Cabeceira – a melhor forma de escolher a sua

Sabe aquele detalhe que pode transformar completamente o seu quarto? Uma cabeceira bonita pode dar o charme que seu ambiente tanto precisa. Afinal, foi-se a época em que ao comprar uma cama, a cabeceira vinha junto. Essa é uma das vantagens da cama box, pois permite mais versatilidade ao escolher a cabeceira separadamente.

Seja para ficar bonita, para dar aconchego ao encostar a cabeça enquanto lê um bom livro, a cabeceira é um item que você deve investir sem peso na consciência. Com vários modelos e para todos os bolsos, há um modelo ideal pra você.

Detalhes importantes para sua cabeceira

Antes de escolher o design que você mais gosta, fique atento a alguns detalhes importantes na hora de escolher sua cabeceira:

Largura cabeceira: para se guiar no tamanho ideal da cabeceira, fique atento nas medidas de cada cama. Exemplo: Cama box solteiro (0,88 x 1,88 m). Cama box casal: (1,38 x 1,88 m). Cama box Queen (1,58 x 1,98 m) e Cama box king: (1,93 x 2,03 m). Porém, não é necessário comprar a cabeceira exatamente da mesma largura da cama, pelo contrário, comprar a cabeceira um pouco maior do que a cama fica até mais bonito, costumam chamar de alinhamento com folga.

Altura cabeceira: Não há uma altura padrão, mas o importante é pensar no seu uso, portanto, quanto maior melhor, já que as pessoas costumam ficar sentadas enquanto leem um livro ou quando usam o notebook.

Cabeceira de madeira

Indicada para quem faz o tipo clássico e atemporal. Se optar por uma cabeceira de madeira sob  medida, você pode aproveitar e pedir para fazer um jogo de luz acima da cama, ou também fazer um criado-mudo embutido. Peça para uma loja de móveis ou um marceneiro da sua confiança medir seu ambiente, escolha as referências que mais gosta e mostre para o projetista. Mas, se você prefere comprar apenas a cabeceira diretamente da loja, há inúmeros modelos de cabeceira de madeira. Uma atenção especial para a madeira de demolição que deixa a decoração linda e está em alta.

No exemplo abaixo o morador fez um painel sob medida todo em madeira com pontos de luz direcionados. O detalhe ficou por conta dos quadrinhos colocados acima da cama.

Cabeceira painel madeira

Veja um exemplo de cabeceira com criado-mudo embutido, a preferência neste caso foi um ambiente clean com poucas cores. o criado-mudo aéreo promove mais espaço e facilita a limpeza.

cabeceira madeira com criado-mudo

Na imagem inferior, também há um criado-mudo aéreo, mas o destaque ficou por conta do tom amadeirado.

cabeceira de madeira criado mudo embutido

Cabeceira capitonê (cabeceira estofada)

A cabeceira em capitonê é perfeita para os românticos ou mesmo quem adora uma decoração clássica. O capitonê nada mais é do que aquele detalhe em botões.

Aqui a cabeceira capitonê vem no estilo clássico com espelho atrás que dá amplitude ao ambiente.

cabeceira capitone chique - cabeceira estofada

Já neste caso, a cabeceira capitonê colorida vem para trazer modernidade ao ambiente. Mesmo em um ambiente pequeno, o morador foi criativo e abusou da cor, tornando o ambiente único.

cabeceira capitone colorida - cabeceira estofada
Nesse exemplo, a cabeceira capitonê alta foi colocada por toda a altura da parede, dando um contraste  com os detalhes do papel de parede.

cabeceira capitone teto - cabeceira estofada

Cabeceira moderna

Trazer cores, referências pessoais e muita ousadia pode ser o ponto-chave na hora de escolher a sua cabeceira. No exemplo abaixo, o ambiente acendeu com a cabeceira em pachwork.

cabeceira criativa - cabeceira estofada

https://www.meumoveldemadeira.com.br/produto/cama-queen-size-bali-com-cabeceira-vilanova-caramelo-e-patchwork

O destaque da cabeceira a seguir é a criatividade. Com uma moldura simples vazada em madeira, fios coloridos foram transpassados e deixaram a cabeceira bem humorada. Não dá vontade de tentar fazer agora?

cabeceira moderna

Delicadeza e modernidade. Na cabeceira abaixo foram colocadas luzes dentro da estrutura transparente.

cabeceira moderna com pisca pisca

Cabeceira criativa

Personalizar o seu espaço, além de deixar o ambiente singular, pode ser algo realmente prazeroso. Veja alguns exemplos de cabeceira criativa para tornar o seu quarto em um local nada comum.

A cabeceira abaixo quase nem se nota, pois o detalhe ficou por conta das iniciais do casal coladas na parede. Uma forma criativa de exaltar e personalizar o amor.

cabeceira moderna amor

A solução abaixo é bem criativa e uma forma barata de fazer uma cabeceira criativa. É só escolher um papel de parede ou adesivos de parede com frases que inspiram você.

cabeceira criativa poesia

Cabeceira com nichos

Se você quer aproveitar cada espaço do seu ambiente, uma boa forma é escolher uma cabeceira com nichos para guardar suas coisas.

Criativa e irreverente, a cabeceira ganhou nichos para guardar livros e prateleiras para expor itens de decoração. Destaque para as molduras geométricas e o constraste do papel parede.

cabeceira com nichos

Para o projeto abaixo, foram inseridas algumas prateleiras de maneira irregular para dar a sensação de modernidade. Ideal para colocar livros, quadros e flores.

cabeceira estante livros

Cabeceira colorida

Dê um up no seu ambiente, traga vida com uma cabeceira colorida.
No exemplo abaixo temos uma cabeceira tradicional em capitonê, mas o destaque é a cor amarela.

cabeceira amarela

Aqui o desgaste da madeira ganhou alegria com o jogo de cores.

cabeceira colorida em madeira

Cabeceira – Faça você mesma – DIY

Já mencionamos aqui no site inúmeras vezes que não é necessário investir muito para ter um ambiente bonito. Muitas vezes, a beleza está em algo que ninguém dá muita bola.

Veja uma forma de fazer você mesmo uma cabeceira. No exemplo abaixo foi utilizada uma janela que provavelmente iria para o lixo, mas que ganhou uma restaurada e foi parar no quarto.

cabeceira diy

Já aqui, o pallet ganhou uma pintura novinha e uma nova utilidade: uma cabeceira única e charmosa.

cabeceira diferente love

Espero que essas dicas tenham ajudado você a pensar na cabeceira ideal para o seu ambiente e claro, para seu jeito de ser.

Gostou do nosso artigo sobre cabeceiras para cama? então deixe os seus comentários e participe.

15 Comentários

    • Oi Jamille, vai muito do seu gosto pessoal. A cabeceira de chão não precisa prender na parede, porém ocupa um pouco de espaço, já a fixada não ocupa espaço, porém precisa ser aparafusada.
      Beijos

  1. Oii! Tenho uma pergunta que é mais um pedido de opinião kk tenho uma cama um pouco alta, com aproximadamente 72 cm de altura, sera que mesmo apesar da altura, ficaria legal uma cabeceira, ou deixaria o ambiente muito carregado?

  2. Olá, minha cama é Queen1,60, porém quero fazer uma cabeceira de 2,20 , para comportar os criados mudos, porém não queria cabeceira desde o chão e sim áerea,. Estavam pensando em fazer 2,20 comprimento por 0,70 altura, daria certo ? Que me indica?

  3. Preciso de ajuda… tenho uma cabeceira de 4,36cm . Quero fazer 12 placas de 76×64çm em capitone por tenho uma porta no lado direito da cabeceira . As placas seriam para disfarçar a porta . Se eu fizer inteira terei esta divisão. Vou perder a estetica então pensei em fazer a placas. Ficará esteticamente bonito? A cor será grafite em veludo . Aguardo.

  4. Minha cama box tem aproximadamente 70 cm, acima da cama tenho um maleiro e uma prateleira logo abaixo, com 95 cm tudo .
    Me sobra apenas 80 cm, esteticamente cabe uma cabeceira ? A minha ideia inicial era colocar um papel de parede acima da cabeceira, mas me pareceu estranho, pois ficou pouquíssimo espaço para o mesmo. Fiquei na duvida se coloco ou não a cabeceira e com que altura? Havia pensado em colocar a mesma no comprimento da parede, ficaria bom ?!

    • Olá Silvana,

      Pela sua descrição, acreditamos que será possível colocar a cabeceira, observe bem antes de comprar – caso opte por um modelo pronto. Você também fazer sob medida. Não recomendamos usar todo o comprimento, pois poderá ficar estranho. Recomendamos usar um modelo padrão de chão.

      Beijos

  5. Bom dia. Eu quero uma cabeceira em veludo capitone para minha cama queen. A questão é que o pé direito do meu quarto é bem alta e eu acho que a altura de 60cm está bem baixa, só os travesseiros vao quase tampar a cabeceira. Uma altura de 1m ficaria estéticamente ruim? e quantos cm para cada lado eu coloco de sobra pra ficar mais bonito? Obrigada!

    • oi Renata, tudo bem?

      A cabeceira com 1 metro de altura não ficaria ruim. Não necessariamente você precisa deixar o espaço nas laterais, mas se quiser e for do seu gosto, tudo bem, fica legal também. Acredito que neste, poderá colocar a cabeceira cobrindo até mesmo o espaço do criado-mudo.

      Se os modelos prontos não lhe atendem, você pode mandar fazer a cabeceira sob medida.
      Beijos

  6. Irei fazer painel de TV de 4 metros na cor leve o textil. Está cor e adequada.

    E cabeceira mesa 4.44 m estou pensando e espelho e caotone o que vc acha.. estou na dúvida quanto a cor da vabeceira

    • Olá Lazara, tudo bem?
      Não entendi o nome da cor, puxa para o tom marrom?
      Cabeceira capitonê é linda, vai ficar ótimo.
      Beijos