Cabeceira – a melhor forma de escolher a sua

Sabe aquele detalhe que pode transformar completamente o seu quarto? Uma cabeceira bonita pode dar o charme que seu ambiente tanto precisa. Afinal, foi-se a época em que ao comprar uma cama, a cabeceira vinha junto. Essa é uma das vantagens da cama box, pois permite mais versatilidade ao escolher a cabeceira separadamente.

Seja para ficar bonita, para dar aconchego ao encostar a cabeça enquanto lê um bom livro, a cabeceira é um item que você deve investir sem peso na consciência. Com vários modelos e para todos os bolsos, há um modelo ideal pra você.

Detalhes importantes para sua cabeceira

Antes de escolher o design que você mais gosta, fique atento a alguns detalhes importantes na hora de escolher sua cabeceira:

Largura cabeceira: para se guiar no tamanho ideal da cabeceira, fique atento nas medidas de cada cama. Exemplo: Cama box solteiro (0,88 x 1,88 m). Cama box casal: (1,38 x 1,88 m). Cama box Queen (1,58 x 1,98 m) e Cama box king: (1,93 x 2,03 m). Porém, não é necessário comprar a cabeceira exatamente da mesma largura da cama, pelo contrário, comprar a cabeceira um pouco maior do que a cama fica até mais bonito, costumam chamar de alinhamento com folga.

Altura cabeceira: Não há uma altura padrão, mas o importante é pensar no seu uso, portanto, quanto maior melhor, já que as pessoas costumam ficar sentadas enquanto leem um livro ou quando usam o notebook.

Cabeceira de madeira

Indicada para quem faz o tipo clássico e atemporal. Se optar por uma cabeceira de madeira sob  medida, você pode aproveitar e pedir para fazer um jogo de luz acima da cama, ou também fazer um criado-mudo embutido. Peça para uma loja de móveis ou um marceneiro da sua confiança medir seu ambiente, escolha as referências que mais gosta e mostre para o projetista. Mas, se você prefere comprar apenas a cabeceira diretamente da loja, há inúmeros modelos de cabeceira de madeira. Uma atenção especial para a madeira de demolição que deixa a decoração linda e está em alta.

No exemplo abaixo o morador fez um painel sob medida todo em madeira com pontos de luz direcionados. O detalhe ficou por conta dos quadrinhos colocados acima da cama.

Cabeceira painel madeira

Veja um exemplo de cabeceira com criado-mudo embutido, a preferência neste caso foi um ambiente clean com poucas cores. o criado-mudo aéreo promove mais espaço e facilita a limpeza.

cabeceira madeira com criado-mudo

Na imagem inferior, também há um criado-mudo aéreo, mas o destaque ficou por conta do tom amadeirado.

cabeceira de madeira criado mudo embutido

Cabeceira capitonê (cabeceira estofada)

A cabeceira em capitonê é perfeita para os românticos ou mesmo quem adora uma decoração clássica. O capitonê nada mais é do que aquele detalhe em botões.

Aqui a cabeceira capitonê vem no estilo clássico com espelho atrás que dá amplitude ao ambiente.

cabeceira capitone chique - cabeceira estofada

Já neste caso, a cabeceira capitonê colorida vem para trazer modernidade ao ambiente. Mesmo em um ambiente pequeno, o morador foi criativo e abusou da cor, tornando o ambiente único.

cabeceira capitone colorida - cabeceira estofada
Nesse exemplo, a cabeceira capitonê alta foi colocada por toda a altura da parede, dando um contraste  com os detalhes do papel de parede.

cabeceira capitone teto - cabeceira estofada

Cabeceira moderna

Trazer cores, referências pessoais e muita ousadia pode ser o ponto-chave na hora de escolher a sua cabeceira. No exemplo abaixo, o ambiente acendeu com a cabeceira em pachwork.

cabeceira criativa - cabeceira estofada

https://www.meumoveldemadeira.com.br/produto/cama-queen-size-bali-com-cabeceira-vilanova-caramelo-e-patchwork

O destaque da cabeceira a seguir é a criatividade. Com uma moldura simples vazada em madeira, fios coloridos foram transpassados e deixaram a cabeceira bem humorada. Não dá vontade de tentar fazer agora?

cabeceira moderna

Delicadeza e modernidade. Na cabeceira abaixo foram colocadas luzes dentro da estrutura transparente.

cabeceira moderna com pisca pisca

Cabeceira criativa

Personalizar o seu espaço, além de deixar o ambiente singular, pode ser algo realmente prazeroso. Veja alguns exemplos de cabeceira criativa para tornar o seu quarto em um local nada comum.

A cabeceira abaixo quase nem se nota, pois o detalhe ficou por conta das iniciais do casal coladas na parede. Uma forma criativa de exaltar e personalizar o amor.

cabeceira moderna amor

A solução abaixo é bem criativa e uma forma barata de fazer uma cabeceira criativa. É só escolher um papel de parede ou adesivos de parede com frases que inspiram você.

cabeceira criativa poesia

Cabeceira com nichos

Se você quer aproveitar cada espaço do seu ambiente, uma boa forma é escolher uma cabeceira com nichos para guardar suas coisas.

Criativa e irreverente, a cabeceira ganhou nichos para guardar livros e prateleiras para expor itens de decoração. Destaque para as molduras geométricas e o constraste do papel parede.

cabeceira com nichos

Para o projeto abaixo, foram inseridas algumas prateleiras de maneira irregular para dar a sensação de modernidade. Ideal para colocar livros, quadros e flores.

cabeceira estante livros

Cabeceira colorida

Dê um up no seu ambiente, traga vida com uma cabeceira colorida.
No exemplo abaixo temos uma cabeceira tradicional em capitonê, mas o destaque é a cor amarela.

cabeceira amarela

Aqui o desgaste da madeira ganhou alegria com o jogo de cores.

cabeceira colorida em madeira

Cabeceira – Faça você mesma – DIY

Já mencionamos aqui no site inúmeras vezes que não é necessário investir muito para ter um ambiente bonito. Muitas vezes, a beleza está em algo que ninguém dá muita bola.

Veja uma forma de fazer você mesmo uma cabeceira. No exemplo abaixo foi utilizada uma janela que provavelmente iria para o lixo, mas que ganhou uma restaurada e foi parar no quarto.

cabeceira diy

Já aqui, o pallet ganhou uma pintura novinha e uma nova utilidade: uma cabeceira única e charmosa.

cabeceira diferente love

Espero que essas dicas tenham ajudado você a pensar na cabeceira ideal para o seu ambiente e claro, para seu jeito de ser.

Gostou do nosso artigo sobre cabeceiras para cama? então deixe os seus comentários e participe.

41 Comentários

Responder
    • Olá Ana, a colocação da cabeceira vai depender do estilo de cabeceira que você comprou. De um modo geral, há dois tipos, aquela que você fixa diretamente na parede (essa já deve ficar mais alto que o rodapé) e as de apoio, que ficam apoiadas no chão e algumas parafusadas junto a cama. No caso de ser uma cabeceira de apoio, você tem duas opções, ou parafusa acima do rodapé (mas tem que ver se dá) ou então talvez você tenha que fazer um recorte no rodapé na parte em que você pretende encaixar a cabeceira. Recomendo que você contrate um marceneiro para fazer o recorte do rodapé caso seja necessário. Pois para quem não tem prática com recorte de madeira pode deixar a peça feia e tem que ter a ferramenta certa.

    • Olá Maria Áurea, tudo bem?
      Pela sua descrição não parece estranho, pois muitas pessoas gostam de misturar vários estilos em um espaço.
      Beijos

  1. Comprei uma cabeceira com friso modelo capitone. Gostaria de saber se posso apoiar o corpo para ler um livro ou até mesmo assistir um filme com segurança. Não vou encosta na parede, vai ficar no centro do quarto! Ela vai aguentar?

    • Olá Marcelino, tudo bem?

      Se você optar por comprar a cabeceira pronta, não recomendamos deixá-la longe da parede, pois ela necessita de um apoio para ter estabilidade. Porém, você pode ter sua cama com cabeceira no centro do quarto e pedir para um marceneiro desenvolvê-la especialmente para este fim, assim ele com certeza irá fazer os pés da cabeceira bem resistentes e firmes para você apoiar o corpo com mais segurança.

      Abraços

  2. quero fazer a cabeceira do meu quarto de casal.
    minha parede eh enorme e minha cama a king.
    ja adesivei toda a parede posterior da cama;

    minhas duvidas:
    1.uso a capitone ou madeira?
    2. devo colocar na largura da parede toda?
    3. e os criados?

    • Olá Paula, obrigada por acessar o Viver em Casa.
      Sobre suas dúvidas:
      – O capitonê ou a madeira são muito bonitos, vai depender muito do seu estilo e a decoração que você deseja. A vantagem do capitonê, é que a cabeceira fica macia e ideal para encostar a cabeça para ler ou assistir filme.

      – Esse ponto da largura da cabeceira também vai depender do seu gosto. Ambas as formas ficam lindas, você pode usar o criado-mudo convencional no mesmo formato ou se preferir ousar um pouco mais, pode optar por uma mesa lateral de um formato e do outro lado outro formato ou cor.

      Espero que tenha ajudado.
      Beijos

  3. Adorei suas mensagem,gostarias de sua sugestão ,tenho uma cabeceira de Madeira bonita trabalhada , de medida de cama casal comum , gostaria de reaproveitar para uma cabeceira quem , posso colocar tecido em volta da Madeira , como trabalhar essa cabiceira . Fico aguardando sua sugestão.obrigada

    • Olá Eliana, adoramos receber sua visita aqui no site.
      Você quer reaproveitar a cabeceira para uma cama King size? Acredito que vá ficar um pouco pequena pelas medidas. O ideal seria chamar um marceneiro para lhe auxiliar e quem sabe, reaproveitar essa cabeceira.

      Abraços 🙂

  4. Olá, Boa Noite.
    Eu amei as cabeceiras, mas tenho uma dúvida.
    Irei reformar meu quarto e pintar as parede de azul turquesa.
    E estou pensando em uma cabeceira capitonê da mesma cor.
    Qual tamanho seria ideal para ficar legal?
    A minha cama é a Cama Viúva (22 x 188 x 128)
    E branco também combinaria com a cor das paredes?
    Quais cores de cabeceira combinaria com a parede?
    Aguardo, sua resposta.
    Abraço,
    Vitória.

    • Olá Vitória, tudo bem?
      Se você pintar todas as paredes de azul turquesa, sugiro que você então escolha uma cabeceira branca, ou que então deixe as paredes claras e a cabeceira azul turquesa. Sobre o tamanho, depende muito do seu gosto e ambiente, há quem prefira fazer do mesmo tamanho da cama, deixando apenas 3 centímetros a mais para cada lado ou pode também fazer a cabeceira em toda a parede.

      Beijos

    • Olá Isabel, combina sim, só cuide para não colocar muitas outras coisas coloridas, porque senão sua decoração pode ficar um pouco pesada. Abraços.

    • Olá Neide, tudo bem?
      Eu não recomendo, pois o palete oferece uma proposta mais despojada, mais moderna, já o capitonê é um estilo mais clássico. Se você optar pela capa de palete, faça a cabeceira com o mesmo material, ficará bem legal.

      Beijos

  5. Olá, coloquei uma painel(cabeceira) madeira branca em toda parede do quarto, será que combinaria uma cabeceira capitonê cinza ou bege ( em suéd, no tamanho da cama box?minha parede é branca… ou o que poderia fazer, para dar mais aconchego ao quarto?Agradeço a atenção,aguardo resposta

    • Olá Simone,

      Acredito que a cabeceira capitonê cinza ou bege ficará bem bacana. O legal do capitonê é que geralmente é colocado com tecidos confortáveis, o que traz bastante aconchego na hora de deitar ou até mesmo ler um livro. Atrás da cabeceira você pode colocar um papel de parede da sua preferência e investir em quadrinhos. Outra dica pra trazer aconchego é investir em tapetes na lateral da cama.
      Beijos

  6. Que delícia de matéria!
    Muitas perguntas respondidas, mas ainda quero saber mais.
    Colocarei um piso na parede para fazer o contorno da cama, só que em ele (“L”), já que a cama fica encostada na parede. Pergunto, então:
    1. Esse piso que tem 1,20m de altura (por 60cm largura) deverá ser colocado acima do rodapé, que tem 9cm?
    2. Se resposta acima for positiva, esse piso ficará com uma altura de 1,29m. Será que fica uma cabeceira muito alta, sabendo que a cama tem 57cm de altura?
    2. E nesse contorno em ele pretendido, vamos começar a cabeceira na metade da parede até o canto (essa é a parte da cabeça) e seguir na outra parede, ladeando a cama, somente até a cama acabar ou até o final da parede?
    Gratíssima!
    Deise

    • Olá Deise, tudo bem? Gostaríamos de lhe ajudar, mas não conseguimos entender suas dúvidas e qual a relação entre o piso e a matéria da cabeceira. Abraços.

  7. A cabeceira estofada pode começar logo que termina a cama ou deve ficar uma parte atrás da cama? Se sim, qual altura fica atrás da cama ?

    • Olá Andrea, tudo bem?
      Existem as duas opções, modelo áereo (que inicia logo quando termina a cama e é fixada na parede – geralmente esses modelos são feitos sob medida) e também o modelo de apoio que possui “pés”(esse você encontra pronto em lojas). A altura vai depender muito do modelo da cabeceira e do seu gosto pessoal, mas em torno de 50 a 60 cm.
      Beijos

  8. Olá comprei um painel sob medida e eles colocaram acima da cama e não por trás. Ele é de Capitone e tem quase um metro de altura, está correto? Ou ele teria que vir na altura da base da cama? Obrigada

    • Olá Amanda,

      Existem duas opções: um que você coloca atrás da cama, com suporte no chão e outro aéreo que fica fixado na parede – acredito que foi esse modelo que você adquiriu. Pela sua especificação, parece estar correto.
      Abraços

    • Olá Lucio, tudo bem?
      Esse modelo de cabeceira é elegante, combina sim com muitos estilos e com homens e mulheres.
      Você pode deixar sua cama bem moderna, invista em almofadas com personagens das suas séries favoritas ou elementos que você gosta.
      Abraços

    • Olá Camile, tudo bem? A cor marrom permite muitas combinações de cores. Você pode investir em uma estante bege clara, louro freijó ou laca branco. Você pode colocar detalhes em espelho, como por exemplo nas gavetas. Ou até mesmo se quiser ousar nas cores, investir numa estante amarela. Beijos

    • Olá Suelene, tudo bem?

      Pode colocar qualquer uma das cores, se você optar pela marrom, recomendo você acrescentar no quarto alguns itens da mesma cor, exemplo: tapete, abajur, almofadas na cama, etc.

      Beijos

  9. boa tarde , adorei a cabeceira da foto acima em capitone que vai até o teto , gostaria de comprar mas não sei
    onde , você me sugere algum fornecedor ?
    obrigada

    • Oii Luciane, obrigada por visitar o site 🙂
      Olha só, esse modelo foi feito sob medida, como moramos em Santa Catarina, não conseguiremos te passar um fornecedor. Recomendamos você pegar dicas e indicações com seus amigos com profissionais da sua cidade. Geralmente essas lojas de decoração desenvolvem o projeto, ou pode procurar por um estofador.
      Beijos!

  10. Olá. Gostaria de uma sugestão.. na minha suíte, as paredes são em tons de Areia e pintei uma parede na cor Cinza Chumbo. Nessa parede colorida, irei colocar a cabeceira com a cama box queen. Minha dúvida sobre a cabeceira é: somente posso usar cores claras para abrir o ambiente? Queria um estilo mais despojado para a cabeceira. vc tem alguma sugestão?

    • Oi Carol, tudo bem?
      Não precisa utilizar apenas cores neutras e claras para abrir o ambiente. Você poderia investir numa cabeceira amarela – vai ficar linda e contrastar bem com a parede cinza chumbo. Azul tiffany também está em alta e vai trazer alegria pro seu cantinho.
      Existem também alguns modelos de cabeceiras coloridos, no estilo pacthwork.

      Beijos

  11. olá !
    Minha cama é em laca branca e tem cabeceira. Posso colocar um painel em madeira por trás da cama?
    O painel pode ser colocado acima do rodapé ou tenho que arrancar o rodapé?

    • Oii Margareth, tudo bem?

      Pode fazer um painel atrás da cabeceira, porém não é muito habitual. Geralmente, se faz uma cabeceira embutida no painel. No seu caso, não precisa arrancar o rodapé, pode fazer logo acima.

      Beijos

  12. Gostaria de uma sugestão: Minha cabeceira é café e os móveis do quarto todos de imbuia, posso colocar um puff baú no pé da cama de cor clara? Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *