo bem? Infelizmente não conseguimos ajudá-lo, pois exige um estudo no seu local. Acredito que você esteja indo pelo caminho certo, chamando um profissional. A nossa sugestão é que você verifique se ele é certificado da marca do aquecedor que você escolheu.

    • Ola Rogerio!

      Necessariamente, qq aquecedor a gas precisa de pressao (preferencialmente acima de 10 mca (metros de coluna d’agua) tanto para o acionamento do aquecedor, quanto para o conforto nas duchas, isso é ponto pacifico!

      A questao é, como voce terá esta pressão ou de onde ela virá?

      Resumida e simplificadamente, pressao é a diferença vertical entre o nivel da agua na caixa d’água e o ponto de consumo mais alto/próximo da caixa d’água.

      Em uma casa ou sobrado, geralmente a pressao fica entre 1 e 2mca (exceto se vc morar em um condominio que tenha caixa d’água elevada/coletiva que geralmente sao torres com mais de 10mca).

      Desta forma, existem algumas possibilidades:

      1) Ter uma caixa d’agua elevada, para ter pressao natural, como ocorre em prédios. Esta opcao nao é muito comum, pois necessita de espaco o investimento é bem maior. Geralmente esta solução é mais utilizada em casas de campo.;

      2) Utilizar a bomba pressurizadora, para gerar a pressao necessária. Bombas Top de linha custam nesta faixa mesmo e boas marcas seriam Orbitec e Rowa. Mas existem bombas mais em conta, como é o caso da Lorenzetti PL-280 e PL-20 ou da marca Syllent, todas de 1/2 CV e ficam abaixo dos 1.000,00.

      3) Ainda existe a possibilidade de voce ligar direto com agua da rua que ja chega pressurizada, evitando o gasto com a bomba pressurizadora, porem nao é recomendavel, pois se acabar a agua da rua, voce nao tera agua nos pontos de agua quente.

      Em qualquer uma das opções, além do aquecedor, é fundamental que a sua hidraulica seja preparada para pressurizar tambem a agua fria, para que vc consiga misturar e obter uma temperatura confortável, principamente no verao, pois mesmo com a regulagem mínima de temperatura, haverá a necessidade de mistura, pois nesta época a sensacao termica é alta.

      Outro ponto importante: A alimentacao hidraulica do pressurizador deve ser independente/exclusiva e caso tenha valvula hydra, esta deve possuir alimentacao independente também!

      Espero ter ajudado e esclarecido!

  36. Boa tarde, tenho uma dúvida quanto ao aquecedor da Lorenzetti de 15L LZ 1600 D, vou morar em um apartamento, terá dois chuveiros que raramento serão ligados simultaneamente, mais a torneira da cozinha, os chuveiros serão com vazão de 8L; o ap é no primeiro andar. Voce recomenda a marca e a vazão?

  37. Boa noite, estou precisando de ajuda.
    Me mudei e preciso comprar um aquecedor e vários chuveiros/duchas. Mas não tenho a menor ideia.
    Minha esposa gostou do modelo Deca Clean.
    O apto possui 4 banheiros, mas no máximo serão utilizados 2 simultaneamente.
    Não possui torneiras aquecidas (moro em Joao Pessoa-PB).
    Moro no 6º andar, de um prédio de 30.
    Qual ducha e aquecedor vc recomenda?

    • Olá Rodrigo, tudo certo?
      Se sua esposa gostou desse modelo de chuveiro, recomendamos que você utilize junto a ele, um redutor de pressão de 12 litros já que a vazão pode chegar até 55 litros e por vocês viverem no sexto andar de um prédio de 30 andares, haverá bastante pressão. O aquecedor recomendo o Rinnai 32 Litros modelo REU 2402 FEH (veja se o gás do seu prédio é GLP ou GN antes de comprar). Com esse aquecedor você pode atender 2 chuveiros de até 15L de vazão ou 3 chuveiros de 10L simultaneamente. Abraços

  38. Bom dia. Moro em um apartamento em São Paulo no sexto andar e tenho dois aquecedores da Bosch.
    O Bosch GWH 500 23,5 litros atende a torneira da cozinha e um chuveiro com ducha eco confort e funciona
    perfeitamente .
    O Bosch GWH 300 14,5 litros teria que atender a dois chuveiros com Ducha Cancun e está me decepcionando
    a meses : 1- Demora para esquentar . 2 – Quando esquenta fica fervendo, você abre a fria para temperar ai
    fica gelado. 3 – Aparece a mensagem no visor digital “14” segundo o manual “limitador de temperatura atuou”
    O Técnico da empresa que instalou já veio regula parece que fica bom mas não sei o que acontece e volta a dar
    o problema acima. Tem alguma ideia para tentar solucionar o problema . Grato João

    • Olá João, sua situação é delicada, esse limitador de temperatura é um sensor de segurança que evita o super aquecimento. O técnico que lhe atendeu é um autorizado bosch? Talvez haja uma falha no sensor ou algo relacionado a má instalação. Se não for um técnico autorizado, entre em contato com SAC da bosch no telefone 0800 704 5446 e peça ajuda ou peça uma visita técnica. Eles certamente vão lhe auxiliar na solução do problema.

  39. Boa noite, pretendo instalar um aquecedor em um sobrado, usando uma caixa d’água, como saber a vazão?
    Em uma loja me informaram que para funcionar bem um aquecedor digital necessitaria da instalação de dois botijões de glp, procede?? A manutenção de um aquecedor digital é mais cara??

  40. Ola parabens pelo trabalho ! P ter certeza. Meu predio tem 25 andares e vou morar no 17 com 3 chuveiros . Pode me indicar melhor ducha e modelo do Rinnai?

    • Olá Viviane, primeiramente você precisa pensar no seguinte, quantos chuveiros você vai usar ao mesmo tempo ? O modelo REU-2402 FEH atende 2 duchas simultaneas de até 15 litros ou 3 simultaneas de até 10 litros. Recomendo o chuveiro docol eden que tem vazão de 12 litros. no chuveiro que você menos utilizar, coloca um redutor para 8 litros, assim esse aquecedor vai atender perfeitamente. Abraços.

  41. Boa noite estou em duvida entre um aquecedor da bosch gwh520 de 25l/min ou um komeco ko31d glp 30l /min a duvida e qual seria melhor? irei usar um chuveiro, uma banheira e dois misturadores.

    • Olá Maicon, os dois aquecedores são bons, mas precisas contrarar uma autorizada da marca escolhida para instalar. Recomendo que você veja primeiramente se na sua cidade tem autorizada das marcas e o valor da instalação. Acredito que isso possa lhe ajudar a decidir por um deles. Pela nossa pesquisa, parece que o komeco é um pouco mais indicado, a empresa se mostra bem acessível em caso de problemas também. Abraços.

  42. Oi, comprei meu aquecedor levando em consideração a vazão dos chuveiros, procurei uma autorizada para instalar, o tecnico foi lá, instalou e no final da instalação quis cobrar 50 reais a mais por uma dupla face que ele usou e disse que não ia funcionar o aquecedor por causa do regulador e do manômetro do prédio, que eu teria que chama-lo de novo pra trocar td e custaria uns 500 reais aproximadamente. Nunca ouvi falar disse e ninguem mais no prédio teve este problema, existe isso mesmo? Estou com medo de chamar outro tecnico sem saber se isso é verdade e ele me tirar dinheiro com a histório que o outro inventou.

    • Olá Vanessa, tudo bem? geralmente os prédios tem espera para instalação do aquecedor a gás. Então você contrata o técnico que faz a instalação e geralmente eles incluem um kit de mangueiras e chaminé que não acompanha quando você compra o aquecedor. Parece que esse técnico está querendo te enrolar. Mas quer uma dica? Peça a um dos seus vizinhos de prédio, que instalou aquecedor e tem funcionando. Peça o contato e chame este técnico. Confira antes de chamá-lo se ele é autorizado da marca do seu aquecedor. Abraços.

  43. Bom dia,

    Minha casa possui 2 banheiros com chuveiro e lavatórios e torneira para pia (cozinha).
    Me indicaram para compra o aquecedor lorenzetti lz 1600 d, pois o mesmo atende a demanda silmultânea (2, entre os 3 pontosa citados).
    A marca lorenzetti é boa para aquecedores a gás (glp)? Este modelo atende a minha necessidade? Você sugeriria uma outra marca?

    Obrigado.

    • Olá Otacílio, esse aquecedor é de 15 litros, a maioria dos chuveiros gastam cerca de 12 a 15 litros cada, dependendo do modelo e se usam redutor ou não. Esse modelo vai atender apenas 1 ponto simultâneo. Recomendamos que você opte por um modelo de 22,5 litros para ter dois chuveiros simultâneos aquecidos. A marca é boa. Abraço

  44. Olá, tenho dúvidas á marca? Lorenzetti, Rinnai ou Inova?? Não conheço esta marca Inova…. tenho um orçamento desta marca (28 litros) , alguém pode me ajudar na melhor indicação? Ou Lorenzetti ou Rinnai de 23,5 Litros?
    O apratamento tem dois chuveiros e 01 pia de cozinha, irei morar no 3º andar. Qual a melhor litragem?
    Obrigada desde já.

    • Oi Denise, não conhecemos a marca Inova, recomendamos a Rinnai. Quando a questão da litragem, está ok, irá lhe atender a partir de 22,5. Abraços

  45. Bom dia, a minha dúvida é que meu apartamento é térreo de um total de 12 andares. Qual o aquecedor ideal para possíveis 2 chuveiros? Esse modelo da lorenzetti LZ750BP seria suficiente? E qual modelo de chuveiro seria ideal.

    • Oi Cauê, esse modelo da Lorenzetti não vai lhe atender, se você pretende ter 2 chuveiros simultâneos, procure um aquecedor de 22,5 ou 25 litros. O chuveiro ideal você consegue saber olhando a vazão, recomendamos um redutor no máximo de 12 litros de vazão. Abraços

  46. Boa Tarde, estou em dúvida qual aquecedor e ducha devo comprar, pois vou morar no 20° andar de um prédio de 25 andares, usaremos 2 duchas simultaneamente.

    • Oiii, se você escolher chuveiros de até 12 litros, um aquecedor de 22,5 ou 25 litros deva atender bem. Nós gostamos do Docol Éden que é econômico e tem uma boa pressão, já o aquecedor, Rinnai. Abraços

  47. Olá! Adorei o artigo, muito esclarecedor. Gostaria de tirar uma dúvida: vou morar em um apartamento no 14º andar de um total de 34 andares, com fornecimento de gás natural. Meu apartamento tem dois chuveiros. Qual seria o melhor modelo para compra?

    • Olá Lorena,

      Você precisa observar a vazão dos chuveiros que você escolheu e somar essa vazão para escolher a capacidade do seu aquecedor. Recomendamos que você utilize 12 litros por minuto. Se os seus chuveiros usam mais, procure utilizar um redutor. O modelo REU-1602 FEH deve atende-la.

      Abraços

  48. Olá.
    Muito boas tuas explicações. Queria um conselho
    Tenho um aquecedor Sakura, modelo SH 0651, vasão de 8 litros. tive que colocar uma bomba pressurizadora. E mesmo assim, quando ligo 2 pontos, a água fica fria. Quero trocar por um digital.
    Moro no último piso de um edifício de 4 andares e tenho 4 pontos de água quente, mas normalmente usamos apenas 2 por vez
    O que seria recomendado nesse caso?
    Grato

    • Olá Carlos,
      Recomendamos que você substitua o modelo do seu aquecedor por um da marca Rinnai. No seu caso, os modelos podem ser: REU-2402 FEH ou REU-1602 FEH. Como você mora no último andar, recomendamos que você consulte um técnico especializado para verificar a pressão da água, pois pode ser necessário continuar usando uma bomba pressurizadora.

      Obrigado

  49. Boa tarde! Primeiro quero parabenizar pelo artigo escrito!
    Irei morar em um apartamento no quinto andar, o prédio tem 7 andares só, será um chuveiro e uma torneira que serão atendidos pelo aquecedor, gostaria de saber qual a litragem e qual aquecedor usar, e se puder dar uma indicação de ducha seria ótimo! (estou propenso a comprar komeco pelo histórico e valor)
    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho!

    • Olá Danilo, tudo bem?
      Você pode comprar um aquecedor de 22,5 litros. A Komeco é uma boa marca, sugerimos o modelo digital, outra marca que recomendamos é a Rinnai, pois é fácil de encontrar nas lojas, com preço semelhante e de boa qualidade também.
      Você pode procurar por duchas econômicas, como por exemplo a DOCOL Éden ou então uma outra ducha, porém utilize um redutor, que você encontra facilmente em média por uns R$ 15,00.
      Abraços

  50. Ola’
    Gostaria de esclarecer uma duvida.
    Quando o chuveiro ou torneira permanecerem fechados, o aquecedor
    ficara apagado, isto e, nao consome gas?
    Desculpe a ignorancia pois estou entrando nessa de aquecedor pela
    primeira vez na vida.
    Grato

  51. Oi..Parabéns pelo site. Tenho um aquecedor antigo da marca cosmopolita 8 l. Ele tem 14 anos e penso em troca – lo. E para atender uma ducha com vazão forte e 1 pia. Qual marca e vazão vocês me indicariam?
    Muito obrigado
    Marcelo

    • Olá Marcelo, tivemos uma boa experiência com a marca a marca rinnai. A questão da vazão depende da torneira e chuveiro que você comprar, conforme explicamos na matéria. Abraço.

  52. OLá,

    Antes de comprar o aquecedor lemos essa matéria e nos foi muito útil. Compramos o Bosch GWH 525 para dois chuveiros Docol Eden e uma torneira na pia da cozinha. Quando abrimos apenas os dois chuveiros, a vazão de água diminui absurdamente, o que parece estranho já que o aquecedor tem capacidade para 25 litros, e os dois chuveiros juntos chegariam a 24 l/m. Pior acontece quando ligamos um chuveiro e a torneira da pia da cozinha. Quando desligamos a torneira, o aquecedor cai e depois de alguns segundos, volta a funcionar. Não acredito que seja problema de pressão já que existe trata-se de um prédio com três andares, dotado de coluna com caixa d’água. Se ligar apenas um chuveiro, funciona muito bem. Enfim, tens alguma sugestão?

    • Olá Jaime, pelos seus comentários me parece que vocês procuraram fazer tudo certo desde o início. O aparelho não deveria se desligar em hipótese nenhuma. Recomendo que você chame um técnico autorizado para verificar o que está causando isso. Quanto ao fornecimento de água, você precisa ter canos que consigam fornecer essa quantidade de água certo? Imagine que você tenha um encanamento que está indo para um chuveiro e dali a pouco é dividido em dois, o seu encanamento principal precisa ter capacidade de fornecer para os seus dois pontos. Peça ao técnico do aquecedor se ele pode verificar isso, outra opção para verificar os encanamentos é chamar um bom encanador, de preferência um que já tenha tido contato com ambientes com aquecedor. Acreditamos que seu problema não seja pressão visto que quando utiliza apenas um funciona bem. Abraço

  53. Olá!
    Parabéns por disponibilizar conteúdo de qualidade a todos!

    Estou estudando bastante o assunto antes de comprar o aquecedor para o meu novo apartamento, mas como você relatou, cada vendedor diz alguma coisa.

    O apartamento fica no 5º andar de um prédio com 12 andares.
    Pretendo comprar duas duchas de vazão máxima de 12l (ou uma ducha regulada para vazão máxima de 16l e outra com vazão de 12l), que eventualmente serão usadas ao mesmo tempo. Ainda, existe a bem remota possibilidade de as duchas serem usadas concomitantemente com a torneira da cozinha, que também receberá água quente. Somos só um casal, mas já estou pensando em ter um equipamento que possa atender a mais pessoas no futuro ;).

    O aquecedor que estou inclinado a comprar é o Rinnai REU 2402 FEH 32,5 litros Digital. Alguns vendedores falaram que o de 22,5l daria conta, e que o consumo de gás do de 32,5l é muito maior… Será que gasta muito mais mesmo assim?

    Grato!

    • Olá João, tudo bem? então se você pensa em ter o uso simultâneo dos chuveiros, acreditamos que o modelo que te sugeriram REU 2402 de 32,5 litros seja a melhor opção. Quanto ao consumo de gás, não tem muita diferença, veja assim, o aparelho vai aquecer 32 litros, se o seu chuveiro usa 12 ou 16 litros por minuto, você vai usar toda a água que ele aquecer. O que faz gastar mais ou menos gás é a temperatura que você configura nele, aqui em casa usamos água quente sem misturar com água fria, então colocamos uma temperatura que achamos ideal, algo em torno de 41 ou 42 graus. Abraços.

    • Olá Kamilla, tudo bem? acredito que seja suficiente sim, é preciso que você compre um chuveiro que não ultrapasse 15 litros de vazão, na hora de comprar peça ao vendedor um chuveiro com essa vazão. Caso você escolha um chuveiro com vazão maior, uma solução é comprar um redutor, você encontra em lojas de materiais de construção ou no mercado livre por cerca de R$ 15 a R$ 20 um redutor bom. Abraços.

  54. Gostei mto das orientações. Esclarecedoras. Só gostaria de mais informações sobre a chaminé. Mesmo em área de serviço com janelas grandes é necessário? Parece que o técnico que veio junto com a congás não falou sobre isso. Grata

    • Olá Marly, Todos os aquecedores a gás precisam do kit de chaminé, não importa se há janelas no local, pois a chaminé serve para dissipar todo o gás queimado pelo aquecedor. Alguns instaladores fornecem o kit já incluso no preço e outros cobram o kit em separado. Abraços.

  55. Prezado, o meu aquecedor é eletrônico, agora não me lembro da litragem, mas isso não interessa pro problema. está instalado no terraço da casa, ambiente fechado com ventilação na rua, tem oito meses de uso, inicialmente funcionou perfeitamente. nos últimos dois meses começou a desligar durante o banho, obrigando ligar e desligar a torneira por 3 vezes a cada banho. Começou a exalar um cheiro forte de monôxio de carbono. qual será o problema?

    • Olá Ailson, recomendo que você procure a assistência do seu aquecedor, provavelmente ele não esteja instalado adequadamente. Além disso, a cada 1 ano ou 1 ano e meio é recomendável chamar essa mesma assistência e fazer uma revisão. Abraços.

  56. Acabo de adiquirir um imóvel e a construtora recomenda um aquecedor Rinnai REU 2402 FEA, minha dúvida é se preciso de um modelo deste ou se outro inferior vai suprir apenas os dois chuveiros do apartamento.
    Grato,

    • Olá Alessandro, esse aquecedor vai atender bem 2 chuveiros simultâneos de até 17L por minuto. Recomendo que adquira um chuveiro que tenha até essa vazão ou então adquira dois redutores para instalar em cada um deles, mas deve atender tranquilamente. Abraço.

  57. Boa tarde, gostaria de saber se para um artamento localizado no sétimo andar de um prédio de 12 andares, com dois chuveiros, pia de cozinha , e com dois chuveiros eletricos duchas kdt com saida de duchinha de 5 cm de largura , seria próprio colocar um aquecedor Rinai de 22,5 liros ou de 32 litros.
    Obrigado pela ajuda. Estou aguardando sua respsta, poispreciso decidir com o vendedor ainda hoje, devido ao preço e instalação.

    • Olá Eduardo, se o chuveiro escolhido for de até 11 litros de vazão cada, o aquecedor de 22,5 litros vai lhe atender perfeitamente. Agora se você quiser usar chuveiros com vazão maior, a nossa sugestão é que invista no modelo de 32 litros. Se você quiser usar o de 22,5 litros que é mais barato e já comprou um chuveiro com vazão maior, podes usar um redutor.

  58. Oi vou morar no sexto andar, predio de 15 andares, 2chuveiros, 2 torneiras banheiros e 1 torneira pia, gostei da dica da ducha Docol Éden e acho que devo pensar em todos sendo usados simultaneamente para eu não ter problemas depois; então qual aquecedor da Rinnai vc me indica ?
    Amei a matéria, parabéns.

    • Olá Maria, tudo bem? A nossa recomendação é que você pense de verdade em quantas duchas e torneiras vai usar simultaneamente, pois isso vai fazer toda a diferença, quanto maior a vazão, mais caro custa o aquecedor. Se você busca um aquecedor pra atender tudo isso que você citou funcionando simultaneamente, recomendamos a compra de um aquecedor de 42,5 litros, (modelo: REU-3201 FFA-BE), mas pense, você realmente vai usar tudo isso simultaneamente? Espero ter ajudado. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *